A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

LAMBORGHINI COUNTACH QUATTROVALVOLE


Lançado em 1974 o Contach logo se tornou o carro de serie mais rápido do mundo, conta a lenda que Ferruccio Lamborghini ao levar uma de suas Ferraris a uma revisão encontrando Enzo Ferrari reclamou do sistema de embreagem do carro, no que foi contestado pelo Comendattore que o chamou de “apenas um fazendeiro”. Ferruccio que era na verdade um rico industrial, fabricante de tratores e implementos agrícolas, saiu de lá com a idéia de fazer um carro que batesse as Ferraris.
Começou com o Miura e alguns anos depois começou a projetar o Contach. Seu projeto demorou três anos, lançado no Salão de Genebra de 1971 como protótipo só veio a ser comercializado em 1974.
Seu ultimo modelo o QUATTROVALVOLE de 1985 acelerava de 0 a 100 km/h em cinco segundos e bem embalado a velocidade máxima de 306 km/h.
Seu motor um V12 de 5.167cc era colocado entre eixos com a caixa de cambio à frente, sendo assim o eixo de transmissão para as rodas traseiras passava no meio do Carter. Uma loucura completa, que deixava o carro com uma melhor distribuição de peso entre a dianteira e traseira já que trazia a caixa de cambio quase ao centro do veiculo.
Vinha com enormes rodas 15x8.5 na dianteira e 15x12 na traseira equipadas com pneus Pirelli P7.
Seu nome vem de uma palavra piemontesa  e significa “espantoso” “incrível” como certamente o Contach é ate hoje trinta e seis anos após seu lançamento.





LAMBORGHINI COUNTACH QUATTROVAVOLE 1985

CHASSI: Tubular em aço com carroceria em alumínio e assoalho em fibra de vidro.
Suspensão dianteira: Independente com braços triangulares, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora.
Suspensão traseira:Independente, com braços triangulares, braços de engate com molas aspirais, barra estabilizadoras e dois amortecedores telescópicos de cada lado.  

MOTOR



MOTOR: V12 com blocos e cabeçote de liga leve. Quatro válvulas por cilindro, e dois comandos                       de válvulas por bancadas de cilindros.

Cilindrada: 5.167cc, diâmetro 85.5mm e curso 75mm.

Taxa de compressão; 9.5:1

Alimentação:  Seis carburadores Weber 44 DCNF de duplo corpo.

Ignição: eletrônica.

Potência: 455 hp a 7.000 rpm.

Torque máximo:  51.2 mkgf a 5.200 rpm.

Transmissão: caixa de cambio montada na frente do motor com cinco marchas e embreagem monodisco a seco.


    


Peso: 1 480 kg.

Velocidade máxima: 295 km/h aceleração de 0 a 100 km/h  5 segundos.

Consumo: 3.9 km/l.


2 comentários:

  1. Sou ferrarista, mas tiro o chapéu para o Miura pela beleza e para o Aventador que é simplesmente um "foguete".

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  2. Rui,

    esse nome é lendário...

    belo auto...

    abs...

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Rui Amaral Jr