A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 6 de janeiro de 2013

LEMBRANÇAS...

Interessante a forma como nosso pensamento divaga, ontem à noite aqui sentado comecei a pensar num papo com o Jr Lara quando voltávamos de Campos do Jordão a semana passada. Passei um semana incrível na casa dele e de Jacqueline sua patroa com mais dois casais, e quase nada falamos de automobilismo. Conversamos muito, jogamos e principalmente comemos soberbamente, já que ele se mostra há muito um excelente cozinheiro e depois com a chegada de dois casais de amigos, Andréa e Ronaldo, e Patrícia e André, ficou tudo melhor ainda. Ronaldo outro bom cozinheiro, fez um Bobó de Camarão das estrelas ao que o Jr rebateu no dia seguinte com um Camarão à Paulista de se comer orando. Do André pouco a declarar, pois ele é um grande Chef e nos dois dias que lá ficou pouco saiu da cozinha, dá para imaginar!? Por conta deles engordei uns três quilos!  

Jr com a camiseta do Francis e eu em Campos. 

Na estrada conversávamos sobre acertos de nossos carros e o Jr me contava da barra estabilizadora com regulagem que ganhou do Wilsinho  Fittipaldi e da regulagem que tinha dos freios traseiros, ambos à sua mão. Falamos de Jacarepaguá e Tarumã, da vantagem dessas regulagens nestas pistas e depois ele conta que na freada da curva do Sargento em Interlagos, aumentava a pressão dos freios traseiros, para na tomada da curva já chegar em um leve sobresterço e naquela posição acelerar fundo. 
Vejam, nossos VW D3 depois de sair muito rápido do Sol chegavam à freada do Sargento certamente à mais de 200 km/h, quando de 4ª ou 5ª engatávamos 2ª, para contornar a curva acredito à 125/135 km/h, pois da saída perfeita dessa curva dependia a velocidade que chegávamos à curva do Laranja, Fera o Alicatão!   

Um carro preparado com muito capricho!
 As belas brigas do Arturão-Arturo Fernandes- e Jr

Arturão freando para o Sargento.
Quase na tangencia com a traseira escapando, belo sobresterço Campeão!

Saída do Sargento, Arturão briga com Mogames, atrás Amadeo Campos e rodando acredito que Amadeu Rodrigues.
 Tomando a verdadeira curva do S em Interlagos no limite, vejam os pneus!

E para completar, ontem à noite olhando alguma fotos de meus arquivos, lembrei como era bela e renhida nossa luta na D3, grandes disputas que ainda trago na memória, como da vez em que, para variar, largando atrasado, cheguei no Marco e Tide na freada da curva Três, e derrepente um para lamas voa em minha direção, acredito que Tide tocou alguém na briga por posições.   

 Largada, Marco ao seu lado Alvaro Guimarães e Tide ainda com o paralama. Elcio Pelegrinni, Bruninho, e Amadeu largam na frente...   
 Quando o paralama voou na Três, Duran, Amadeu, e Bé estavam à minha frente.
Tide, Marco e eu, dois grandes pilotos, nas brigas com eles só aprendi!


À Jaqueline e Junior e à todos meus amigos, os presentes nas fotos e nas minhas lembranças.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Chris Amon

1972 de Matra-Simca MS120D em Mosport 

Chris não venceu na Formula Um, mas deixou sua marca no automobilismo como um grande bota!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Niki

 Kyalami 1972, Graham Hill, Brabham BT33, Lauda, March 721 
Com Pescarollo, Willians (March) 721.

Começou sua carreira na Formula Vê e depois nos carros esporte, em 1971 estreou na Formula Um em Zeltweg, pilotando um March 711 da equipe oficial STP March Racing Tean, obviamente comprando seu lugar. Largou em 21º lugar e quebrou na vigésima volta das 52 da corrida.
Em 1972 continuou na equipe, comprando seu lugar por US$52.200, correndo com o March 721, depois 721X e 721G e das treze corridas da temporada seu melhor resultado foi o sétimo lugar em Kyalami, uma volta atrás do vencedor Denny Hulme de McLaren M19A. Apesar de não marcar nenhum ponto na temporada foi constante, numa equipe que tinha o super bota Ronnie Peterson, primeiro piloto que conseguiu com o pouco competitivo 721 em suas três versões 12 pontos.


1973 Watkins Glen, Merzario com a Ferrari 312 B3 na frente do pelotão, Lauda na BRM P160E é o quinto.

Chega 1973 e aparece uma vaga, à ser comprada, na BRM, Niki consegue um empréstimo bancário, alguns dizem que às custas da fortuna da família, outros que sobre um grande seguro de vida, paga por ele US250 mil (sem absoluta certeza aqui puxo ela memória!). Com a BRM P160 marca seus dois primeiros pontos no Mundial de Formula Um, foi em Zolder na Bélgica.   
Ao final de 1973 a Ferrari dispensa seus dois pilotos, Jackie Ickx, algumas corridas antes do final e o combativo Arturo Merzario.Lembro bem de um texto de Jacky Ickx para a revista Autosprint quando ele saiu da Ferrari, escreveu que foi um dos grandes vencedores da equipe, mostrava as vitórias, as voltas na liderança e muitas outras peculiaridades de sua passagem na equipe, só que titulo não conseguiu nenhum.


 1974, Brands Hatch, a Corrida dos Campeões não era valida para o Mundial de F Um, Lauda x Ickx com a Lotus 72E.

Uma nova crise se abatia sobre a equipe, e para 1974 convida Clay Regazzoni para ser seu primeiro piloto, que perguntado por Don Enzo se tinha alguma preferência para o lugar de segundo piloto, indica Niki.
Pilotando a Ferrari 312B3 na nova versão de 1974, Niki começa melhor do que Clay, estréia com um 2º lugar na Argentina e vence na Espanha, em Montjuich, com Clay em 2º, vence novamente na Holanda, mas são oito suas quebras no campeonato. Clay mais experiente, e apesar de uma vitória apenas, luta pelo titulo com Emerson até a última corrida, quando em Watkins Glen o brasileiro vence seu segundo titulo.


Monttjuich 1975






Nurburgring 1976, Carlos Pace, Brabham BT45 Alfa Romeo, lidera Lauda pouco antes do acidente.

1975, após as três primeiras corridas, Buenos Aires, Interlagos e Kyalami, quando a Ferrari correu com o modelo 312B3, pouco competitivo frente aos adversários, chega a fase européia e a estréia do modelo 312T. Na estréia em Montjuich Lauda faz a pole com Clay ao seu lado, mas numa largada tumultuada, como seria a corrida, os dois batem e abandonam. A seguir Lauda vence três corridas seguidas, Mônaco, Zolder e Anderstop, com pole nas duas primeiras, e depois de vencer em Le Castellet segue firme para seu primeiro titulo mundial, vencido em Monza quando chegou em 2º na vitória de seu companheiro Clay Regazzoni. Vence ainda em Watkins Glen e abre 19 ½ pontos sobre Emerson, o ½ ponto da 6ª colocação em Zeltweg, na tumultuada vitória de Vittorio Brambilla.   


 Japão 1976


Depois é história, a atitude corajosa de abandonar no Japão, a saída da Ferrari, depois do segundo titulo em 1977, quando disse que não via mais motivação para ficar andando em voltas para não chegar a lugar nenhum, a volta pela McLaren e mais um titulo...




Rui Amaral Jr





quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Pedralbes 1951

O primeiro titulo de Fangio
 Fangio e a Alfa Romeo 159M
Largada, pole de Ciccio Ascari e a Ferrari 375, ao seu lado em outra Ferrari 375 o #6 Froilan Gonzalez, ao lado dele Nino Farina na Alfa 159M e um pouco atrás Fangio.
Ciccio Ascari e a Ferrari 375
Felice Bonetto, 5º lugar com a Alfa 159

Antes de tudo quero deixar à todos um maravilhoso 2013, estive ausente alguns dias e quero agradecer às pessoas que mesmo sem novos posts continuaram a nos prestigiar, abraços à todos!
Barcelona 1951 no circuito de Pedralbes, Juan Manuel Fangio, após vencer sua quinta corrida na Formula Um, Mônaco, Spa e Reims em 1950, quando foi vice campeão, agora com a segunda vitória na temporada de 1951, finalmente vencia o Mundial de Pilotos da Formula Um, e assim começava sua caminhada aos cinco títulos que conquistou.

Rui Amaral Jr



Antes da grande decisão de 1951, Fangio e Ciccio Ascari fizeram uma aposta, pois a pendenga, estava claro (sem nenhum desrespeito ao grande Gonzalez), seria resolvida entre os dois.
Combinam que o vencedor, bancaria a festa onde iriam celebrar e o perdedor escolheria os convidados e o local.
Trato feito, dias depois, Fangio patrocina a festa, em um restaurante de Milão, para os quarenta convidados de Alberto Ascari. O Chueco contratou uma orquestra espanhola, que entreteu os convidados, personagens de um tempo em que esse tipo de atitude e camaradagem era corriqueira.

Caranguejo


Assistindo ao vídeo no blog Forgoten F1, lembrei de algumas fotos da corrida. 

RESULTADO

1º   #22   Juan Manuel Fangio Alfa Romeo 159M
2º    #6    Froilan Gonzalez         Ferrari 375
3º   #20    Nino Farina                 Alfa Romeo 159M
4º   #2    Alberto Ascari                 Ferrari 375
5º   #24   Felice Bonetto                 Alfa Romeo 159


CAMPEONATO 

Juan Manuel Fangio   31
Alberto Ascari      25
Froilan Gonzalez      24
Nino Farina              19
Luigi Villoresi              15
Piero Taruffi              10