A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 6 de agosto de 2011

MASERATI 250 F Superleggera - Ocarro que deu a Fangio seu 5º titulo mundial 1957

Fangio tocando com toda sua maestria, notem o contagiros.

O ano 1957 , Juan Manuel Fangio completaria 47 ( quarenta e sete ) anos , já havia sido Campeão do Mundo de Formula I quatro vezes , em 1951 pilotando uma Alfa Romeo , 1954 com Maserati e depois Mercedes Benz , em 1955 com a Mercedes Benz e 1956 com a Lancia Ferrari . Foi contratado pela Maserati para o lugar de Stirling Moss que iria para a Vanwvall . Iria pilotar a Maserati 250 F Superleggera , com esta denominação a Maserati corria na F I desde 1950 só que este carro era totalmente reformulado e conhecido como T 2 . 

O eixo traseiro DeDion com as molas semi elípticas transversais, cambio traseiro também transversal. Seu motor era um seis cilindros em linha , alimentado por três Weber duplos horizontais , duplo comando de válvulas no cabeçote , dupla alumage e virava 8.000 rpm rendendo então 270 hp .


  Ao longo dos anos este carro foi aprimorado , chegando a 1957 com uma silhueta mais suave , mais baixo e com a frente e traseira mais longas . A suspensão dianteira era de braços triangulares , amortecedores com molas e barra estabilizadora . A traseira era baseada no sistema De Dion com feixe de molas transversal . Cambio e diferencial eram na traseira . Seu chassi uma especialidade Maserati era todo construído de finos tubos de aço soldados . O T 2 era tido como um carro rápido em todo tipo de curvas e de pilotagem suave .

A beleza de suas linhas suaves.

Fangio em Monza.
Com ele Fangio chegou em primeiro em quatro corridas do Mundial de 57 , Argentina , Mônaco , França e a antológica vitória de Nurburgring no G P da Alemanha .
Jean Behra.
Largada do GP da Alemanha em Nurburgrig 1957, Fangio larga para ser campeão.

Alguns links para posts sobre Fangio, do Caranguejo e meus.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mercedes Benz Grand Challenge - Curitiba 22 maio 2011

Quem acompanhou a 1ª etapa da Mercedes Benz Grand Challenge 2011, pode ver grandes nomes e outros mostrando ao que vieram.


Um dos pilotos revelação, Márcio Campos, mostrou que tem pé pesado e é bom de braço como seu pai, o grande piloto gaúcho João Campos (pick up Racing). Fotos: Alexandre Zuotoski Neto / Espaço Automotivo



Márcio Campos, Graziela, Nelson e João Campos






Fotos: Graziela M. da Rocha


1ª ETAPA MERCEDES BENZ CHALLENGE CUPNETO DE NIGRIS (11) foi o primeiro vencedor do Mercedes Benz Gran Challenge 2011.
Neto de Nigris largou da 2ª posição do grid e desde o inicio da corrida passou a pressionar o pole position, Márcio Campos (31) fazendo desta disputa pela liderança, o ponto alto da corrida.
Aproximadamente na metade da corrida De Nigris assumiu a liderança e passou a andar com relativa tranquilidade até receber a bandeirada de chegada. Devido a falta de alguns componentes para os carros e ainda não haver uma perfeita redação do regulamento técnico para esta nova categoria do automobilismo brasileiro, os comissários decidiram que as duas corridas programadas para esta primeira etapa, não contarão pontos para o campeonato.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mercedes-Benz Grand Challenge 2011

A Mercedes-Benz Grand Challenge, campeonato que tem o apoio oficial da marca e é promovido pela SRO Latin America e Auto+ Entretenimento. Serão oito etapas, sempre em rodada dupla, todas elas dentro da programação de um evento já consagrado pelo público e pela mídia, o Itaipava GT Brasil.

Os carros utilizados no Mercedes-Benz Grand Challenge são os Mercedes Benz classe C, idênticos, adaptados para corridas pela WB Motorsport, empresa comandada por Washington Bezerra. Os vinte e dois carros que formam o grid de largada foram entregues aos pilotos de forma simbólica durante evento realizado na primeira quinzena de fevereiro na sede da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo(SP). Depois da cerimônia, foram encaminhados para preparação.





O trabalho de transformação do carro para as corridas passa por itens de segurança como santantônio, cintos e banco de competição, redução de peso e um ligeiro aumento de potência, o que permitirá que os modelos entrem na pista com 245 HP. O conjunto motor e câmbio será lacrado durante o ano, ou seja, não poderá ter suas características alteradas. E toda a manutenção será feita exclusivamente pela assistência técnica credenciada da categoria.
O motor é o 1.8 turbo atualmente usado na C200 CGI, numa outra versão que comercialmente será lançada como C250 CGI. A preparação leva o motor a 255cv. O carro apresentado usa componentes Pirelli (pneus), Bilstein (amortecedores), Eibach (molas), Scorro (rodas). Tem o apoio da Della Via (revenda Pirelli).
Fonte: Portal Mercedes Benz




O calendário de 2011 do Mercedes-Benz Grand Challenge
22 mai 11 - Curitiba (PR)
26 jun 11 - Santa Cruz do Sul (RS)
24 jul 11 - Curitiba (PR)
28 ago 11 - Rio de Janeiro (RJ)
11 set 11 - São Paulo (SP)
23 out 11 - Campo Grande (MS)
13 nov 11 - Londrina (PR)
18 dez 11 - São Paulo (SP)
Fonte: www.cba.org.br

REVISTA ILUSTRADA de Agosto 2011