A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Otto Kutner

Jan Balder, Otto Kurtner e Marinho



Ontem recebi a noticia de que o engenheiro Otto Kutner nos havia deixado. Telefonou-me Benjamin Rangel informando. Benjamin era dos que sabia da importancia desse homem nas nossa vidas no campo do esporte motor. Ficamos ambos satisfeitos em saber que Jan Balder esteve entre os presentes nessa partida do engenheiro.
Tempos passados escrevi um artigo publicado por nosso amigo Joaquim Lopes - Mestre Joca - sobre uma façanha da carreira do engenheiro Otto Kuttner cuja complexidade em explicar a importância me trouxe várias críticas pessoais sobre o formato para entendimento geral do texto explicativo. Mas é que se trata de um processo mecâico realmente complicado de explicar o funcionamento a não ser que o "design"do sistema seja o objetivo principal. Qual seja , fazer diferente...

Otto Kuttner a meu ver foi um passo adiante no idos dos anos 70 e hoje se anuncia como o precursor que entendeu o processo físico do sistema uma vez que aqui e agora Otto Kuttner se faz presente de par e liga com os engenheiros mais atuantes nos projetos dos monoposto de Formula 1.

Este é um trecho do referido artigo que rabisquei:
"...Meu aprendizado sobre o “como” do sistema Pullrod me foi oferecido pelo engenheiro Otto Kuttner, da Volkswagen um dos grandes engenheiros de pista que jamais foram aproveitados no Brasil, por falta de seriedade nesse nosso esporte motor. Otto era um da dupla que estava encarregado de assistir aos construtores na Formula Super Vê, sob organização da Volkswagen e bênção de Wolfang Sauer.

O que eu aprendi sobre o sistema me foi passado por um piloto importante de São Paulo que testou o Austro Kaimann Super Vê, modificado por Otto Kuttner. Das observações do piloto eu entendi o “Porque” num exaustivo e delicioso exercício dentro do laboratório da minha mente. Decorridos quase 30 anos, por mais que eu busque na internet algum tema elaborado sobre o sistema Pullrod, nada encontro."

E continuamos a nada encontrar mas a engenharia "entendeu" mas tem dificuldade de explicar ou preferencialmente manter "secreto"o objetivo e resultantes do sistema "Pull Rod" aplicados nas suspensões dos monopostos hoje mais do que nunca dependentes de combinações aerodinâmicas que a suspensão e  a geometria do monoposto deve se acomodar para exercer sua função.

Quando Sebastian Vettel parecia um piloto diferente e nós buscávamos definir seu lado prodígio nos anos da Red Bull, eu, sem desejar me vangloriar escrevi sobre a experiencia do engenheiro Otto Kuttner no formula Super Vê Austro Kaimann sob o comando de Francisco - Chico- Lameirão. Anos após esse avento, de fato, quase 30 anos decorridos, um dia conversando com o Chico ele me disse numa exposição de fatos e prodigiosa memória que : "naquele dia, quando eu desci do carro eu tinha certeza que eu necessitava de uns 30 cavalos a mais de potência para sequer aprumar o carro nas curvas tirando o máximo do poder de aderência do monoposto. Eu estava literalmente empurrando os outros dentro das curvas..."
Para um "acertador"de carros no qual fiz sólida reputação aquelas palavras partindo do Chico, de longe o melhor comunicador das atitudes do carro na pista que eu conheci, se traduzia numa informação de ouro a por um dia em prática se a oportunidade pudesse acontecer.

Nos Anos Red Bull de ouro do Jovem Sebastian Vettel ele havia adquirido a habilidade de extrair o máximo em aderência da suspensão traseira do seu monoposto operando com o sistema Pull Rod. Era visível seu desempenho nas saídas de curva quando literalmente "estilingava" o seu monoposto em comparação aos outros concorrentes inclusive seu colega de equipe.

Ali se aliava o piloto com o benefício máximo do desempenho mecânico da suspensão e conjunto geométrico do carro. Eu havia percebido isso e descrito essa observação que justificava na real o motivo do superior desempenho convergente entre homem e máquina.

Ao passar para a equipe Ferrari, Sebastian se pôs em dúvidas quer por si mesmo quer pelo público torcedor e observador. Teve um ano difícil de ajuste na pilotagem.

Em seguida a Ferrari foi se valendo e se ajustando penosamente com o sistema Pull Rod em ambas as posições, frente e traseira de seus monopostos. Sebastian voltou a tirar gradualmente o máximo proveito do conjunto e sistema no qual adquirira prática e inclinação de pilotagem e gradualmente Kimi Raikonnen parece ter seguido o caminho por observação.

É fato inegável que o ajuste do sistema na suspensão dianteira - direcional - é muito complexa porque demanda tempo e recalibragem total dessa geometria onde o ângulo do pino mestre exige uma combinação precisa com o caster para acompanhar o pouso do"patch"- trilha- das rodas dianteiras na condução direcional do monoposto. De fato o "Offset" do aro, quer de rolagem central, negativa ou positiva representam uma absoluta importância na extração máxima do sistema. Nesse pormenor eu não tenho suficiente conhecimento de informação para definir se a engenharia das equipes se ajusta nessas alterações para melhor combinar o efeito superior do sistema Pull Rod. Isso demandaria jogos de rodas com múltiplos Offsets e todo o conjunto geométrico provavelmente ajustado e combinado com o coeficiente de aderência dos pneus. Isso representaria dividir e indiretamente disseminar a informação com os fabricantes de pneus... algo seguramente menos plausível. De maneira que eu acredito que combinam o melhor desempenho do carro pela via da aerodinâmica e nesse pontos os computadores e os protocolos originados pelo túnel de vento finalizam a secreta combinação de operação para determinada pista e condição meteorológica. Por parte da Mercedes eu estou seguro que o processo é próximo do aqui descrito. 

E...Otto Kuttner vive entre nós para sempre no mundo da velocidade, pioneirismo, competência e conhecimento.
Obrigado Otto.

"O reconhecimento é a memória do coração"

Ricardo Achcar


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...... , Caro RUI,  hoje a noticia não é das boas pois  OTTO KUTNER nos deixa. Foi um personagem muito importante para o nosso automobilismo de competição, mas a bem da verdade, talvez pelo seu jeito de ser, pouco apareceu. Engenheiro com  """" E """" maiúsculo da EQUIPE VEMAG foi a partir de uma sua pesquisa  que  os motores  dois tempos, três cilindros de  1. / 1.1 cc conseguiram  a potência de até  108 CVs, em que se há de se notar que estamos falando dos anos de 1960/61. Os pilotos da VEMAG, conseguiam andar na frente de famosas CARRETERAS  CHEVROLET CORVETTE  V8 e de outros carros também, inclusive em INTERLAGOS  antigo, o verdadeiro, graças a essa potência adquirida . Passando da  VEMAG para a VOLKSWAGEN foi um dos  mentores da implantação  da  categoria SUPER V, a melhor categoria até hoje existente e FORMULA V (((( esta  a segunda V )))))) e da vinda  para o BRASIL  dos autos da  ASTRO  KAIMANN, campeões estes durante sete anos dos campeonatos EUROPEUS para a categoria. Aqui com a concorrência  extremamente  forte do chassi POLAR de RICARDO ACHCAR OTTO KUTNER em pessoa redesenhou  um  auto  ASTRO - KAIMANN com uma suspensão dianteira tipo FULL ROAD, em que a um seu convite tive a primazia de o pilotar em sua estréia em GOIÂNIA me classificando para o grid de largada na segunda posição. Este auto foi feito em pouco mais de um mês a """" toque de caixa"""" mesmo. GUARANÁ com um POLAR, estava na minha frente mas eu  detinha uma folga impressionante , estava realmente confiante que iria ganhar aquela corrida quando a """" juventude """ do carro se fez presente dando um problema no trambulador. 
                Muitos anos mais tarde , aficionado que era de desenvolvimentos de autos em geral acompanhou  um que realizei de um ALPINE que denominei A 111, inclusive realizando ele um desenho de uma roda  para este projeto. Estava curioso do jeito que conseguimos  fazê-lo pois invertemos as bitolas  de como eram usados nestes autos. Além disso queria saber como iria funcionar o """"" casamento """"da suspensão CHEVETTE na dianteira com uma independente atrás além do câmbio HEWLAND de 5 M ,e de 524 KLGs  com 144 CVs. Infelizmente o auto saiu da """" minha mão """" , mas enfim , são algumas poucas palavras que gostaria de registrar para OTTO KUTNER.
Nosso automobilismo de competição deveria ter lhe dado condições para ele colocar algumas de suas idéias em prática...estaríamos em outro patamar com certeza.


                                              """""     Que DEUS o RECEBA em SUA NOVA JORNADA """""


                                                        Abraco amigo CiHICO. LAMEIRÃO 

Nosso amigo Julio Caio Azevedo Marques lidera Ingo Hoffman em Interlagos, ambos com Astro Kaimann. 


    


5 comentários:

  1. O automobilismo tem inúmeros 'Otto Kutner', ou seja, gênios que o grande público não conhece, mas cuja contribuição é decisiva.
    É no mínimo irônico que, nesses tempos em que o automóvel é um meio de transporte universal, objeto de desejo, o rei das cidades, o automobilismo siga tão obscurecido.
    A 'pegada' proposta pelo Achcar (automobilismo, como fronteira de inovação tecnológica) é uma grande sacada, que poderia gerar incentivos oficiais e privados. "R&D", como dizem os gringos: research and development.

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  2. Muito obrigado por mostrar que meu avô era alguém de contribuição muito significativa. Desde sempre ele se mostrou um homem muito sério e reservado porém com uma mente extremamente criativa. Ele tinha boas histórias para contar de lugares percorreu e opiniões bem formadas e embasadas sobre os assuntos mais diversos. De fato ele era muito interessante mas nunca contou vantagem ou puxou tais assuntos, sempre foi muito humilde e explicava sobre as coisas apenas quando perguntado, com muito humor.
    Eu sempre soube que ele era a pessoa mais inteligente que eu conheci mas nunca soube realmente sobre seus feitos. Muito obrigado por salvar a memória do Otto Kuttner.

    Demorei muito tempo para dar uma resposta.

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    Respostas
    1. Obrigado pelo depoimento, ele foi amigo do Chico, quee escreveu esste texto com boas lembranças e carinho. vou transmitir á ele, para que responda.

      Um abraço Rui.

      Deixe seu nome por favor!

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    2. Mas está escrita e' para o neto de OTTO KUTNER , cujo nome desconheço . São poucas palavras a sublinhar pois no texto anterior , logo após seu passamento , já tinha colocado o pouco que sabia de sua pessoa .......!!!!! Gostaria que você , seu neto , se sinta feliz por ter conhecido e convivido com OTTO , que como você mesmo falou , de ele ser uma pessoa reservada , simples e afável ......!!!! Eu por acaso não tive a sua sorte , pois quando nasci , meu avô , Francisco Lameirao , faleceu dois meses depois ......!!!!! Acredite , que sempre me dá tristeza esse facto , uma grande lacuna em meu existir .....!!!!

      Seu avô tinha um conhecimento técnico invejável .....!!!! Sabia disso , pois quem pertenceu na famosa Equipe VEMAG , tinha que ter """ algo """ .......!!!!! Mas somente pude ter uma melhor avaliação , quando corri a seu convite no ASTRO KAIMAN que ele redesenhou com uma suspensão dianteira FULL ROAD ........, moderníssima para a época e super atual .....!!!! Com um auto feito em menos de trinta dias , o alinhei na primeira fila da melhor categoria que houve no BRASIL até a data de hoje ......!!!!! Senti que ia ganhar aquela corrida , mas como também comentei , o ter feito o auto em tão pouco tempo , teve seu preço , mas em fim , corridas são assim mesmo ..........!!!!! Ainda a salientar que a FORMULA SUPER V VOLKSWAGEN seu avô a ajudou imensamente a levanta- lá .......!!!!!


      Nosso automobilismo nacional , está no momento , precisando de mais OTTO KUTNER ( s ) como ele ........!!!!!!! Pode se orgulhar dele , sem hesitação ......



      Abraço amigo , CHICO LAMEIRAO Mas está escrita e' para o neto de OTTO KUTNER , cujo nome desconheço . São poucas palavras a sublinhar pois no texto anterior , logo após seu passamento , já tinha colocado o pouco que sabia de sua pessoa .......!!!!! Gostaria que você , seu neto , se sinta feliz por ter conhecido e convivido com OTTO , que como você mesmo falou , de ele ser uma pessoa reservada , simples e afável ......!!!! Eu por acaso não tive a sua sorte , pois quando nasci , meu avô , Francisco Lameirao , faleceu dois meses depois ......!!!!! Acredite , que sempre me dá tristeza esse facto , uma grande lacuna em meu existir .....!!!!

      Seu avô tinha um conhecimento técnico invejável .....!!!! Sabia disso , pois quem pertenceu na famosa Equipe VEMAG , tinha que ter """ algo """ .......!!!!! Mas somente pude ter uma melhor avaliação , quando corri a seu convite no ASTRO KAIMAN que ele redesenhou com uma suspensão dianteira FULL ROAD ........, moderníssima para a época e super atual .....!!!! Com um auto feito em menos de trinta dias , o alinhei na primeira fila da melhor categoria que houve no BRASIL até a data de hoje ......!!!!! Senti que ia ganhar aquela corrida , mas como também comentei , o ter feito o auto em tão pouco tempo , teve seu preço , mas em fim , corridas são assim mesmo ..........!!!!! Ainda a salientar que a FORMULA SUPER V VOLKSWAGEN seu avô a ajudou imensamente a levanta- lá .......!!!!!


      Nosso automobilismo nacional , está no momento , precisando de mais OTTO KUTNER ( s ) como ele ........!!!!!!! Pode se orgulhar dele , sem hesitação ......



      Abraço amigo , Chiico Lameirão

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    3. Fico muito feliz em ler isso, mais uma vez obrigado por manter viva a memória do meu avô.
      Meu nome é Marco Kuttner.

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Rui Amaral Jr