A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

...e a bandalheira continua...

...não tenho a minima ideia qual a intenção dos organizadores da Stock muito menos da administração do autódromo José Carlos Pace - Interlagos - ao tratar o publico que gosta de automobilismo desta maneira. Na pista foi um final de semana de belas corridas na Stock o jovem Felipe Fraga se impôs sobre Rubens Barrichello e venceu com propriedade de um veterano. 
Não fui pois tinha outros afazeres, mas os relatos abaixo são de amigos próximos que atuam na área, como disse acima não tenho ideia da intenção dos "senhores" que dominam nosso automobilismo ao tratar desta forma o publico apaixonado, será que eles só se preocupam com a TV e os convidados especiais que levam aos boxes?
Vou contar uma coisinha para vocês...no domingo fui à casa de dois grandes amigos, o pai um grande preparador e o filho que está seguindo seus passos, à certa altura chega um outro amigo nosso e sentados papeando e olhando o trabalho deles este amigo olha para mim e conta que me viu vencendo em Interlagos no ano de 1971, fiquei emocionado e grato pelo carinho.
Pois bem respondendo a pergunta acima, estes senhores que fazem as categorias ditas "top" estão pouco se lixando para este público, pensam apenas nos camarotes e no televisionamento, e os administradores de nosso templo estão ainda mais se lixando para quem vai ao autódromo...por enquanto eles são os senhores da situação...incompetentes para dizer o minimo! 

Rui Amaral jr

Abaixo o comentário de meu amigo no Facebook com os comentários de outros amigos nossos.

  
"Ontem, na stock, tinha UM único portão para entrar e TRÊS caixas vendendo ingressos.
Foi um caos. Tanto que liberaram as catracas e quem estava na fila entrou de graça!!!!
E os banheiros!!!! Nojentos.

1-Vi uma senhora ir embora com marido e filhos antes da corrida pq não conseguia usar o banheiro

2- Padrão favela Brasileira

3- Os banheiros eram nas ruas ao redor do autódromo~~~~~~~~"


sábado, 10 de setembro de 2016

Conta Borgmann...




A realização dos 500 km de Porto Alegre em 1964 era aguardada com expectativa principalmente porque a Simca do Brasil estava enviando a sua Simca Carretera #26 com o piloto paulista Jaime Silva. Já havia sido lançado o mais novo modelo da Simca, o Tufão, mas a carretera ainda utilizava o monobloco com desenho antigo. Entre as alterações do Simca Carretera, a principal era no aspecto aerodinâmico, com o teto rebaixado. Mas a mecânica ainda era o V8 tradicional de 2,4 litros flathead retrabalhado. Apesar disso, o favorito ainda era Catharino Andreatta com sua carretera Chevrolet Corvette, freios a disco nas 4 rodas da Retsam, câmbio e blocante Corvette, tripla Holley e vários outros detalhes especiais. E na corrida foi o que se viu, com Jaime na ponta, mas o velho (na ocasião com 53 anos) ficou na espreita e passou Jaime para vencer a prova.

Jaime e a carretera Simca
 Lauro Maurmann Junior, de JK, sendo perseguido por Aldo Costa de Simca.


Classificação da prova:
Força Livre
1) Catharino Andreatta - Chevrolet
2) Jaime Silva - Simca
3) Breno Fornari - Simca

Cat.acima de 1.600cc
1) Lauro Maurmann Jr - JK
2) Aldo Costa - Simca
3) Henrique Iwers - DKW

O circuito da Pedra Redonda, onde se realizou a corrida, era um circuito de rua, anti-horário. As fotos do arquivo de ZH foram obtidas na curva do Posto Sagol, em Ipanema.
Na primeira foto, Catharino segue Jaime, na ponta. Na segunda foto aparece Lauro Maurmann Junior, de JK, sendo perseguido por Aldo Costa. Na última foto, Catharino e seu Chevrolet Corvette.

É interessante também observar uma foto da Simca Carretera, no ano seguinte (1965) já alterada na sua dianteira visando maior penetração aerodinâmica. As rodas, talvez, poderiam ser as das Simca Abarth  que a Simca trouxe para o Brasil via importação temporária, e depois devolvidas ao exterior. Esta já é outra história.

Luiz Borgmann

 Asmuz, Catharino, Cuchiarelli e Tarumã.


Olá Rui, bom dia,


Esta foto do arquivo de José Asmuz registra a assinatura da promessa de compra e venda  da área de 50 hectares onde  se localiza o Autódromo Internacional de Tarumã. O ano é provavelmente 1955. Representando a associação de pilotos, aparecem da esq.para a direita os pilotos Gabriel Cuchiarelli, José Asmuz e Catharino Andreatta. A escritura de compra definitiva foi assinada em 1960. O autódromo foi efetivamente inaugurado em 08 de Novembro de 1970.

Luiz Borgmann

Fotos do José Asmuz

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Turito...

 Turito no Tarumã 1981. Foto Marco A.C.Souza
 Mauricio Rosemberg, campeão gaúcho da D3 1973
 Neco Torres
Kiko Kopenker
 Turito vencendo no Tarumã com Aroldo Baurmann em 2º , Ervino Einsfeld em 3º, Ricardo Mogames em 4º .
Turito

...é assim que meu amigo Arturo Fernandes é chamado pelos gaúchos e por alguns de nós como o grande amigo José "Zé" Romano eu o chamo de Arturão...na época de seu bi campeonato da D3 ele mantinha um carro no Rio Grande do Sul e disputava como convidado o campeonato regional.

Caranguejo e Rui  

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Circuito dos Cristais - Curvelo - Minas Gerais



Na contramão do que hoje acontece no Brasil, quando Jacarepaguá acabou e o Autódromo José Carlos Pace - Interlagos - está voltado à interesses inconfessáveis, prestigiando apenas a F.Um e as categorias ditas grandes de nosso automobilismo e deixando nosso automobilismo de base à míngua, a cidade de Curvelo em Minas Gerais abre neste final de semana as portas de um novo templo do automobilismo, moderno com estrutura e mais do que tudo isto tratando nosso automobilismo e motociclismo de base com a dignidade que merece.
Aos meus amigos que lá estão vivendo este momento histórico meus parabéns, bom trabalho à todos, Deus os ilumine.

Rui Amaral Jr