A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Dos tempos da Divisão 3....

 Pedro Victor de Lamare no primeiro Opala preparado pelo Caíto.

 Já faz décadas que, lá em 1970  e início, na extinta categoria Divisão 3 surgiam os primeiros Opalas preparados para pista...

Eles estão de volta, na nova categoria que tem feito enorme sucesso.  A Old Stock Race.


Logo na Etapa teste se demonstrou o sucesso da categoria, lotando o Autódromo com mais de 10 mil pessoas, coisa que a mais de uma década não acontecia a não ser durante a Formula 1.  Logo me recordei dos grandes carros do período, o imbatível Opala 84 pilotado por Pedro Victor De Lamare e preparado pelo “ Caíto” Caio Luiz Mattos de Queiroz Telles.

Pedro já no duas portas.

Caíto trabalhando no Opala D3 da Equipe Itacolomy.
 O  Avallone D4 com motor Opala 6 cilindros de Pedro Victor preparado por Caíto.
O belo Fúria Opala de Pedro Victor também preparado por Caíto. 
O Stock de Moutinho preparado por Caíto, na corrida em Estoril.
 Meu amigo Caíto observa o trabalho no novo OLd Stock que faz com Vinicius Lossaco e seu filho Rodrigo, conheço ele há mais de 45 anos e o cara não envelhece!

Cabeçotes preparados por eles...aí tem mão santa!

Ele vai voltar às pistas. Não Pedro Victor, mas Caíto. Com sua nova equipe, a C&R Competições ( Que significa Caíto e Rodrigo, Seu filho)  mais um Opala vai para as pistas em breve.
Caíto, Rodrigo seu filho, e outra lenda da preparação de motores, Vinicius Losacco, embarcaram nesta categoria e estão finalizando o carro.  A expectativa é que ande já na 4ª. Etapa.  O número escolhido é o 48, número que Rodrigo sempre usou em seus outros carros ( Na oficina há 3 gerações distintas dos protótipos Aldee  que marcaram época, um Clio da extinta copa Clio e o brinquedinho do Caíto, um Opel Olimpia 68 com o qual competia nos primórdios do que é hoje a Classic cup, que no inicio da década de 90 era conhecida como fórmula classic, invenção da APCAH – Associação de Pilotos de Carros Antigos e Históricos. O Carrinho andava, deixando Porshe 914 para trás...

 A categoria está bem organizada, alinhando em média 23 carros, dos 32 prontos, (tem por volta de mais 10 sendo construídos) gravando as próprias provas para exibi-las em breve para todos, e irá sortear diversos brindes para o público. Além disto, haverá o sorteio de uma moto ainda este ano. Coisa rara no automobilismo hoje em dia tamanho investimento e carinho com um publico fiel de quem não é cobrado nada para assistir às provas.

Nas duas primeiras etapas sobrou emoção. Intensa disputa e troca de posições, muitas curvas divididas, rodadas,  batidas leves e fortes, provenientes de erros ou simplesmente de disputas de posição, os carros saindo de frente e de traseira... é preciso muito mais braço do que motor para vencer nesta categoria. Não que a fera seja mansa, são aproximadamente 280, 300cv de potência tentando sair pelo diferencial de uma vez só.

Enfim, Vale a pena ir conferir ao vivo os pegas na pista, é um retorno no tempo e uma emoção de se ver disputas como a muito tempo não havia nas pistas.

Organizados também são os pilotos. Encabeçados por Rodrigo Telles, Nelson Sant´Anna Marcos Maragno, José Curado, Rodrigo Helal, Robson Molly e Regina Calderoni, Eles fundaram a Associação de pilotos de Automobilismo da Old Stock Race. Já são reconhecidos pela FASP e pela diretoria da categoria e conseguiram muitas coisas em pouco tempo.

Com mais de 20 pilotos no momento, o intuito é de colaborar e engrandecer ainda mais o espetáculo,  e eles tem conseguido. Já nesta 3ª etapa que ocorrerá no próximo domingo, 05 de junho em Interlagos, haverá show de acrobacias sobre motos e sorteio de brindes. Tudo proposto pela associação, e aprovado e supervisionado pela direção da categoria e pela FASP.

Parabéns aos pilotos e à diretoria!

Rui Amaral Jr


12 comentários:

  1. Estou curtindo a categoria, mas bem que poderiam ter retrocedido só um poquinho de anos e incluir alguns Mavericks na jogada, ai teriamos de novo uma pequena guerra de preparadores né ........ rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Mamma mia! Que arquivo precioso de fotos! Esse é um 'post' para saborear, mas fica o agradecimento por partilhar conosco, Rui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter, coisas do Caíto e Rodrigo, fora o que perco!!!rsrrs

      Um abração

      Excluir
  3. A proposição do Marco Barral é boa demais para eu não dizer "boa idéia", portanto...boa idéia!
    Maior apoio ao amigo Rodrigo Telles e ao Mestre Caito. Finalmente aparece alguém pra gente torcer.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "boa ideia" é impossível Caranguejo, a categoria é só de Opalas, vou transmitir ao Caíto, pode ser que amanhã eu vá com ele à Interlagos depois te conto.

      Excluir
  4. Rui!!! Só posso dizer... obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  5. A Divisão 3 foi deliciosa de assistir e é genial de revisitar.

    Esse Opala do PVDelamara era muito bonito, mas preferi o duas portas ao quatro portas. Num tempo em que a aerodinâmica mal chegava aos protótipos, o carro de Delamare já tinha spoilers e capô aberto.

    Na foto do Delamare, tirada na entrada da curva 3 de Interlagos, se vê o terreno todo terraplanado. Será que, naquele tempo, éramos todos criminosos que destruiam o meio ambiente, ou há hoje uma bobeira geral sobre como cuidar do meio ambiente? Acho que os de hoje somos bobos.

    A pintura Eletroradiobras era mais chamativa, eu preferia. Pode ser que eu me engane, mas já era outro motor, na evolução dos motores Opala. Mas que carro!

    E a notícia do Jornal da Tarde? Imaginem um jornal (coisa do passado), cobrindo o pré corrida (coisa do passado), do automobilismo brasileiro (coisa do passado).

    Por restaurar coisas boas do passado é que curti tanto o retorno da categoria só com Opala.

    Já falei muito: injustiça com o Avallone e o Furia, que não vou comentar.

    Valeu, Rui!

    ResponderExcluir
  6. Me gustó el Avallone D4, pero que maravilla ese Fúria Opala de Pedro Victor!!!
    Abrazo!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr