A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Tony Brise



  Uma espessa nevoa, daquelas que quem conhece a Inglaterra sabe bem como são, levou de nós, os aficionados pelo automobilismo, o grande piloto à esta altura aposentado Grahan Hill, vencedor da tríplice coroa do automobilismo, Indianápolis, 24 Horas e Le Mans  e bi Campeão do Mundo de Formula Um e um piloto contratado por Hill para ser seu substituto e que já à esta altura se destacava, Tony Brise. 

Brise venceu em 1973 dois dos mais importantes campeonatos britânicos de Formula 3, correu na Formula 5.000 e em 1975 aos 23 anos estreou na Formula Um no desastrado GP da Espanha em Montjuich e depois da lambança toda da corrida mesmo tendo largado em 21º chegou no sétimo lugar, na corrida seguinte em Mônaco ficou de fora e aproveitou para correr a tradicional prova da F.3 do Principado tendo nesta corrida feito a pole e a melhor volta. Não lembro o motivo mas na derradeira bateria largou no final do grid de 18 carros e numa corrida de recuperação encontrou o piloto brasileiro Alex Dias Ribeiro que segurava o segundo lugar e...

1975 - Formula 3 no Principado e Tony com seu Modus M1 Ford TC/Brown encontra Lequinho no March 753 Tayota/Novamotor.



 GP da França Le Castellet em sua quarta corrida na F.um já brigando com as feras!

Já no próximo GP da F.Um em Zolder na Bélgica estava pilotando uma Embassy-Lola GH1, largou num ótimo sétimo lugar mas problemas de motor o tiraram da corrida na 17ª volta. No GP seguinte em Anderstop apesar de largar apenas no 21º lugar conquistou um belo sexto sendo seu único ponto na F.Um. Nos GP finais do campeonato sempre apareceu competitivo, tendo largado em sexto no GP da Itália em Monza, mas várias quebras o impediram de pontuar.

Hill e seu Embassy 

Naquele 29 de Novembro de 1975 Hil, Brise e quatro membros da equipe voltavam para Londres depois de um treino em Pau Ricard, foi quando o Piper Azteca encontrou a densa neblina que pairava sobre Londres...  


Rui Amaral Jr 

Ao Walter e Paulo Alexandre.

8 comentários:

  1. Valeu, Rui!
    Esse Brise era muito rápido e faria a diferença, mas ele, como Pace, foi vítima do mau tempo em vôo. Lembro da manchete da Autosprint: "Nevoa ou gelo?"; se especulava que as asas do avião pudessem ter congelado.
    No grid dos que não tiveram chance, entre 1975 e 1978, perdemos caras importantes como Pace e Brise, mais Peterson e tantos outros, cujas mortes redefiniram a F1.
    Li de novo a lista dos participantes dos Gps de Mônaco de F3, de 1972 a 1978 (do Renzo Zorzi veio o Pryce, do Pryce o Brise e deles o Gp de Mônaco de F3). Tem muitos brasileiros participando, nenhum podium brasileiro, nenhuma vitória de campeão do mundo de F1, embora vários tenham participado (Hunt, Jones, Prost). Há brasileiros de quem nem lembramos, nem escrevemos, com Aryon Cornelsen, ou Mario Ferraris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Walter, vc viu a longa lista dos inscritos, 50/60 carros e acredito que só 20 largavam...entre eles meus amigos Teleco, Zé Pedro e outros! Devo visitar o Teleco em breve e arranco algo do Alicatão!!!

      Abs

      Excluir
  2. walter, não é bem assim.
    Creio que dos vencedores do GP Monaco de F3, houve dois vencedores que foram campeões do mundo. Alain Prost venceu em 1979 e Jackie Stewart em 1963 ou 1964 (?)
    Mas a prova nunca fez parte do campeonato europeu. não contava para a pontuação do dito.
    Prost em 1979 foi campeão de F3 com 7 vitórias em 12... mais a vitória no Monaco.

    Paulo Alexandre Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Paulo, em 79 venceu o francês pilotando um Martini MK27 e em 64 Stewart com um Cooper T72-BMC.

      Excluir
  3. Verdade, me enganei quanto aos campeões. Somados são sete títulos, nada mal. Obrigado pelo alerta.

    ResponderExcluir
  4. Nos anos setenta, tradicionalmente se dizia que se o piloto vencesse o GP de F3 em Mônaco, no ano seguinte estaria na F1.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  5. Complementando, Lewis Hamilton venceu o GP F3 de 2005 com seu Dallara Mercedes, entrando para o rol dos campeões mundiais da Fórmula 1, que venceram nas ruas do Principado. Aliás, não me recordo que tenha ocorrido outra disputa da Fórmula 3 em Montecarlo, pós 2005. Alguém sabe?
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  6. Valeu Walter, Paulo e Caranguejo. Na verdade Lequinho vinha disputando a posição com Brise, não sei pq Brise que fez a pole entre os oitenta pilotos que tentavam se classificar para a final havia largado no final do grid de 18 carros e vinha se recuperando e tentando passar para o segundo lugar que Lequinho sustentava sabe-se lá como...vou mudar o texto e adicionar mais duas fotos que o Caranguejo enviou. Às vezes erro, escreve geralmente sem nada pesquisar, e nada melhor do que te-los ao meu lado para me corrigir!

    Obrigadão

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr