A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dante Di Camillo

Dante
Bird Clemente e Dante.

Dante di Camillo era um destes homens que parecia ter gasolina nas veias...
link

 25 Horas de Interlagos 1975, 6º lugar na geral. 
 500 KM Itacolomi, com Roberto Dal Pont vitória na categoria.








  
Nos anos 1980 Dante com amigos abriu uma choperia na Av. Henrique Schaumann o Talbot ( Talbot Lago - marca de um dos carros ícones do automobilismo do começo do século passado )  em São Paulo, depois vendeu ao meu amigo Expedito Marazzi...outro dia conto mais sobre.


Conheci Dante quase ao final de sua vida em um dos churrascos na oficina do Gabriel Marazzi, conversamos um tempão afinal os amigos em comum eram muitos, Expedito Marazzi, Julinho Pignatari...não nos encontramos mais e agora recebo de um amigo seu as fotos que mostram um pouco da vida deste verdadeiro aventureiro e algumas informações que com o tempo vou mostrando à vocês.

Ao Dante...ele viveu!

Rui Amaral Jr  


 Dante no dia da homenagem ao grande Luiz Pereira Bueno.



Grande Dante! Uma figuraça, com muita história no automobilismo brasileiro. E ele gostava de contar. Tomei conhecimento do Dante, no inicio dos anos 60, correndo de DKW. Eu como um ferrenho torcedor daqueles carros, identificava um por um, nas (poucas) listas impressas, que eram distribuídas em algumas corridas, principalmente as mais longas, como Mil Milhas. Só fui conhecê-lo pessoalmente, em meados dos anos 70, ao comprar dele uma moto Honda 500F, na loja de automóveis que ele tinha perto do Lgo. Sta Cecilia. Vi varias corridas que ele participou e na fase "Demolition Car", junto com o Stanley Ostrower. Depois mais recentemente nos eventos de Interlagos e outros, em homenagem ao Luizinho. Infelizmente nos deixou, antes do combinado. Legal essa sua lembrança e essas fotos, Rui. 

Romeu Nardini.




PS: Depois de postado recebi estas fotos e o comentário de meu amigo Don Romeu Nardini, como vemos eram muitos amigos em comum, pena que não convivi com esta figuraça! 


Obrigado Romeu, um abração!

Rui



PS: Dois dias depois do post recebo este comentário emocionante do Chico;

. , pois 'e RUI , a bem da verdade só sei algumas poucas coisas de DANTE ....!!!!!!! A primeira 'e que nos anos 60 , havia alguns pilotos , que não eram das equipes de fabrica , mas que """" mandavam ver """" , bem , e DANTE esta incluído nesse pequeno grupo , que a meu ver , dos que corriam nos DKWs , eram AROUCA vulgo VOLANTE TREZE , LAURO SOARES e HENRIQUE IWERS este do R G SUL , e nos GORDINIs havia JOÃO BRAVO CALDEIRA , muito forte e que ainda corre até aos dias atuais ......!!!!!!!! Qualquer destes , poderiam ter representado as equipes de fabrica , bem. 

A DANTE , lhe vendi o primeiríssimo DKW MALZONI , com desenho único e ainda feito de chapa e 'a mão ......!!!!!!!! Não sei para quem DANTI o vendeu , só sei que este auto foi para em PETRÓPOLIS e a algum tempo atrás , depois de um excelente reparo, esta atualmente nas mãos de KIKO MALZONI . No currículo deste auto , est'a que o grande MARINHO, venceu algumas corridas com ele , que depois destas eu o comprei para meu uso , e que foi o carro que me deu mais satisfação de o pilotar em STREETs , juntamente com o meu CHAPARRAL , vulgo , CHEVY 500 , mas isso já 'e uma outra história......!!!!!!!!

O falecimento de DANTE , no dia do enterro , também diz muito como era a sua personalidade , pois para acompanha- lo, tinha um grupo tocando um JAZZ tipo NEW ORLEANS , em tom baixo , mas em uma hora que 'e normalmente de pesar , foi simplesmente respeitosa e sublime ao mesmo tempo.......!!!!!! 


Abraço amigo de CHICO LAMEIRÃO 

Obrigado Chico, um abração.




sábado, 29 de agosto de 2015

Quem????


 É interessante a vida...conheci o piloto destes carros num dos churrascos na oficina do Gabriel Marazzi, já havíamos nos cruzado nas pistas mas nunca conversamos...neste dia conversamos um tempão lembrando os grandes amigos que tínhamos em comum. Combinamos outro bate papo num próximo churrasco mas infelizmente ele faleceu.
Quem era este grande cara?

Rui Amaral Jr
  

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Thais Roland...mecânica.




Neste sábado minha amiga Thais estará apresentando seu mundo à mulheres e marmanjos também. O mundo desta menina bonita é a mecânica e podem ter certeza que ela entende muito do assunto, pois é uma mecânica de mão cheia, especialista nos motores V8 como de seu Maverick que ela mesmo restaurou. Esperamos todos neste Sábado no auditório da ASSOBRAV à Av. José Maria Whitaker nº 603 Vila Mariana às 14.30h onde ela apresentará à todos uma noção básica de mecânica e manutenção de automóveis.  







quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Turito & Manduca

Eu Manduca e Arturão em Interlagos dois anos atrás...
Manduca, Heitor Luciano Nogueira Filho e Arturão em Interlagos.

