A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Claudio Zarantonello

Moinho Silver

Ontem mostrei o VW D3 que corri no ano de 1982 e como sou apressado não citei alguém que foi muito importante naquele ano e em outros; meu amigo Claudinho.
Claudinho & irmãos são proprietários de uma empresa que constrói moinhos para a industria de vários setores, inclusive a alimentícia onde atuávamos com os Alimentos Selecionados Amaral S.A.

Com Samuel Gross e Claudinho na homenagem que eles receberam ano passado.
Claudinho e as maravilhas que ele hoje restaura.

E lá eles têm um maquinário completo e o Chapa e eu usávamos e abusávamos dele sempre pedindo alguma peça importante que na época era dificílima de encontrar, pois ao contrário de hoje muitas delas eram artesanais como os suportes do freios à disco traseiro, e muitas outras...
E Claudinho sempre atendendo nossos pedidos...
Foi gostoso aquele ano de 1982 e o Campeonato Paulista da D3 - TEP - que disputamos, comprei o carro de nossos amigos Levorin no começo da temporada, nos primeiros treinos o ele era um bom carro mas não competitivo para disputar a ponta, havia conseguido virar com ele em Interlagos no tempo de 3.37s o que me colocava no meio do pelotão. Logo o Chapa refez os motores com novos equipamentos e muitas peças feitas pelo Claudinho. Já descrevi aqui em Comprando o #8 e Efeito Canguru como acertamos o carros e já na segunda corrida eu virava o temporal de 3.23. 90/100 que se não me engano foi recorde para categoria. 
Daí em diante pude brigar com os carros de ponta como o Mogames, Alvaro Guimarães, Bruno, Elcio Pellegrini e tantos outros e se não venci nenhuma das corridas do campeonato foi por causa das quebras ou de alguma falha minha.

 1982 - no podium com Mogames e Laercio dos Santos.

E ficou esta amizade que para mim é tão cara e perdura até hoje.

Um abração Claudinho que Deus continue te abençoando meu amigo.

Rui Amaral Jr

 O #8 por Mestre Ararê.
  


    

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

VW...

1982 D3 - motor 1.600cc com mais ou menos 150hp, cambio de quatro marchas com relações Caixa3 ou Caixa1, freios à disco nas quatro rodas, rodas 11pol com pneus Maggion 10x20, amortecedores Barchi -eram proibidos os importados-, álcool combustível,  cárter seco com 8 litros de óleo no reservatório, dois Webber 48, escapes cruzados ou 4x1...preparação do motor Chapa - Flávio Cuono , chassi Carlão.

 Tomando a curva Um em Interlagos.
Ao lado de Amadeu Rodrigues.
Quebrado na entrada do Laranja.
Saindo dos boxes.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

FALA CAMPEÃO...

...e Lewis abriu a boca e com toda majestade que seus três títulos lhe concedem falou apenas uma verdade, talvez num ambiente em que ela dificilmente apareça mas uma verdade que irritou não sei por que os fãs de Schummi. 

"Venci o titulo com meu talento natural, não fiz as coisas que Michael fez para conquista-lo! Lewis Hamilton"
link para a matéria

É inegável  que Schummi também tinha talento natural de sobra, mas também é inegável que usou e abusou de situações incomuns para alcançar seus títulos. Do talento saiu logo em seu primeiro ano completo de Formula Um (1992) a primeira vitória e o terceiro lugar no campeonato. 
Abaixo o vídeo da corrida de Adelaide 1994 onde foi decidido  titulo entre ele e Damon Hill, caso na época a FIA, FISA ou sei lá quem de direito, o houvesse punido com o devido rigor não aconteceriam os fatos de 1997 quando perdeu todos os pontos do campeonato e 1998 quando a intenção clara dele era tirar Jacques Villeneuve da corrida de Jerez.  

Schummi x Damon, Adelaide 1994

Schummi x Villeuneve 1997 Jerez


Depois para nós brasileiros aqueles anos em que Schummi dividiu com dois brasileiros a equipe e sim foi cinco vezes consecutivas campeão do mundo 2000/2001/2002/2003/2004 além de bater todos recordes de vitórias, poles e melhores voltas da categoria, quando sua força de vontade se impôs ao dois, Rubens e Felipe, e usou e abusou de sua condição de primeiro piloto tirando em alguma corridas a vitória garantida de Rubens apenas por desejo de se impor, como na Áustria naquele vergonhoso episodio...

Zeltweg 2002, Rubens vem à frente de Schummi, caso tivesse imposto sua vontade talvez o brasileiro tivesse sofrido penalidades da Ferrari, mas certamente teria caminho aberto à outra grande equipe, o contrato rentável e a subserviência o fizeram tirar o pé!


Pois bem apoio a declaração de Lewis, nós já tivemos pilotos que falavam com esta propriedade e força de caráter, infelizmente depois deles nunca mais disputamos o titulo da categoria máxima do automobilismo com a mesma competência, apesar de termos pilotos como o Rubens que foram tão rápidos quanto os campeões de época! 

Rui Amaral Jr

PS: Ao Schummi, esperando e torcendo por sua recuperação. 




      

terça-feira, 3 de novembro de 2015

GP do México 2015 - Hermanos Rodriguez...

 O melhor da corrida...a parada de Hamilton!!! Foto AP.
 Na largada as MB já foram embora!!!


...tenho quase certeza que os dois irmão, ambos tremendos botas também não iriam gostar das modificações no autódromo que hoje os homenageia levando o nome de família deles, acredito que nem Ricardito que perdeu sua vida na Peraltada aprovaria a modificação.


1962, Ricardo pede a benção do Velho Pedro seu pai, observado por  Alejandro o caçula dos Rodriguez, ao sair para a última volta de sua curta e brilhante carreira. 

A corrida foi chatissíma pouca coisa restou, as duas ultrapassagens de Sergio Perez na entrada das arquibancadas que levantaram o publico mexicano, a besteira que Kimi fez ao tentar segurar Bottas e o melhor de tudo...a tirada de Hamilton sobre Nico quando este parou para trocar os pneus na segunda vez...obviamente Lewis sabia que deveria parar, até por obediência à equipe, mas deu outra volta questionando a ordem certamente para a equipe que cuida do cuida do carro de Nico ouvir e este ficar desesperado ao menos por uma volta! Coisa de gênio, pois pelo que assisti Lewis nesta corrida simplesmente escoltou Nico.

Como disse meu amigo Ricardo parece autorama!

Não encontrei o vídeo, vou mostrar algumas fotos da Ferrari e um comentário do Chico Lameirão sobre o post anterior e mais tarde escrevo destas maravilhosas curvas que hoje deixaram de existir!

Rui Amaral Jr

"....... , pois é amigo RUI , também eu não entendo o que ocorre .....!!!! !!!!!!!!! Lembro bem o que era fazer a """ nossa """"" curva UM &. DOIS p'e em baixo , coisa de arrepiar , mas absolutamente fantásticas , tanto de DKW MALZONI , como nos FÓRMULAS FORD e SUPER V e também com o PORSCHE 907 , era demais ........!!!!!!!!! Ainda lembro da WOODCOTE , pois corri lá. Quem sabe ainda veremos um retorno da """ nossa"""" CURVA UM. &. DOIS. & TRES , pois acredito que aos poucos as coisas podem mudar de RUMOS . A PERALTADA tinha só o agravante , que havia um certo bumping , mas para os dias de hoje com o maquinario que se tem , 'e uma coisa fácil de ser resolvida , vamos ver , ok ?