A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Formula 2 - I Torneio Brasileiro - 7/11/1971

Eu estava lá, já tinha visto os F.3, F.F. e agora a rapidíssima F.2 com a nata dos pilotos que corriam na Europa...Emerson fez a pole com 2'42''1/10 e Ronnie a melhor volta da corrida com 2'42'6/10. No vídeo algumas tomadas dos carros no meio da mítica curva do Sol, quando na segunda perna os carros vem saindo nas quatro rodas como já disse o Chico aqui, ainda a saída do Sol e freada do Sargento e algumas tomadas na lendária curva Um. 

Saudades de nosso autódromo!

Rui Amaral Jr



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Old Stock - Aos Opaleiros I...

...cerca de oitocentos Opalas acompanharam das arquibancadas as duas baterias da Old Stock no domingo, à certa  altura os pilotos foram até eles, sei de fonte segura que muitos deles chegaram às lágrimas...é a Old Stock, criação de Paulo Solariz, Grego Lemonias que com o apoio do piloto Paulo Gomes trás às nossas pistas toda o charme do que foi a categoria no passado, agora com antigos e novos integrantes, masssss com a mesma emoção!

Rui Amaral Jr


 O carro de Paulo Solariz
Aquele senhor que olha com vontade é meu amigo Edson da Annunciação...logo o carro dele estará no grid!   



 Jan Balder na Corvette com Chico atrás...
 Chico Lameirão ao lado de Regina Calderoni na Corvette madrinha, ao lado estou com Miguel Beux e seu fiel escudeiro que chamamos carinhosamente de "Gorda", gente de primeiríssima!
 Dá-lhe Dimas!


Volto breve ao tema com mais fotos!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PUTARIA GENERALIZADA...

...talvez seja isto que dona SPTuris e a administração do autódromo José Carlos Pace pense que nós gostemos...mas não, exigimos respeito, respeito por todos profissionais que vivem e trabalham no automobilismo...mecânicos, pilotos, preparadores, dirigentes, comissários, bandeiras e muitas mais pessoas que fazem este fabuloso espetáculo, sim fabuloso pois não custa lembrar à estes senhores que foi daqui que saíram nove títulos mundiais, fora outra centena de títulos vencidos por brasileiros que aqui e em outros autódromos brasileiros começaram suas carreiras conquistaram mundo afora.
Não vou citar nenhum dos amigos que comigo estavam e estão tão indignados quanto eu, mas uma frase de um grande campeão dita apenas para mim mostra todo estado de coisas que vimos no autódromo..."ainda bem que temos isto, ao menos a pista deixaram para usarmos!!!"
A entrada para os boxes dos credenciados era feita pela mesma pista onde os carros de serviço e corrida entravam na pista ou iam para o abastecimento, dividida ao meio só não causou nenhum acidente por obra Divina e a atuação de alguns dos bandeiras, que além de serem os Anjos da Guarda dos pilotos se preocupavam com o público que tentava ficar perto dos carros que desciam o "S" para tirar fotos com seus celulares. 
Os banheiros com água escorrendo das paredes e sem iluminação, a parte traseira dos boxes fechadas em uma reforma que se estende à vontade da prefeitura e administradores.
Agora o autódromo fecha para o automobilismo, afinal o Lola Palosa é muito mais importante para elles que nós, e corridas apenas depois deste espetáculo.
Senhores, exigimos respeito...respeito pelo público, respeito por nossos campeões, por nossos profissionais, respeito por cada um de nós, talvez um respeito que vocês nem tenham por vocês mesmos, mas nós o exigimos!

Rui Amaral Jr      

 Naquela faixa branca, amarela e verde fica a saída dos boxes, quando os carros vão para pista.

 ...dividida ao meio, ora subia-se na direita, ora na esquerda!!!






 ...em um dos acidentes o Safety Car entra na pista! 



 ...a pista à esquerda é a segunda perna S! 
 ...onde estavam as pessoas um carro do Paulista de Marcas escapa e bate no guard rail...






...durante as corridas carros que correriam mais tarde iam abastecer!
 ...





PS: As corridas do final de semana foram um verdadeiro show, no domingo a Old Stock levou ao autódromo milhares de aficionados do Opala mais de oitocentos deles no estacionamento das arquibancadas, de todos anos, tipos e cores, publico vibrando como já não se via mais, muitos amigos. Estou recolhendo as fotos e breve mostro à vocês.
Peço que me perdoem o titulo desta postagem, tudo o que diz respeito às acomodações do autódromo estava muito feio e perigoso.
Agradeço as fotos ao amigo Anderson Zambrcycki e à outros que prefiro não citar.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Muller e Emerson.

 Nas fotos em que o Caranguejo pergunta quem é, o pequeno grande Herbert Muller que pilotou em quase todas categorias e diversos carros, vi em Interlagos ele pilotar com maestria a Ferrari  512M nos treinos e nos 500 KM de Interlagos 1972, tinha se tanto 1.60m e andava com um charuto cubano nas mãos quase de seu tamanho, entre tantas vitórias venceu por duas vezes a Targa Florio em 1966 pilotando um Porsche 906 Carrera 6 em dupla com Willy Mairesse e na última edição da mítica corrida pilotando um Porsche Carrera RSR em dupla com Gijs van Lennep. Morreu pilotando um Porsche 908 Turbo no ano de 1981 em Nurburgring. 


Um bota!

Rui Amaral Jr 



 Vencendo a Targa Florio 1973
500 KM de Interlagos 1972
1974 Muller com seu Porsche 917/10 tendo ao seu lado Emerson Fittipaldi.
Emerson e o 917/10.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Antonio e Alberto Ascari com Giulio Ramponi


 Antonio Ascari segura seu Bambino Alberto "Ciccio" Ascari com Giulio Ramponi ao lado de sua Alfa Romeo P2 em Monza 1924. Foto Charmeston Scheller.
Giulio Ramponi Mecânico-Mestre.
Ramponi segura Cicio ao lado de Antonio e Nicola Romeo.
Ramponi acelera para Antonio Ascari... 
...quase trinta  anos depois o Bambino Ciccio é bi campeão do mundo de F.Um 
52/53

À Antonio e Alberto Ascari pai e filho, dois grandes campeões, à Giulio Ramponi Mecânico-Mestre.
Tomo a liberdade num post do Caranguejo de oferecer este à todos os profissionais que batalharam ao meu lado nas pistas, em especial ao meus amigos Chapa e Carlão por todo empenho e dedicação e aos amigos Miguel Crispim Ladeira, Antonio Ferreirinha, Edimar Della Barba e a tantos outros que com sua magia estiveram ao nosso lado em tantas batalhas, algumas perdidas outras vencidas!

Rui Amaral Jr


  

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Quem, quando, onde?

Pois bem...nas fotos abaixo quatro grandes pilotos e um famoso mecânico. Dois dos pilotos venceram quatro títulos da F.Um, outro foi um grande campeão pré F.Um e o último entre tantas vitórias venceu na fabulosa Targa Florio...  

Caranguejo



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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

SCARAB

Chuck Draigh em Spa


Construído nos EUA por Lance Reventlow o Escaravelho tentou no ano de 1960 uma carreira na Formula Um, foram cinco tentativas, não se classificando para largada em Monaco, Zanvoort e França. Em Spa o piloto Lance Revlentlow largou em 15º à mais de 18 segundos do pole  e Chuck Daigh em 17º   à mais de 28`, ambos quebraram. Usava um motor com comando de válvulas desmodrômico que não conseguiu ser usado em sua plenitude, apresentando muitos problemas em todas as corridas. 
Finalmente em sua última aparição na F.Um em Riverside o piloto e dono da equipe se classificou à longos 18 segundos do pole terminando a corrida muito distante apesar da décima colocação.


Antes da aventura na F.Um Revletlow fez nos EUA vários carros de sucesso pilotados por nomes com Carrol Shelby, Dan Gurney, Stirling Moss e Richie Ginther que também testou o F.Um.

Rui Amaral Jr   

Chuck Daigh em Spa.
Lance em Mônaco seguido de Stirling Moss.