A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 23 de março de 2015

Conta Chico

6 Horas de Vila Real 1969

... , pois é RUI, a 1.000 metros a partir desse ponto da largada, tem uma curva chamada """ da TIMPEIRA"""" que é a de mais alta que tem no CIRCUITO de VILA REAl , e se fazia - à """" pé em baixo""" . De F. FORD estaria-se à um pouco mais de 200 KLMs/ H, e foi aí que justamente me quebrou um bool JOINT da suspensão traseira direita em que com isso eu fiz 4 / 360 graus em que nos primeiros 180 graus o auto ficou em duas rodas.........!!!!!!! , no que levantei o braço esquerdo para ter mais movimento dentro do COKPIT e com a mão direita fui a cada 180 graus corrigindo para o carro ter um pouco mais de """ apoio"""" no asfalto , mas a bem da verdade foi o """"" LÁ de CIMA"""" que """" ORDENOU""" que eu não batesse em nada......!!!!!! Para você ter uma ideia neste circuito que mescla cidade e estrada, MARIO ARAÚJO CABRAL em um PORSCHE 917 chegou à velocidade de 320 KLM/ H, onde não havia guard rail algum, se atravessava duas pontes e dois trilhos de trem ou comboio como dizem nossos irmãos portugueses...... É parece que os pilotos daquela época, tinham outros """" sangues""""......!!!!!!!!!!! Sempre descrevo que o CIRCUITO de VILA REAL foi o mais emocionante que corri , não tenho duvida alguma disso ......



Abraco amigo de CHICO LAMEIRÃO 

-------------------------------------------------------------

Foto que peguei no grupo de Vila Real do Facebbok e enviei ao Chico, fã incondicional do circuito, agradeço à todo pessoal do grupo e especialmente à Vitor Capeloa que postou a foto.

Rui Amaral Jr 

6 comentários:

  1. Olá amigos,
    Leio com atenção aos comentários de um dos mestres da pilotagem, o Chico Lameirão. Fico imaginando o patrocínio do Chico, anos a fio, da Motoradio. Claro que não foi de graça, ele o obteve às custas de grandes resultados nas pistas, o que evidentemente traz a exposição do produto na mídia como ainda hoje. Às vezes até fico pensando que, mais de 30 anos atrás, haviam grandes investimentos no esporte motor. A propósito dos ball joints (juntas esféricas) mencionadas no acidente de Chico, desde o kartismo são muito utilizadas, e em especial nos carros de fórmula, devido à possibilidade excepcional no acerto de suspensão (alinhamento, cáster e camber). Mas o desgaste dessas micropeças, devido ao atrito da esfera com a capa, pode trazer resultados imprevisíveis, por isso o exame detalhado do item após cada corrida. Vale lembrar, ainda, que se usaram as ball joints até em carros turismo no Brasil, no início da década de 1990 (camp brasileiro marcas). Neste último caso, não me refiro às juntas esféricas (pivôs de bandejas, que também são juntas esféricas) que são itens de fábrica sob os McPherson, mas sim às receitas artesanais de preparadores com braços sob medida, obtendo valores de cáster e câmber diferenciados conforme a sinuosidade de cada pista.
    luizborgmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Borgamann como vc bem frisa os ball joints eram delicados e motivos de muitos acidentes em várias categoria desde a F.Um até o kart. Um abraço

      Excluir
  2. Eu tenho um certo fascinio por pistas em ruas e estradas. Nada parecido com Monaco, mas sim espaços abertos, retas longas, mais para o estilo de Spa ou Nurburgring.
    Moro em Sao Paulo e sempre imaginei um circuito de rua, no entorno do estadio do Pacaembu, muito sinuoso, subidas e descidas fortes, com possibilidade de retas longas.
    Mas nao consigo imaginar o que seria, como em Vila Real, andar de Lola T70, passandosobre trilhos. Completamente insano!
    Claramente, aqueles pilotos tinham outro sangue, como diz o Lameirao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Walter, de minha carreira tão curta e bissexta minha maior decepção foi nunca ter corrido um Targa Florio cada vez que ia à Campos do Jordão pela serra velha ficava imaginando um corrida. quanto ao Pacaembu eu morava com meus pais na rua Morro Verde e minhas aventuras automobilísticas começaram justamente na rua Itápolis, primeiro com os rolimãs depois aos 15 anos com um Impala SS 64, ontem mesmo em Limeira encontrei um antigo vizinho e comentávamos sobre. Agora não conte à ninguém que já tirei rachas por lá que fica chato!!!rsrs Um abraço

      Excluir
  3. Pois a Rua Itápolis não figurava em meu circuito imaginário pelo Pacaembu. Mas deveria estar, porque é plana, larga e sinuosa. O Pacaembu seria um palco bonito para o público e desafiador, como pista, para uma bela corrida de rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que houve uma ou duas corridas no Pacaembu Walter com Fangio, seu Chico e tudo mais, acredito ter algumas fotos, vou procurar.

      Abs

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr