A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 7 de dezembro de 2014

Conta Ronaldão!

Tudo começou com eles!
Emerson vencendo em Watkins Glem.
Rindt com Chapmam e Duckworth
 Emerson, Chapman, Milles e Rindt.
 Hill e o 72.
Hill e Lotus campeões do mundo em 1968. 

Bom dia Grandalhão.....Estava pensando aqui, como o Emerson é rabudo. A HISTÓRIA com H mesmo pois é verdadeira, começa em 7 de abril de 1968, com a morte do Jim Clark...Clark era primeiríssimo piloto do Team Lotus...Iria fatalmente ganhar o campeonato de 1968,69 e 70 ainda estaria na F1 com certeza. Ele morrendo o Graham Hill foi para 1º. E em 1969 teve aquele acidente em Watcks Glen quebrando as 2 pernas e saindo da Lotus. Aí vem o Jochen Rindt....Que morreu em Monza, no carro do Emerson, já que ele tinha destruído a novíssima Lotus 72 que tinha ganho de presente do Chapman. Rindt conquistando o título de 70 não ia parar em 71 . Muito menos o Miles...Mudanças totais na história.Aí o John Miles desistiu de ser o 1º piloto do Team Lotus e abandonou o automobilismo. Em seguida a Lotus depois do forfait de 2 corridas , Monza e Canadá, vai para Watkins Glen com dois novatos , Emerson e Wisell , e o Emerson ganha.....Depois das desistências de Stewart (motor) e a falta de gasolina do Pedro Rodriguez.

Jo e Pedro.
Pedro e a BRM.
Jo
Rindt com a 49


Muito bem.....Em 1971, a Lotus não foi bem, mas 2 pilotaços também desaparecem...Pedro Rodriguez que tinha reerguido a BRM ,e Jo Siffert que depois de Rodriguez passou a 1º piloto do time. Imagina esses 2 em 1972...Emerson ia ter que brigar bem mais pelo título com certeza.Depois no final de 1973 a morte do Cevert...Ora o Stewart ,após a conquista do tri , ia parar mesmo, e o Cevert ia ser o 1º piloto da Tyrrell em 1974...Ora, se o Jody Scheckter , um novato ainda, já deu trabalho , imagina o Cevert ...

Cevert e Stewart.
Cevert.

Só nessa histórinha aí foram 6 pilotos de ponta que foram embora....CLARK,HILL,RINDT,RODRIGUEZ,SIFFERT E CEVERT.
E nem estou colocando o Bruce Mclaren que morreu no começo de 1970 , pois para mim ele não interferiria na carreira do Emerson.
Isso sem falar no fim da carreira de Jack Brabham em 70 tb....A Brabham caiu bem em 1971 ....Só foi se reerguer em 1974.

Emerson e Hill em 1972.
1973 já com o #1 de campeão do mundo!
 Luizinho, Chris Steel, Ricardo e Antonio Ferreirinha na F. Ford inglesa.
Ricardo e Luizinho

 Ricardo e Emerson na F.Ford no Rio de Janeiro de bermuda branca Antonio Ferreirinha.
Luizinho estreia o 908/2 com vitória, lá atrás entre outros vejo Jan Balder.
Luizinho em Interlagos.

É cara quando o sujeito vem com a BUZANFA pra Lua não tem jeito...

Como bem disse o Bird ....Deus põe o dedo em um...E esse um foi o mulequinho da Willys...Hi,,,outra sorte...Já que na frente dele vinham o Luizinho, Bird,Lameirão, Carol, Wilsinho....

O cara é rabudo mesmo...

XXXiiiii, lembrando ainda....1969, Qdo o Luizinho voltou para o Brasil ( não quis ficar na Inglaterra e veio junto com o Aschcar para buscar patrocínio para o mesmo ) o Emerson fez o caminho inverso e foi para a Europa....Estrela é estrela meu amigo.

Abçsssss... 
Ronaldo Nazar.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Este Ronaldo, um ser incrível que se não existisse teria que ser inventado, mas ele existe e somos amigos, apaixonado por automobilismo, música e muita coisa mais, um dia vou escrever sobre tudo que ele fez e faz para resguardar a memoria de nosso automobilismo. Agora não tenho vontade de escrever mais nada pois sei que vou me emocionar.
Tinha esquecido, o "Grandalhão" em questão sou eu!

Um abração Ronaldão!

 Nas 6 Horas Ronaldão com Raul, Cezar e eu.



13 comentários:

  1. Puta texto, só pode ter sido escrito por quem acompanha há muito tempo e conhece o assunto. Abraçalhoes dons Rui e Ronaldo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conheceu a figurassa Cezar e pode provar que existe mesmo!!!! Um abraçalhão!

      Excluir
  2. Rui,

    o Ronaldo disse tudo... e não custa lembrar que, quando o universo conspira a favor o sucesso é questão de tempo...

    abs...

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos,
    Excelente o texto, é a verdade...é preciso ter estrela. Vale comentar: vejo o Emerson dando entrevistas, anos a fio. Alguém já viu ele sendo grosseiro, impaciente ou rude com seu interlocutor? Esta é uma de suas maiores qualidades, além de piloto consagrado, é claro. Que sirva de exemplo àqueles que tentam ser seus seguidores, e que já começam com as grosserias nas categorias de acesso. Agora, na foto de Rindt com a 49: Parece estar bem à vontade no cockpit, até há a impressão de que ele está folgado e não suficientemente apertado. Os comentários post-mortem dizem que ele só utilizava 4 pontos do cinto, ao invés dos 6. Deixava de usar aqueles no meio das pernas, por achar desagradável o apêrto. No acidente fatal, a pancada frontal faz ele deslizar sob o volante até sairem as pernas lá na frente, morrendo com a traquéia asfixiada pelo volante. Um detalhe chama a atenção na foto: o parafuso de dreno na tubulação de água, nunca tinha observado outro neste local.
    luizborgmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Borgmann, é um dreno e veja que no carro de Hill não tem, mas me perece um dreno com válvula, é um assunto à pesquisar!

      Excluir
  4. Ronaldo, como disse o Rui, é alguém engajado nessa tarefa de recuperação da memória
    do automobilismo, de um país sem memória. É guerreiro o homem.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  5. Obrigado amigos....Sei do respeito que vcs nutrem por mim e eu por vcs. Todos compartilhamos do mesmo micróbio que nos dá força para viver. O automobilismo é essa cachaça MARAVILHOSA que nos torna amigos, defensores,preservadores e ainda de quebra dá para lembrar alguma coisa das "HISTÓRIAS QUE VIVEMOS"....Abraçalhão GALERAAAAA!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Anonimo 7.....Eu estava vendo essa foto da 49 que o Rui postou, eu acho que quem está pilotando é o Emerson. Tem um detalhe de um adesivo da John Playes Special JPS ao lado do Gold Leaf. Se não me engano, foi há uns 2 ou 3 anos o Emerson guiou o carro num dia de homenagem ao Jochen Rindtk,e ele guiou com o capacete do Rindt. Dá uma pesquisada....Legal esse detalhe...rsrsrsrs...Abção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldão, com a 49 é Rindt mesmo na vitória de Mônaco de 1970 quando ele voltou ao carro antigo à caminho do titulo. E Borgmann aquele parafuso de dreno da água está me parecendo uma válvula, vou pesquisar!

      Excluir
  7. Sensacional esse 'post'.
    Essa história precisa ser contada.
    Naquele 'momento' (1969 a 1972), muitos brasileiros foram para a Europa.
    Muitos outros NÃO foram.
    Um deu certo lá.
    Muitos deram certo aqui.
    Pensando nos que foram, é verdade que as mortes todas ajudaram demais. Ao Emerson, sem dúvida. Mas também a todos os demais (que não teriam espaço, sem tantos óbitos).
    Acontece que aquele momento mágico do automobilismo poderia ter rendido muito mais: Lameirão, Luizinho, talvez outros, pudessem ter sido campeões na Europa; chegariam à F1, na substituição natural dos que morriam ou aposentavam.
    Não foi assim e, ao só lembrarmos do Emerson, não pegamos a 'full picture', o cenário completo do que foi aquela safra fantástica de pilotos de competição.
    É preciso saber a trajetória de cada qual; eu não sei essa trajetória, mas me emociono e aprendo, lendo o "Histórias".
    Obrigado, Rui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Walter, precisamos sempre lembrar dos amigos "que não deram certo lá" o Baixinho -Avallone- o Chico, Achcar, Luiz...sorte nossa que os que não subiram antes do tempo estão sempre aqui conosco!

      Um abraço

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr