A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CanAm 1974 - Enfim a vez da Shadow

Oliver e a DN4

Com a nova regulamentação que permitia apenas 170 litros de combustível a potencia dos monstruosos Porsche 917/30 que beiravam os 1.500 hps foi restringida e a Shadow com seu DN4 pode enfim desafiar e vencer.
Era o último ano da primeira fase da CanAm que começou 1966, o interesse das grandes equipes já não era o mesmo por uma série de motivos, inclusive premiação e o campeonato acabou depois das cinco primeiras etapas das 8/9 programadas. Nos  oito anos anteriores apenas a Lola, McLaren e Porsche haviam vencido e agora era a vez da americana Shadow.
Seu DN4 era um carro afilado movido por um motor Chevrolet de 7.439cc com cerca de 780 hps, rápido nas retas e curvas e seria tocado por dois pilotos com experiencia e rápidos, George Follmer e Jackie Oliver, o principal opositor era Brian Redman com o Porsche 917/30 KL mas Oliver venceu as quatro primeiras corridas sendo que a quinta e última etapa foi vencida pela McLaren M20 Chevrolet de Scooter Patrick tendo Follmer quebrado e Oliver depois de problemas chegar no 9º lugar. 

Shadow DN4



Rui Amaral Jr  



6 comentários:

  1. jose carlos nosso moco pilotou este bolide realmente uma sombra linda e veloz pena nao vermos mais esses 8.3 litros tremendo o chao das pistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja João Carlos neste link o Pace na Shadow
      http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/2013/11/jc-pace-piloto.html

      Um abraço

      Excluir
  2. A CanAm é a melhor categoria de todos os tempos.
    Teve o Pace andando de Shadow, mas também teve Jack Brabham, Phil Hill, Graham Hill, Jim Clark, John Surtees, Denny Hulme, Jackie Stewart, Alan Jones, Jody Schecketer, Keke Rosberg, todos campeões da F1, que andaram por lá.
    Poucos campeões da F1 (desde 1959 e até 1984): Rindt, Emerson, Lauda, Hunt e Piquet não andaram de CanAm.
    Aliás, Emerson e Wilson Fittipaldi, que tinham seu próprio Porsche 917, andaram de Interseries (uma CanAm européia, para amadores, meio que a Fórmula Aurora da Canam), mas não andaram de CanAm. Não entendo por que.
    Belo 'post'!

    ResponderExcluir
  3. Gran recuerdo Rui, el único campeonato que obtuvo Shadow.
    Abrazo!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr