A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 27 de abril de 2013

Conta Ricardo...

Vitória de Ricardo em Malory Park, Luiz Pereira Bueno, Chris Steel, Ricardo e na ponta Antonio Ferreirinha.

"Quando eu fui correr na Inglaterra eu fui sob risco de não poder fazer nada não fosse a ajuda leal, insistente, cooperativa de todos os ingleses envolvidos na questão de cabo a rabo. Foi um comando, um esforço em comando característico do espírito inglês. Barley tinha um cunhado que era diretor de competições da Burmah-Castrol na Inglaterra e estava convicto que eu seria um piloto de carreira, portanto apostava ser possivelmente seu team manager. Joakim Bonnier, piloto sueco respeitado na Europa, era o presidente da Associação de Pilotos de Fórmula 1 (GPDA) e era representante oficial da LOLA para toda a Europa. 
Ricardo e Jo Bonnier
Bonnier era um intermediário internacional da F-1. Quando se deu conta, informado pelo Real Automóvel Clube da Inglaterra (RAC), que uma carteira internacional havia sido concedida a um brasileiro sob bandeira do RAC, ele se interessou muito porque desejava ver o Brasil retornar e receber pilotos e provas internacionais. Como ia competir no International Tourist Trophy em Oulton Park na Inglaterra, a mais tradicional competição de esporte protótipos da época, solicitou ao RAC que estendesse um convite para eu correr na prova de apresentação que seria de Fórmula-Ford. Ali então, além de me auxiliar a reconhecer a pista rodando três voltas comigo num esporte protótipo, pode avaliar rapidamente o meu grau de pilotagem e me convidou para visitar a Lola (o que aconteceu ao meu retorno com o Luiz Pereira Bueno em Dezembro de 1968 para o teste com o Stirling Moss. 
 Peter Arundell era o segundo do Jim Clark na Lotus e tinha sofrido um tremendo acidente em Le Mans. Como se recuperava e era considerado um grande piloto e instrutor, fora convidado para assumir por alguns meses a escola de Pilotagem Motor Racing Stables, hoje uma página gravada na história do automobilismo inglês e muito cultuada. O curso de pilotagem para monoposto era de 60 dias. Ricardo Barley havia conseguido que o RAC solicitasse uma atenção especial a minha pessoa a pedido do Jim Hill chefe do departamento de competições da Burmah-Castrol e cunhado do Ricardo Barley. Peter Arundell nos recebeu e me direcionou para o Tony Lanfranchi e o seu segundo que era o Sid Fox, ambos os pilotos reputados sendo o Lanfranchi de todas as categorias do esporte motor. O processo se dava por estágios e o Lanfranchi desde o primeiro estágio foi a torre de comando de Brands Hatch e solicitou ao Peter Arundell que me permitisse prosseguir porque eu era um pouco mais do que aluno. No terceiro estágio o Arundell sob pressão do Barley, permitiu que eu voasse solo e monoposto com limitação a 5500 giros no espia do conta-giros a cada 8 voltas conferidos pelo Sid Fox. Como eu fui passando todos os estágios, no final o Peter já em nível de discussão com o Barely insistente lhe dizendo que não tínhamos recursos para ficar na Inglaterra por mais tempo, Arundell propôs que eu fizesse 8 voltas contra o tempo dele de 8 voltas em outro carro da escola. Se eu ficasse a dois décimos do tempo dele me daria a carta que eu quisesse para o RAC emitir a carteira internacional. No entanto, para ser justo ele propunha que girássemos no sentido contrário da pista de Brands Hatch uma vez que nenhum dos dois havia jamais circulado contra o relógio em Brands Hatch. Barley me questionou e eu disse que topava. Escolhemos um carro cada e Arundell fez as 8 voltas tendo dado uma rodada forte em Druids (180º) e encostado de traseira no barranco na 3ªvolta. Depois eu sentei no meu carro escolhido com câmbio à esquerda... e fiz apenas 4 voltas quando me deram bandeira de parada. Entrei no Box , desci do carro e o alto falante me chamou na torre. Quando subia as escadas da torre de controle, um vasto público beirava a pista e o palanque de Brands Hatch em dia de treino, os alto falantes anunciaram que o brasileiro havia feito 2/10 melhor tempo na terceira volta do que Peter Arundell nas 8 voltas completadas. Ao chegar na sala da torre Arundell me disse: “Escreve a carta que você achar melhor para você que eu assino em baixo. Você é um piloto profissional. Parabéns”. 
Esta é toda a verdade dita pelo cavalheiro Peter Arundell na presença de todos e de Ricardo Barley que provaria a seguir o quanto era absolutamente indispensável para que chegássemos a qualquer lugar...Em nome do Brasil."

Ricardo Achcar

---------------------------------------------------------

As vezes é difícil separar o ídolo e amigo, ou amigo e ídolo quando vou escrever, mas sobre o Ricardo é fácil, foi um bota em todas categorias por onde correu, Campeão Carioca da Formula Vê em 1967 e Brasileiro em 1968 correndo pela equipe Fittipaldi, tendo Pace chegado em segundo lugar e Emerson, então já se dividindo entre Europa e Brasil em terceiro. No mesmo ano foi agraciado com o prêmio Victor da Quatro Rodas como o melhor piloto de monopostos do Brasil.
Ricardo faz parte daquela geração que encantou o mundo com suas conquistas no automobilismo quando seguiram o caminho da Europa, especificamente da Inglaterra, mostrando ao mundo a qualidade de nossos pilotos profissionais, fizeram parte desta verdadeira esquadra Emerson, Luiz Pereira Bueno, Carlos Pace, Antonio Carlos Avallone...Sei que antes tivemos representantes de grande valor nas grandes categorias como seu Chico, Nano Silva Ramos, Frtiz D`Orey...Mas essa geração chegou para ficar.

Do Ricardo certa vez me disse Chico Lameirão “o piloto mais rápido que vi pilotar”, e posso acrescentar rápido e técnico, certamente com a concordância do Chico. Piloto e construtor de sucesso, vide o Polar Formula Super Vê, no texto um pouco dele em suas palavras, e logo vem muito mais.





Um abração Ricardo


Rui Amaral Jr     





NT:
Texto do site da FASP editado e reproduzido com a autorização do Ricardo por meu amigo Joel e por mim.





link


link






quinta-feira, 25 de abril de 2013

Museu Ferrari por Milton Bonani



Para os amantes de automobilismo, Maranello é o paraíso. A cidade que abriga a fábrica da Ferrari possui atrações para no mínimo dois dias de visita. No Planet Hotel que fica em frente à fábrica, o dia começa cedo, pois às 9 horas já se ouve os motores dos carros alugados roncarem. Atração imperdível, a Warm-Up aluga desde a Califórnia modelo de entrada na linha, até a 599, o mais caro dos modelos, para passeios que vão de 15 minutos pela cidade até uma hora e meia na pista de Modena a vinte quilômetros dali. 
Até o “estranho no ninho” Lamborghini Aventador está disponível. Só o museu que está localizado ao lado da fábrica já justifica a visita a essa cidade, que ainda tem como atrações o ótimo restaurante Cavallino e uma espetacular loja de produtos Ferrari. Em dias de corrida, os moradores hasteiam suas bandeiras da escuderia nas janelas das casas e a Ferrari disponibiliza telões para que todos os tifosi assistam a corrida torcendo juntos.


Na foto à esquerda Enzo com Niki e Lucca, na da direita Enzo pilotando uma Alfa Romeo. 
 A Ferrari 512M de David Piper que chegou em 5º lugar nas 24 Horas de Le Mnas 1971 pilotada por Chris Craft e David Weir, no painel uma foto da Ferrari 166.
A 250  GT SWB com que Stirling Moss foi campeão do Tourist Trophy em 1961, vencendo 12 das 14 etapas do campeonato. 
 Milton acelerando uma 430 Scuderia


O Museu muda constantemente suas atrações o que por si só já justifica novas visitas.

Milton Bonani

quarta-feira, 24 de abril de 2013

É assim...


Quem vê de longe um piloto conversando com seu preparador e mecânicos talvez não perceba a relação que exista entre nós. Eu fui e sou amigo da grande maioria dos que trabalharam comigo, fora algumas exceções que nem vale à pena comentar. Acredito que hoje na F Um essa amizade não exista, dá para ver de longe!

Pois bemmmmm, já falei aqui do Chapa -Flávio Cuono-, de como ele é implicante, chato e outras cositas más, mas sobretudo muito capaz e um amigo querido, então vou contar algumas dele;
1987/88 na época o começo do uso do álcool em competições, as otoridades implicando com pilotos e carros de corrida, tínhamos que ir treinar bem cedo, chegávamos às pistas nas primeiras horas do dia, e como o Tarumã e o terrível Minuano em Interlagos quando venta e esfria a coisa fica feia! 
Naquele dia quase de madrugada quando cheguei ao Box já estava tudo preparado e o Chapa esquentava o motor do #14, vejam no VW D3 usávamos o carter seco e mais de oito litros de óleo, então no frio era muito importante esquentar os motores para não detonar o filtro de óleo. Eu estava com um anorak azul, vermelho e branco que gostava muito, e ele já foi falando “se troca, que vou verificar a folga de válvulas com o motor quente!”. Fui tirando a roupa para vestir o macacão e vi que ele estava de camiseta, os outros mecânicos bem agasalhados e o Velho só de camiseta, peguei o anorak e disse-lhe para que usasse, deu um sorriso e disse “bonito Ruizinho!”, logo a seguir entra embaixo do carro, COM MEU CASACO, para num descuido encostar a manga no cano de escapamento quente, ouvi até o chiado! Sem graça falou “pois é!”, na hora dei o anorak para ele ao que ele me disse “queimado!?”. 
E ainda digo que gosto e é meu amigo!!!RS


Em um treino com este mesmo carro, não lembro se no mesmo dia, estávamos com um problema no burrinho e os discos traseiros não freavam direito, na Três ou Sargento quando apertava os alicates dava até um certo pavor, acertávamos outros detalhes e numa parada ele começou a mexer nos freios, com o problema aparentemente acertado saí e dei umas duas ou três voltas com tudo aparentemente certo, voltando ao Box para que ele examinasse, disse que estava freando bem. E voltei novamente à pista para andar rápido, na primeira volta cheguei à Um bem rápido, contornei e na tangência da Dois o carro saiu debaixo de mim, foi uma rodada daquelas, certamente a mais de 170 km/h e ainda por cima o Jr que vinha atrás tirou uma fina de meu carro. Foi proposital e depois ele ria, não sei se ele vai lembrar, mas um dia desconto!
Cheguei ao Box e o Chapa foi imediatamente tirando a roda traseira direita para descobrir um vazamento no disco, olhou para mim branco e assustado e disse apenas “desculpe”.

Seus motores verdadeiros canhões!

Já contei aqui da vez que em 1982 fomos treinar com vários motores que estavam simplesmente sem disco de embreagem, e ele achando que eu estava fazendo firula para sair do Box. Larguei ele carro, carreta e os outros mecânicos na Marginal e fui embora de táxi, não sem antes dar-lhe uma bronca, afinal o dia era meu! Sem xingar ou falar nenhum palavrão, e até hoje quando lhe apresento alguém ele fala “o Ruizinho é muito educado!” e tenho que ouvir isto!rsrsrs
Só mais uma coisinha, quem me apresentou o Chapa foi o amigão Manduca -Armando Andreoni-, lembro bem o dia, e ainda conto...   

À todos preparadores e mecânicos que infernizaram nossas vidas, mas que juntos vivemos grandes momentos de pura emoção, derrotas, vitórias e sobretudo amizade verdadeira...ao Carlão  Jaqueire, Quim Miranda, Edimar Della Barba...

O Macacão

Nivaldo e a Yamaha TZ350cc.
Sua Yamaha era numero 13 , com meu adesivo na lateral da bolha.

O ano 1977/78, me liga um amigo e pede uma ajuda para um corredor de motocicletas seu amigo, peço que ele me ligue. Logo depois me liga o Nivaldo, pergunto-lhe o que precisa ele diz "tudo, corro o campeonato Paulista no domingo e não tenho patrocínio, preciso da inscrição, combustível e tudo mais". Marco com de passar em sua oficina no começo da noite para conversarmos. Ao chegar em sua oficina em Moema ele fica feliz ao me ver de moto e fico sabendo que era verdade, ele precisava de tudo! Aqui abro um parêntesis para escrever sobre os corredores de moto, muito diferentes dos de automóvel, mais despojados, diria até mais simples que os de automóvel, a grande maioria correndo por amor ao esporte. Ajudei nessa 1ª corrida que foi difícil, pois até os amortecedores de sua moto já não tinham mais condições, a moto chimando muito. Tiramos os amortecedores de minha moto, uma BMW R 90 RS mas não couberam na sua. Foi assim mesmo.
Para 2ª corrida fui falar com Edgard Soares, expliquei a ele a situação conversamos algum tempo ai ele me diz " Rui passa amanhã por aqui " ( escrevendo agora seu sotaque e sorriso me vem à mente ). Dias depois vou à "esquina do veneno" como o Edgard havia pedido, de carro. Dos fundos de sua loja vem um auxiliar seu com algumas caixas, eram camisas, pistões e um monte de peças. Colocado tudo em meu carro pergunto a ele " quanto te devo ? " e ele " é tudo usado, é minha parte para ajudar o menino, você faz o resto "
Levei tudo a oficina do Nivaldo, que ficou surpreso e feliz, a próxima corrida seria melhor. Não lembro sua colocação mais foi bem melhor , inclusive com pneus novos, coisas que ele nunca tinha usado.

Jacaré abraça Jonny Ceccoto , ao lado Tucano , Edgard sorri.
À esquerda um casal amigo, de boné o mecânico ao lado Nivaldo e namorada e eu tentando caber na Yamaha TZ350... 

O Nivaldo e eu ficamos amigos, passeávamos de moto com as namoradas e estávamos sempre conversando. Um dia ele me pede " Quando der me compra um macacão, este que uso comprei do Jacaré e antes que pudesse pagar aconteceu o acidente em que ele perdeu a vida. Quero deixar este macacão na Igreja das Almas e pedir uma missa a meu amigo ". ( Esta igreja fica se não me engano na Av Liberdade ). Como a grande parte dos motociclistas que conheci ele era devoto de Nossa Senhora Aparecida, como eu, e disse-lhe que compraríamos o macacão para próxima corrida.
Uns dias depois passo em sua oficina à noitinha para ver como andavam as coisas e a encontro fechada. Como tinha luz lá dentro bati, e aparece alguém que não me lembro, " Cadê o Nivaldo" e a pessoa me diz " foi assassinado, três dias atrás ladrões entraram na oficina, e o mataram, não tínhamos seu telefone por isso não deu para avisar"
Sai desolado , fui andar de moto , não dava para acreditar ...
N.T. Só hoje tive coragem de contar isso que me aconteceu, trinta anos depois guardo na memória como se fosse ontem. Dedico à memória de três grandes motociclistas, meus amigos Edgard e Nivaldo e ao Jacaré - Carlos Alberto Pavan - a quem não tive tempo de conhecer bem.


Agradeço ao Ricardo da Motoclassicas 70 , a seguir o link para bela matéria sobre o Jacaré .
http://www.motosclassicas70.com.br/carlos_alberto_jacare_pavan.htm


NT: Hoje tive vontade de ver este post que escrevi no começo do blog, consertar alguns erros e adicionar novas fotos e postar novamente. Sempre com a mesma emoção que tive ao escrevê-lo e ainda com a lembrança de outro grane motociclista e amigo Expedito Marazzi.




às 17:01   Marcadores: Carlos Pavan, Edgard Soares, Jacaré, Nivaldo Correa, Yamaha 350cc TZ
Postado por Rui Amaral Lemos Junior

terça-feira, 23 de abril de 2013

Conta Junior...


Minha estreia na Stock - Cars foi no final do ano de 1981, neste anos era disputado o campeonato brasileiro e o Rio/São Paulo.
Esse relato que vou descrever foi em minha 2 corrida nesta disputada categoria, meu carro novinho, fiz muitos treinos em Interlagos para acertar a suspensão e acertei, sabendo que qualquer carro de competição que andasse bem no difícil Autódromo de Interlagos andaria em qualquer lugar, mas tinha um problema, meu motor não rendia bem nas retomadas de saída de curva. 
Nesta época, o Waldemir Spinelli o "Bolão" como o conheciam, dividia sua equipe com o Alencar Jr  de Goiania, e não sei o motivo mas dispensaram seu preparador o conhecido "Meinha", eu querendo andar junto com os ponteiros não perdi tempo o contratei já para etapa do Rio de Janeiro em 29/11/1981. 
Na sexta feira nos treinos fiquei com o 17 tempo, com problemas de retomada em saída de curva, mas estava animado com o acerto de suspensão e contava com o Meinha que só chegou no Rio pela manhã de sábado pouco antes da classificação, perguntando como está o carro, relatei que o problema era a retomada em saída de curva.
Pois bem, retirou o carburador, desmontou, com duas "bolinhas de chumbo" aquelas usadas para pescar lambari, tampou duas passagem de ar e trocou as canetinhas, giglês e ajustou a boia.
Sai para classificar, nem acreditava como meu motor tinha melhorado, dei 3 voltas e marquei o 6 tempo. Entrei para meu box, novamente foi tirado o carburador foi trocado o giglê de álcool para maior. Sai novamente e senti a melhora dondo mais 3 voltas e marquei o 3 tempo atras do Paulão Gomes e do Ingo Hoffmann.
Na corrida me toquei com o Capeta que vinha atras do Paulão.... enfim cheguei em 2 com Paulão em 1....


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Stock Cars

Belas fotos, uma curva inesquecível. Na foto 1 -identifico o Pedro Queiroz Pereira, #15; 2 - Lara Campos, #55 e Capeta, #1; 3- Marcos Troncon, #16; 6- D.Casarini, #3 e Bolão Spinelli, #58; 7 - Reynaldo Campello, #11 e 8 - Ingo Hoffmann, #7 e Aroldo Erni Bauermann, #17. 

Caranguejo


Na semana passada o Carlos mostrou algumas dessas fotos em nosso Face da D3, é uma corrida da Stock Cars em Interlagos em Junho de 1981, alguns comentários são do Jr Lara Campos e do Fabiano Guimarães, tirados do Facebook.

Rui Amaral Jr


#55 Jr Lara Campos e Paulo Gomes 

“EU IA COM OS AMIGOS DE SÃO CAETANO ASSISTIR AS PROVAS EM INTERLAGOS, ENTRAVAMOS PELOS BURACOS DOS MUROS PARA ASSISTIR AS PROVAS E ZANZARMOS PELOS BOXES SEM CREDENCIAIS E VERMOS O QUE ACONTECIA, AI ENCONTRÁVAMOS ALGUNS CONHECIDOS, ARTURO, RENATO NARDI, ZÉ ROMANO, LEANDRINI, BRUNO NA D-3  E OS PILOTOS QUE JÁ NÃO ESTAVAM MAIS PARTICIPANDO DA D-3 E ESTAVAM NA STOCK. NA PROVA DA STOCK FICAR NO FINAL DO RETÃO ERA MUITO LEGAL, POIS OS CARROS URRAVAM NA DESCIDA E ONDE ALICATAVAM PARA FAZER A  "3". O JR BRIGAVA MUITO COM PAULÃO, COLOCAVA O CARRO AONDE MENOS  SE ESPERAVA QUE DESSE PARA PASSAR BRIGARAM POR POSIÇÃO A CORRIDA TODA  ENTRE OUTROS PILOTOS.” 
Carlos Bonesso



 Luiz Fabiano Pereira Guimarães - Denísio por dentro e Avallone.
Luiz Fabiano Pereira Guimarães - #25 Eduardo Miragaia, Essa foto é uma raridade, acho que a única do Miragaia nessa temporada, depois ele sumiu. 


Junior Lara Campos - Stock-Cars, essa categoria era mais competitiva que a D3. Esses carros Opala equipados com motor GM 4100 cc. com sua preparação muito limitada pelo regulamento, usavam pneus radiais lixado (pneus novos que se mandava lixar em maquina) com 3 mm para corrida e 1,5 mm para classificação. Neste ponto da foto, curva 3, final da reta em Interlagos chegavam perto dos 230 km/h, tinha de "bombar" o pedal do freio para encostar as pastilhas para ai frear, o auto-controle emocional do piloto era muito importante para andar rápido, pois uma escapada perdia-se pelo menos duas posições em corrida no meio do bolo....




Quatro Rodas Julho de 1981


domingo, 21 de abril de 2013

Long Beach 2013

Parabéns Takuma Sato...

 Franchitti
Helio

BAHREIN 2013

 Tião sobrou...
link

RESULTADO

1 - Sebastian Vettel          
2 - Kimi Raikkonen - a 9s1        
3 - Romain Grosjean  - a 19s5        
4 - Paul di Resta  - a 21s7        
5 - Lewis Hamilton  - a 35s2        
6 - Sergio Perez  - a 35s9        
7 - Mark Webber  - a 37s2        
8 - Fernando Alonso  - a 37s5        
9 - Nico Rosberg  - a 41s1        
10 - Jenson Button - a 46s6 


GP2
Segunda corrida
Sam Bird recebe a bandeirada co Felipe Nasr à 80/1.000

RESULTADO

1 - Sam Bird (Russian Time)
2 - Felipe Nasr (Carlin)
3 - Stefano Coletti (Rapax)
4 - Tom Dillmann (Russian Time)
5 - James Calado (ART Grand Prix)
6 - Jolyon Palmer (Carlin)
7 - Daniel Abt (ART Grand Prix)
8 - Adrian Quaif-Hobbs (MP Motorsport)
9 - Fabio Leimer (Racing Engineering)
10 - Kevin Ceccon (Trident Racing)
11 - Sergio Canamasas (Caterham Racing)
12 - Johnny Cecotto (Arden Internatinal)

FOTO: Reuters

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Targa Florio 1965

A Placa/Targa comemorativa da 49ª Targa Florio.
Nino Vacarella na Ferrari 275 P2.
A Ferrari 275 P2 de Jean Guichet/Giancarlo Bagheti.

Concebida em 1906 por Vincenzo Florio, nas Montanhas de Madonie a leste de Palermo na Sicília a Targa Florio tinha como principal objetivo divulgar a região e os ricos negócios da Familia Florio que incluíam navegação, hotelaria, terras etc. Na época foram projetados três percursos, Grande, Médio e Piccolo Madonie. Após a II Guerra Mundial apenas o Piccolo Madonie foi utilizado, com 72 km e as provas tinham 10 voltas perfazendo um total de 720 km. Grandes pilotos Italianos venceram a Targa, Nuvolari venceu em 1931/32, Gigi Viloresi em 1939/40, Umberto Magliori, Achile Varzi, Piero Taruffi, Enzo bem que tentou como piloto mas só conseguiu um segundo lugar em 1920 pilotando uma Alfa Romeo 40/60. De outros paises grandes pilotos também venceram, Stirlig Moss, Jo Siffert, Herbert Muller, Ricardo Rodrigues e muitos outros. Do ano de 1958 ate 1973 era valida pelo Campeonato Mundial de Viaturas Esporte e Gran Turismo, daí a importância da corrida de 1965 que vou lhes mostrar.



A Porsche vinha enfrentando a Ferrari e vencendo muitas corridas, apesar de mais nova vinha causando muitos estragos à Ferrari, e em sua casa na Targa Florio havia vencido desde 1960 três, em 1960 com Jo Bonnier/Hans Hermann com o Porsche RS60 OT Spyder, 1963 com o Porsche 904 GTS novamente com Jo Bonnier ai em dupla com Abate, e novamente em 1964 com Antonio Pucci/Colin Davies com o 904 GTS. A Ferrari havia vencido em 1961 quando Von Tripps/Olivier Gendebien levaram a Ferrari Dino 246 SP ao primeiro lugar e em 1962 quando a Dino 246 SP foi pilotada por Willy Maraise/Ricardo Rodrigues/Olivier Gendebien.
No ano de 1965 a Ferrari vem com sua esquadra composta por três principais carros para lutar pelo primeiro lugar na geral, as Ferrari 275 P2 com as duplas Ludovico Scarfioti/Mike Parkes . Jean Guichet/Giancarlo Baghetti e Nino Vacarella/Lorenzo Bandini. A Porsche com vários 904 GTS de fabrica e particulares vem tentar repetir a vitória dos dois anos anteriores.



O Porsche 904/8 de Jo Bonnier/Grahan Hill.

GT 40 Roadster de Bob Bondurant/John Whitmore.


Na corrida o que se vê é Vacarella pilotando forte e rápido desde a largada, que é feita com os carros a intervalos de um minuto, e logo na segunda volta pulverizando o recorde da volta fazendo 39m21s, as outras Ferraris bem que tentam mas o Siciliano está irrepreensível e quando entrega o carro a Bandini na ao final da sétima volta a vitória esta consolidada, Hill/Bonnier com o mais rápido dos 904 GTS 8 cilindros já não fazem frente aos fabulosos tempos por volta da Ferrari # 198. E para a alegria dos Italianos, de Enzo e dos Sicilianos em particular dos quais Nino é o grande herói vencem a corrida deixando a disputa com a Porsche desempatada, agora são seis da Ferrari contra cinco da arqui-rival Alemã.



A belíssima Alfa Romeo Giulia TZ164 de Lucien Bianchi/Jean Roland.
MG TD Midget 1.300cc de Andrew Hedges/Paddy Hopkirk.
Austin Healey Sprit Spider 1.300cc de Bruno Aaltonen/Clive Baker.
Ferrari 275 de Andrea de Adamich/Mario Casoni/Sergio Bertoja.
A valente Abarth DT Spyder 1.600 cc de Hans Hermann/Leo Cella, sexto lugar na geral.
 #118 Ferrari 250 GTO 64 de Clemente Ravetto/Gaetano Starrabba, #140 Ferrari 250 LM de Cesare Toppetti/Maurizio Grana. 
 Austin Healey 3.000 de Paul Hawkins e Timo Makinen

Incrível vídeo daquela que foi a primeira vitória de Nino na geral 





"Nino Vacarella continua um mito sobre os 72 KM da Targa. Cada siciliano se identificava nele quando pilotava magistralmente a sua Ferrari nas estreitas estradas da ilha"  
O nome Nino Vacarela foi na minha juventude sinônimo de raça, Ferrari e vitórias, volto depois a escrever sobre outras Targa Florio.





 RESULTADO


Data:  5 de Maio .

Circuito: 72 km  Volta mais rápida: Nino Vaccarella, Ferrari, 39:21.0 = 109.784 km/h volta 2
Espectadores mais de 250 000 
Distancia: 10 voltas = 720 km
Média : 102.563 km/h
Largaram : 59 carros 
Classificados 30 -  

1º 198 SpA Ferrari SEFAC, Ferrari 275 P2 Nino Vaccarella/Lorenzo Bandini
2º 182 Porsche System Engineering,Porsche 904/906 Berg Spyder ColinDavis/Gehard Mitter
3º 176 Porsche System Engineering,Porsche 904/6 Umberto Maglioli/Herbert Linge 
4º 174 Porsche System Engineering,Porsche 904/8 Coupe Jo Bonnier/Graham Hill
5º 94 Porsche System Engineering, Porsche 904 GTS Günther Klass/Antonio Pucci 
6º 152 Abarth & Cie,Abarth 1600 OT Spyder,  Hans Herrmann/Leo Cella
7º 70 Autodelta SpA,Alfa Romeo Giulia TZ '64 Lucien Bianchi/Jean Rolland 
8º 132 Scuderia Sant Ambroeus,Ferrari 250 (275) LM Luigi 'Gigi' Taverna/Oddone Sigala
9º 58 Scuderia Etna, Alfa Romeo Giulia TZ   Guiseppe Sirugo/Vincenzo Arena 
10º 26 Abarth & Cie,Abarth-Simca 1300 Bialbero TwinCam Salvatore Calascibetta/Guiseppe Virgilio 
11º 44 Dick Jacobs / British Motor Corporation,MG Midget, Andrew Hedges/Paddy Hopkirk


Agradeço a colaboração de meu amigo Henrique Mércio.


Lorenzo e Nino

A Nino, Lorenzo e todos grandes pilotos que povoaram o imaginário de minha juventude e que antes de tudo me mostraram que ao sentar num carro de corridas temos que fazer o máximo, seja qual for a posição que disputamos!


Rui Amaral Jr