A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Formula 2...

Carlos Pace e a incrível Surtees TS 10 já tomando o Bico de Pato seguido de longe pelos outros!


Criada em 1947 a F. Dois veio trazer oportunidade aos pilotos que queriam competir numa categoria internacional e ao mesmo tempo mais em conta que a Grand Prix e depois de 1950 a F.Um.
De 1947 à 1953 usava os motores aspirados de 2.000cc ou comprimidos de 500cc, depois de 1957 à 1960 apenas motores aspirados de 1.500cc  depois de idas e vindas quando ela chegou à chamar Formula Junior, de 1967 à 1971 usava motores de 1.600 aspirados e o seu bloco tinha que vir de projetos com no mínimo 500 unidades produzidas sendo permitido um máximo de seis cilindros.

 Ciccio Ascari e a Ferrari 500.


Década de 1960...os grandes também corriam na F.Dois
Jimmy Clark de Lotus 35 Cosworth seguido de Hulme de Brabham BT16 Cosworth.
 Big John Surtees de Lola Cosworth seguido de Graham Hill Lotus BRM e Alan Rees Brabham Cosworth.
 Rindt, Hulme e Alan Rees todos de Brabham BT16 Cosworth seguidos de Big John de Lola T60 Cosworth.
Hulme de Brabham lidera Rindt e um pelotão...

1972 os motores foram os de 2.000cc com no mínimo 1.000 unidades produzidas e no máximo seis cilindros, depois de 1973 à 1975 com os mesmos  2.000cc eram permitidos motores com cem unidades construídas e novamente no Maximo de seis cilindros.
De 1976 até o seu fim em 1984 eram permitidos motores puros de corrida com os mesmos 2.000cc e com no máximo seis cilindros.Nos anos de 1952/53 a F. Um foi disputada com os carros da F.Dois e em ambos anos Alberto “Ciccio” Ascari foi o vencedor do campeonato com a quase imbatível Ferrari 500 com otor 2.000cc de quatro cilindros em linha.

Interlagos 1971
















  


Interlagos 1972

Mike "The Bike" Hailwood.

Emerson lidera Mike e Pace.
 Wilsinho, Schenken, Peterson e Mike.
Chico Lameirão e o March 722 BDA-Hart.













Lian Duarte e o Surtees BDA-Hart que dividiu com Luiz Pereira Bueno, infelizmente não tenho nenhuma foto do Mestre neste carro. 
Hill no Tarumã



Nos anos de 1971/72 o Brasil foi sede de dois torneios da categoria com corridas em Interlagos, Tarumã e na cidade de Córdoba na Argentina.   
Assisti todas as corridas de Interlagos e quem também assistiu sabe da da emoção para nós que foi ver logo na primeira corrida a pole de Wilsinho Fittipaldi que corria com um March 712M-FVA cravar a pole com o incrível tempo de 2”42`8/10 e depois a vitória de Emerson pilotando a Lotus 69-FVA na corrida a melhor volta foi do Sueco Voador com 2”42’2/10.  
Nas fotos de meu amigo Rogério da Luz alguns dos carros que competiram nas duas temporadas, o interessante é que ele fotografava das arquibancadas e apesar da maravilhas das fotos ainda não era profissional.
Na temporada de 1972 os bichos papões foram as Surtees TS10 BDA/Hart da dupla Carlos Pace e Mike Hailwood tendo Emerson com a Lotus 69-BDF Coswort vencido a primeira corrida quando a pole foi de Wilsinho com a Brabham BT38 - BDE Novamotor com o tempo de 2”42’4/10 e a melhor volta de Tim Schenken com a Brabham BT38 BDF Cosworth.
Já na segunda etapa os carros da Matchbox Tean Surtees de Pace e Hailwood detonaram os tempos tendo Pace na segunda etapa vencido e feitom a melhor volta com 2”39’4/10  e na terceira prova quando Hailwood foi o vencedor nosso grande Pace fez a pole com 2”39’12/100 e a melhor volta da corrida com 2”37’90/100.

Quem assistiu não esquece...aos grandes nomes que aqui correram e ao amigo Rogério da Luz.


Rui Amaral Jr




10 comentários:

  1. Assisri aos Torneios de 1972 e de 1973. Apaixonante!
    Uma categoriáçompetitiva, com motores remotamente derivados de çárro de rua, povoada de equipes de ponta e pkr pilotos de ponta. Era muito boa.de.assistir e ficava melhor.ainda quando.Persin,emerskn, wilson, Pace e Reutemann disputavám as vitórias,
    Estranhamente, nunca o campeao da F2.foi campeao.da.F1. (Hamiltomm é a exceção.

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    1. O máximo Walter! E como o Caranguejo comentou pilotos graduados não marcavam pontos, caso contrário Rindt teria vencido uns 10 títulos!!!

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  2. Eu tinha esquecido esse detalhe crucial: os pilotos graduados da F1 nao contavam pontos no campeonato da F2.
    Com licença, Rui, apresento o comentário anterior, de novo, mas sem tantos erros.
    Assisti aos Torneios de 1972 e de 1973. Apaixonante!
    Uma categoria competitiva, com motores remotamente derivados de carros de rua, povoada de equipes de ponta e por pilotos de ponta. Era muito boa de assistir e ficava melhorainda quando Peterson,Emerson, Wilson, Pace e Reutemann disputavam as vitórias,
    Estranhamente, nunca o campeao da F2 foi campeao da F1. Hamiltom é a exceção.

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  3. Lotus, Brabham, March, Surtees, Tecno... las marcas de la F1 estaban presentes con sus coches en la F2, que hermosos años aquellos!
    Abrazo!

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  4. Faço um pleito muito cara - de - pau: o Lamierao na falaria algumas palavras sobre esses carros? E esses pilotos?
    È evidente que o carro dele năo era competitivo, mas ele viu as coisas do lado de dentro...

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    1. rsrsrs...vou pedir à ele Walter, ele está viajando, assim que voltar peço, algumas coisas ele me contou faz muito tempo, vamos aguardar!

      Um abraço

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  5. - Congratulo a todos os envolvidos, por toda esta cultura de automobilismo de competição aqui mostrada.
    - As fotos do então "amador" Da Luz são maravilhosas
    - Informações como : Que pilotos graduados não computavam pontos na F2, é muito interessante e curiosa, pois mesmo assim vários grandes nomes participavam assiduamente.
    - Tive a oportunidade de ver a F2 em Interlagos e ter a consciência de que entre aqueles Feras, havia o legendário e Gigante esportista Graham Hill.

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  6. - Ahhh ! Vou apreciar imensamente o que o Grande Chiquinho Lameirão puder relatar e comentar sobre esta F2.

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Rui Amaral Jr