Terça feira 26 de Agosto de 2015...pego o carro e vou até São Caetano do Sul visitar meu amigo Arturão e ver alguns negócios, chegando lá estava ele na porta de sua casa com o sorriso de sempre. Saímos pelo ABC, visitamos uma oficina que prepara um Old Stock, visitamos alguns amigos e vamos visitar o Manduca - Andreoni - ( Manduca e eu somos amigos de juventude e morávamos no mesmo bairro em São Paulo, o Pacaembu ) e lá passamos algumas horas agradáveis de um papo solto e muitas risadas, fora o telefonema que recebi quando lá estava do Biju Rangel, e ele e o Manduca fofocaram uns 20 minutos! . 
À noite quando fui deixá-lo  em casa vejo algumas fotos e recortes de jornais, estes que mostro agora, a surpresa e que por lá tem muito mais e logo vou digitalizar tudo e trazer para vocês.







 Arturão vindo de lado na chuva em Jacarepaguá.
 Com Edson Yoshikuma em sua cola...
 Vencendo com Amadeo Campos colado. 

 Com Jr Lara Campos em seu encalço.
Em Interlagos

Dia mais que agradável, memorável, um abração Manduca e Arturo.

Rui Amaral Jr

PS: Turito é como o Arturo é conhecido no Rio Grande do Sul.   
    

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

GP da Belgica - Spa 2015

          Lewis - Foto REUTERS    
 Grosjean - Foto AP
Tião na última volta da 900ª corrida da Ferrari na F.Um! Foto REUTERS
Corrida completa.




quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Interlagos












1969 - Aos 16 anos quando chegava a então ótima revista Quatro Rodas eu não lia nada, nadinha, antes de ler o caderno “Alta Rotação” que era o que me interessava, as corridas e novidades do esporte. Nesta edição na página anterior do citado caderno vejo uma excelente reportagem do Pedro Victor de Lamare testando o AC-Puma protótipo com motor VW desenhado por Anísio Campos e feito pela Puma, um dia vou pedir ao Chico - Lameirão - para que conte para vocês suas andanças com este carro, à mim ele já contou mas eu não saberia reproduzir com sua riqueza de detalhes. No texto Pedro conta que logo o carro virá com um motor VW preparado por Roger Resny e sobre este grande preparador fico devendo um post à vocês!
E...na primeira matéria do caderno meu coração palpita ao ver o andamento da reforma de Interlagos...já sabia que era lá que eu iria estrear nas pistas como de fato aconteceu exatos dois anos depois desta edição de Março de 1969...peguei meu carro, um Karmann Ghia branco e lá fui ver como andavam os trabalhos.
Lembro que a reforma da pista havia começado na administração do grande prefeito e também um grande homem, o Brigadeiro Faria Lima, e prometia fazer de Interlagos uma moderna pista aproveitando seu maravilhoso traçado apenas modernizando e      melhorando muito o que já era bom. Os boxes saíram de “Café” e foram para a entrada da curva “Um”, um túnel foi feito para que seu acesso fosse por baixo da “Reta dos Boxes”...mais vocês verão no texto da reportagem. 
Pois bem, Interlagos serviu muito bem à todos, Bernie começava à mandar na F.Um mas ainda não era o senhor absoluto dos destinos, e muito menos a administração de nossa cidade era comandada por nenhum desvairado que assinasse um contrato com a categoria que deixasse ao bel prazer de seus dirigentes os destinos de nossa pista, como acontece hoje.
Chega o ano de 1978 e Interlagos perde a realização do GP Brasil de F.Um para o Rio de Janeiro e o belo e saudoso Jacarepaguá, durante treze anos nosso GP foi disputado lá e um dia por falta de verba da prefeitura do Rio o GP volta à Interlagos, não sem antes nossa prefeitura assinar com Bernie um contrato leonino onde o então já senhor da F.Um dita as regras, faz e desfaz, simplesmente manda!
E para termos o GP de volta Bernie resolve que os 8 KM de extensão do autódromo, então já rebatizado com o nome de José Carlos Pace, deve perder metade de seu tamanho e ordena à nossa prefeitura que efetue o serviço.
Entra então em cena Ayrton Senna o grande campeão, um dos grandes campeões de todos os tempos na história do automobilismo mas certamente mal orientado por algum puxa saco de plantão, e eles estão sempre presentes, que certamente insuflando seu ego o convence daquela ideia de fazer um “S” logo depois da Reta dos Boxes tirando do belo traçado aquela seqüência emocionante que eram as curvas “Um”, “Dois” a descida do Retão com 850 metros a desafiante curva “Três”, cortando a maravilhosa curva do “Sol” pela metade e invertendo o seu sentido, deixando do antigo traçado apenas o “S’ original, “Pinheirinho”, “Bico de Pato”, “Mergulho” e descaracterizando totalmente a curva da “Junção” fazendo dela uma alavanca perigosa para a “Subida dos Boxes” onde vários acidentes já aconteceram pela forma perigosa com que ela foi modificada.

 O "S" onde nosso grande campeão deixou sua impressão digital ou inicial na mutilação!

A pista era maravilhosa e nesta modificação foi transformada neste circuitinho onde hoje a atual administração de nossa prefeitura comete as maiores barbaridades deixando na mão milhares que dela sobrevivem. 
Não é saudosismo, simplesmente tristeza por todas atrocidades que fizeram e fazem em nosso templo!

Rui Amaral Jr