A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O HOMEM QUE ODIAVA ENZO

Emilio Villoresi era o irmão mais novo de Luigi Villoresi. Compartilhava com Gigi o gosto pela velocidade e juntos participaram das Mille Miglia ou mesmo do Rally de Montecarlo, mas desenvolveram carreiras separadas. Enquanto Luigi optava pela Maserati, Mimi escolhia a equipe Alfa-Romeo, à época comandada por Enzo Ferrari. De futuro promissor, Emilio exibiu sempre habilidade comparável a de Luigi, mas seu destino era diferente.





Emilio e Luigi na Fiat 1500 no Raly de Monte Carlo 1937.
Mille Miglia 1933 - Gigi e Emilio foram  33ºs com a Fiat 508S Balilla.

Em junho de 1939, foi escalado para uma demonstração para jornalistas em Monza, a bordo da Alfetta 158. A famosa culinária italiana, o vinho... Após o almoço, Emilio foi para a pista, mas perdeu o controle e bateu forte em uma árvore. Devido aos ferimentos faleceu no dia seguinte. Luigi ficou arrasado e quando inquiriu Enzo, ele lhe disse que Emilio comera e bebera demais e sofrera uma congestão ao volante. Gigi desde então, passou a desprezar Enzo,mais ainda quando Consalvo Sanesi, outro piloto da Alfa-Romeo, contou-lhe que na verdade o equipamento é que falhara. Uma quebra no sistema de direção (já ouvimos falar em problemas na suspensão) provocara o acidente. "Como homem, Enzo não era bom", disse Luigi certa vez. Porém o mundo dá voltas. 

Gigi e Ciccio Ascari.
GP da França 1951 Reims - Gigi chega no quinto lugar com a Ferrari 375.
Gigi, Enzo e Ciccio!

Na década de quarenta, Villoresi foi até o homem de quem não gostava e com ele acertou a sua própria contratação e a de um jovem talento de quem era mentor: Alberto Ascari. E assim formou-se uma das primeiras duplas da Ferrari S.E.F.A.C. que produziria grandes resultados, até Ascari ir embora... papo para outro dia.                    

 CARANGUEJO

Gigi e a Maserati...ele sobreviveu!

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

GP DOS EUA 1979 - Watkins Glen

 Nelson a BT49 e o capacete branco!

1979 os campeonatos da Formula Um estavam decididos quando chegaram à Watkins Glen a derradeira corrida, Jody com a Ferrari 312 T4 já era o Campeão do Mundo e a Ferrari Campeã dos Construtores depois de vencer seis vezes na temporada três com Jody e após W.Glen três com Gilles. Mas um carro já vinha despontando para para 1980, era a equipe de Frank Willians  com um patrocínio forte, um bom carro e um piloto raçudo que neste ano havia vencido quatro vezes...a dupla imbatível; Alan Jones e a FW07, com a qual o grande Clay Regazzoni havia vencido a primeira corrida para a Willians no GP da Inglaterra em Silverstone.  
Depois da vitória de Clay o que se viu foi só a FW07 vencendo...venceu em  Hockenheim,Zeltweg e Zandvoort com Jones, depois Jody venceu em Monza vencendo o campeonato e novamente Jones venceu em Montreal.
O final de semana em Watkins Glen foi complicado, choveu na sexta e sábado com o tempo seco Alan Jones e a Willians FW07 enfiou apenas 1 30/100 sobre Nelson e a Brabham BT49 o segundo no grid...
Na largada Gilles toma a ponta seguido por Jones, Nelson Piquet fica muito atrás pois largou com pneus para pista seca...Gilles dominou de ponta à ponta chegando 50 segundos à frente do segundo...Jones abandonou com problemas na suspensão  e Piquet, com este capacete que vemos na foto, depois de uma bela corrida abandonou com problemas de motor não sem antes fazer a melhor volta da corrida!


   Gilles
Jones
Reutemann
John Watson MacLaren dá uma carona ao Cadango que estava com este capacete branco...

CLASSIFICAÇÃO FINAL




Ao amigo Ararê

Rui Amaral Jr

PS: Em um bate papo com meu amigo Alvaro Guimarães comentávamos sobre capacetes e macacões da época...vejam que Piquet já um piloto consagrado estava com o macacão sujo e um capacete que sabe-se lá onde arranjou...ele ainda lembrou de um dia em Interlagos quando no box viu o capacete de Graham Hill com a viseira quebrada na ponta. Hoje os pilotos saem limpinhos dos carros têm um montão de capacetes e macacões!   
...esqueci...meu amigo Marcelo Indy acertou!


quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Quem, quando, onde?


Mestre Ararê em seu perfil do Face certas vezes publica algumas fotos com titulo "Quando os carros tinham personalidade!", pois bem peguei esta foto dele e gostaria de saber quem, quando e onde?
Baita abração meu amigo Ararê!

Rui Amaral Jr

sábado, 9 de dezembro de 2017

VERGONHA II



Ronaldo e eu não fazemos mais parte da ABPC

Três anos atrás...e nós do mundo automobilístico de São Paulo e de todo Brasil nos mobilizamos para salvar das mesmas mãos sequiosas de "bons negócios" que acabaram com nosso querido Jacarepaguá para salvar o nosso "José Carlos Pace-Interlagos".
Uma propositura do então vereador Floriano Pesaro ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo visava levar nosso Templo ao "Tombamento para Atividade Fim", era a nossa salvação!
O alcaide anterior voltado para projetos "sociais" nem queria saber de nosso automobilismo e apesar de truncar o projeto não ousou mexer no autódromo, apesar da administração esdruxula e mal intencionada da SPTuris.
Veio o novo alcaide, nos chamou para uma "Audiência Pública" antes mesmo de assumir...acontece que nem audiência e muito menos pública foi...e então ele e sua trupe resolveram inventar, criar obstáculos...manter a malfadada SPTuris comandando o autódromo, manter a vergonhosa "reforma" para a Formula Um e ameaçar a comunidade de transformar nosso Templo em um condomínio popular! Naturalmente ele e seus "chegados" viram na área de mais de 1.200.000 metros quadrados sua "galinha dos ovos de ouro".
Sabemos que temos muita luta com essa gente (ia dizer "gentalha" mas deixa prá lá) que visa o "social" esquecendo nossa história e os milhares de trabalhadores que vivem do automobilismo Paulista!
Agora pergunto; onde anda nosso projeto de tombamento e as pessoas que nos apoiavam então?

Aos amigos que hoje muito mais que eu travam esta batalha!

Rui Amara Jr
  



NT: Quando escrevi o post acima o único titulo que me veio à mente foi este, me desculpem o desabafo...fui criticado por alguns pelo teor e outros pelo titulo...massss graças à Deus depois de muitos milhares de acessos, que ainda são milhares até hoje, fui apoiado pelas pessoas sérias que batalham em nosso automobilismo!



     
  

    



terça-feira, 28 de novembro de 2017

Petição....




ESTOU PEDINDO PARA TODOS OS MEUS AMIGOS...EU DISSE TODOS, DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL PARA ASSINAREM A PETIÇÃO QUE ESTOU POSTANDO ABAIXO PARA PODERMOS SALVAR INTERLAGOS...O SR. JOÃO DORIA NÃO HONRA O QUE FALA:

Sergio Louzão

____________________________________________________________

A quem interessa vender Interlagos?


_______________________________________________________________


Pois bem...no post anterior mostrei a palhaçada que foi a nossa suposta Audiência Pública, logo conto para vocês tudo de errado que está acontecendo...a Petição acima é um dos caminhos para nossa batalha, não deixem de ler o post do Wagner!

Rui Amaral Jr 

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

VERGONHA I




Novembro do ano que passou o mundo do automobilismo Paulista foi convidado para o que seria uma Audiência Publica  na Câmara Municipal de São Paulo, convite feito pelo vereador Mario Covas Neto e que contaria com a presença de um representante do então prefeito eleito João Doria.
Como vemos acima no site da Câmara Municipal  o nome do representante do prefeito eleito está escrito incorretamente sendo o correto Dr Cyro Laurenza...
Fui buscar meu amigo Chico Lameirão e fomos buscar Rita Landi. Não conhecia Rita, uma figura encantadora filha da lenda Chico Landi...e lá fomos nós, esperançosos!  
Lá chegando tentei conversar com o vereador Covas mas ele estava ocupado! 
No auditório antes da reunião encontrei os amigos Sandro Kuschnir e o atual Secretário do Desenvolvimento Social de São Paulo Floriano Pesaro que quando vereador muito atuou à favor do automobilismo Paulista.
Iniciada a sessão e composta a mesa com grandes nomes de nosso automobilismo como meus amigos Bastos, presidente da FASP, Chico Lameirão, Wilson Fittipaldi e outros...começou o vereador Covas apresentando os presentes e deu a palavra ao representante do prefeito eleito.
Oras...o Dr Cyro, que nada conhece de nosso automobilismo, numa narrativa longa falou sobre a história de Interlagos para uma plateia onde cada um sabia da verdadeira história de nosso autódromo assim como das necessidades atuais, mais tarde se desculpou da gafe. 
Falaram Bastos, Wilson, Chico...e chega a hora do representante da malfadada SPTuris, cujo nome me nego a escrever, e da plateia vem a intervenção firme de um dos maiores batalhadores pela preservação de nosso autódromo, meu amigo Roberto Zullino que com sua voz firme e forte contestou com argumentos firmes e fortes as cantilenas do burocrata da SPTuris!
Mais tarde a plateia pode se manifestar e os inscritos foram ao microfone, a maioria falou do próprio umbigo mas alguns com  seriedade demonstraram atual situação do automobilismo Paulista e de nosso autódromo, como o próprio Zullino.
Na saída quando fui deixar Chico e depois Rita em casa disse à ele "daí nada vai sair"...e não saiu!
Veja a transcrição da reunião no site da Câmara e vejam que o desrespeito por nosso automobilismo, da parte de nosso atual prefeito, começou neste dia e segue nos dias de hoje, volto breve ao tema sem antes enviar um recado à ele... Interlagos agora leva o nome de um dos nossos, José Carlos Pace, e o senhor e seus companheiros, ia escrever comparsas mas deixa prá lá, não vão fazer nele o que pretendem!

Aos amigos que estão nesta batalha...especialmente Rita Landi, Roberto Zullino, Ricardo Bifulco, Wagner Gonzalez.

Rui Amaral Jr

NT: Abaixo o link para o site da Câmara, notem que após o primeiro comentário da senhora Kátia Cilene os comentários foram fechados!



LINK


VERGONHA
         
   




quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Luis Antonio "Teleco" Siqueira Veiga - 21/02/1949 - 19/11/2017


Beth e Teleco
Teleco, Arturão e eu no Vellò Citta quando autografava o carro de Guilherme Decanini.

Valeu Campeão!

De seus amigos já com saudades....Galão, Fred, Ítalo, Arturão, Antonio e José Roberto Chambel, Alain, Dudu, Edson e muitos, muitos outros!

Rui Amaral Jr 

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Salon Epoqu`auto 2017


fotos: Olivier Rogai

link

De um e-mail recebido hoje de meu amigo Walter uma curiosidade, alguém lembra?
Valeu Walter, um abraço.

Rui Amaral Jr

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

F 1 no Brasil 2017


Um texto de Wagner Gonzales, não deixem de ler...

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Interlagos...


...era uma pista de verdade, em algumas corridas às vezes largavam poucos carros mas o espetáculo era garantido...nesta largada que depois conto tudo para vocês, na ponta acredito ser Caetano Damiani um grande bota, a carretera do Camilo ainda sem as grandes rodas e um pouco mais alta, ao seu lado uma carretera Gordini, um pequeno foguete com o motor Renault R8 e no VW #2 Carlos Pace, nosso campeão que mais tarde daria seu nome ao autódromo.


Rui Amaral Jr

NT: A foto é de autor desconhecido, caso alguém saiba seu nome darei o devido crédito.
     

sábado, 14 de outubro de 2017

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Injeção de água...

Cerca de trinta anos atrás, pode ser quase quarenta, vinha no carro conversando com um amigo quando ele começa a contar sobre um dispositivo que ele viu com um "engenheiro" que injetava água na câmara de combustão junto com o combustível, pois bem...ele testou em seu carro de rua  e depois pediu ao Crispim fazer o mesmo em seu Super Ve...outro dia enviei este vídeo que recebi de um amigo a ele, logo em seguida ele liga perguntando se eu lembrava...lembrava sim "seu" Chico inclusive o que o Crispim me contou...um dia com tempo você conta aqui!

Um abração Crispim, Chico  e amigos,

Rui Amaral Jr