A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Monza por Walter

Monza 1972 o Rato é Rei!
Caminhando para vitória e o titulo...

Vendo essas fotos lindas, viajei nos pensamentos.
Se eu fosse a Monza, ia ficar horas, talvez dias ali.
Primeiro, na reta de chegada, lembrando de 1972, Emerson Fittipaldi campeão do Mundo! O carro do Stewart quebrado no fim dos boxes, a torcida imensa invadindo tudo, bela lembrança.
Depois seguiria "pela contramão" para a Parabólica, com Cristian Fittipaldi voando de Minardi e Derek Warwick se arrastando de cabeça para baixo. Contornaria a Parabolica por dentro, para entender a curva.

Christian voando...

Lembraria das frenagens de protótipos, da F1, das corridas malucas de F3.
Pararia ali onde morreu o Jochen Rindt. Sentaria para pensar nisso. Pra que ele morreu? Que coisa besta.

1970 quando Rindt bateu não usava asa traseira.
F3 Monza 1969 - Ronnie Peterson x Giovanni Salvati.

F2 GP Loteria di Monza 1970, Salvati, Garry Birrel e Tino Brambilla.

Voltaria até a Variante e imaginaria como era ANTES: uma curva aberta e muito rápida! Lembraria de novo do Emerson em 1972, estreando a Variante pra ser campeão.
Subiria pra Lesmo ansioso para conhecer Essa curva dupla, tão rápida, onde o Watson partiu sua McLaren em dois e saiu do carro andando.

1971 - Ghetin vence seguido de Ronnie e...

Também sentaria ali e ficaria passando "filmes" na cabeça desde o GP de 1971, que o Gethin ganhou e a cada volta os caras passavam numa ordem diferente, até o Piquet, de Brabham BMW ou de Williams. Imaginem as Ferrari 512 e Porsche 917 vindo na primeira volta dos 1000km de Monza de 1971! Primeiro o ronco ecoando entre as árvores e depois os caras a mil... demais!

1.000 KM de Monza 1971...

Seguiria na contramao ate aquela chicane boba (nao sei o nome) e nao perderia tempo ali.
Voltaria ate a "primeira curva" prá olhar a reta da largada. Uma curva muito rápida, pouco relevante, porque nao rende ultrapassagens, mas é fundamental para encher o motor na reta seguinte.

O acidente de Ronnie, ao seu lado ajoelhado o grande Arturo Merzario, caminhando Brambilla...

Pararia depois na primeira chicane. Tétrica essa. Ali morreu Peterson (embora a culpa seja do hospital, onde morreu por embolia). Ali Brambilla levou uma "pneusada" na cabeça.
Ali, o imbecil completo do Schlesser tirou a vitoria do Senna em 1988.
Logo depois tem aquela posição para fotografar a reta de chegada com o grande placar luminoso.
Mas, mais importante, tem a curva que leva à grande curva inclinada. Andaria por ela, ia ficar horas ali. Lamentaria que ninguém corra mais ali.

A "Inclinada" com o Quintuple seguido por Moss, ambos de Mercedes Benz W196 Streanliner.  

Andaria pelos boxes, mais para conhecer. E sentaria na linha de chegada. Horas talvez dias...
Monza é tão bonito e tão importante para o automóvel do mundo que merece um passeio de uma semana.
Obrigado ao Rui por dividir as fotos e fatos do Bonani conosco.

Walter


Walter, seu comentário valorizou muito o nosso post. Obrigado pela aula.

Milton

------------------------------------------------------------------------------------

Um post do Milton sobre sua visita à Monza, um comentário do Walter e lá fui eu fazer um novo post...aqui no Histórias muitos textos e fotos de Monza que aproveitei, muito obrigado meus amigos.

Um abraço à todos, o próximo post será o nosso de nº2.500 e isto é história para o Caranguejo...até lá.

Rui Amaral Jr

PS:                                                          O voo do Rato!

1970 Emerson decola ao tocar a Ferrari 312B de Giunti.

8 comentários:

  1. Ficou muito bom. As fotos ficaram demais. Valeu Rui!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, excelente matéria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Que show de sincronismo essas fotos! Muito obrigado ao Rui pelo espaço: uma honra!
      Muito obrigado ao Buonanno (nao digito mais errado, desculpe o erro anterior).
      A foto do Peterson, deitado, de macacão amarelo, cercado por Merzário, paramédicos e curiosos. Ele foi arrastado prá fora da Lotus, pelo Hunt junto com outros. Hunt está de pé procurando a ambulância.
      À direita da foto, o Surtees de Brambilla, cercado de gente, inclusive o Regazzoni, após levar uma "pneusada" na cabeça que encerrou sua carreira.
      Segundo o irmão do Hunt, esse acidente precipitou o fim da carreira de Hunt, que parou oito meses depois.
      Obrigado Rui. Obrigado Buonanno.

      Excluir
    2. Oi Walter, quando vi seu comentário na hora pensei que daria um post e mesmo na correria fiz...dois fatos; não encontrei em meus arquivos a foto da panca de Watson e separei uma foto que agora vou anexar ao post de um fato que vc esqueceu...o voo de Emerson na Parabólica em 1970. A honra foi nossa falando também pelo Miltão, obrigado e um abraço.

      Excluir
  3. Emocionante relato de dois apaixonados pelo Templo da Velocidade. Obrigado por compartilhar com todos nós, os apaixonados do automobilismo. Abç.

    Caranguejo

    ResponderExcluir
  4. Como esquecer da "voada" de Emerson sobre Giunti? Essa foto é épica.
    Sobre a capotagem do Warwick: https://www.youtube.com/watch?v=5puozpBE8mw.
    E a 'panca' do Watson: https://www.youtube.com/watch?v=UPZ_eU8rHWU.
    Monza, como Interlagos, é um templo. De novo, obrigado ao Rui e ao Buonanno.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr