A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Escapamentos II...

Matra MS11- Foto enviada por meu amigo Helio Canini.

Continuando o tema os depoimentos de meus amigos Jr Lara, Ricardo Mansur e Carlos Manzetti no Face da D3 onde mostrei o post anterior. Três grandes pilotos e que em suas carreiras fizeram a maioria das corridas com os motores VW boxer na Divisão 3 e Formula Supe Vê.

Manzetti - Eu lembro que o Elcio Pellegrini colocava o motor no Polar (F-2 da epoca) 4x1 e quando tirava o motor pra encaixar no fusca ele colocava 4x2 e olha que andava bem no fusca de 4x2, ele fez isso numa prova F-2 sul americana em Interlagos, quando acabou a F-2 logo em seguida teve a hot cars e ele correu nas duas, ele andava muuito...., fica ai mais uma História da D-3.

Ricardo M. Mansur - O correto é 2+2 cruzado (direto) e o 4x1 (central). A escolha do escapamento tem muito a ver com a topografia da pista. Para Interlagos, que tem subidas, descidas, o ideal seria um volante ligeiramente mais pesado, um comando com uma faixa de torque maior e mais pronunciada e um escape 4x1. Esse escapamento proporciona mais torque, ideal para o circuito paulista! O 2+2 cruzado faz o motor virar mais alto, quando não é tão essencial o torque, próprio para pistas planas como Goiânia! Aí sim é possível se utilizar um comando bem mais forte e um volante levíssimo! Nesse caso, uma relação de marchas com escalonamento bem próximo, é essencial! Quanto ao som dos motores boxer de cilindros contrapostos, é possível se identificar qual escape utilizado sem olhar! O 4x1 tem o som mais grave, mais definido! O 2+2 é um som bem mais agudo, metálico, parece dissonar! Pra mim, os dois são música... Da melhor qualidade!

Jr Lara - O Ricardo Mallio Mansur já falou tudo, mas com relação ao 4x1 o regulamento não permitia que o escape ultrapasse mais de 20 cm do capo traseiro, fora os pentelhos que entortavam propositadamente a longa corneta...

Ricardo M. Mansur - Bem lembrado, Junior! No início eu reclamava do tamanho das "cornetaças" mas, nós do interior não tínhamos força para que fosse cumprido o regulamento! Meu carro sempre esteve nos "conformes", rsrsrs! Um erro no vácuo e você poderia tirar um "rabudo" da pista e ir junto caso danificasse seu radiador! Algumas cornetas chegavam a meio metro! Abs!



 Ricardo
Jr Lara
Manzetti





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr