A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

BICICLETA


Polivalente, é assim que o Ricardo é, engenheiro formado pela FEI, e eu acompanhei de perto seu tempo de aluno quando corríamos na Divisão 3, artista plástico, modelista e muitas coisas mais. Desde 1986 professor Engenharia Automobilística da faculdade onde estudou, sucedendo o brilhante Rigoberto Soler, com não menos brilhantismo.  
Depois de desenhar e desenvolver centenas de projetos automobilísticos como o FEI X20, formar engenheiros que hoje trabalham nas montadoras mundo afora agora meu amigo resolveu desenhar e fazer uma bicicleta!
Para isso estudou desde as primeiras bicicletas do passado, e fez duas delas com a ajuda do engenheiro Samuel, responsável pelo setor de marcenaria da FEI. Do projeto descoberto por padres jesuítas em 1966 Ricardo e Samuel fizeram a bicicleta de Leonardo da Vinci, e uma cópia da bicicleta do Barão Von Drais de 1790.
E inspirado nas bicicletas de velódromo projetou e construiu a sua com ergonomia semelhante feita em fibra de vidro e cromo molibdênio, sistema de transmissão GATEF - Carbon Viper Transmission - acionado por correia com freio apenas na roda traseira.

 A bicicleta Jacaré de Von Drais, construída em 1790. 
O projeto do gênio da Vinci de 1490, notem que ao contrário da bicicleta de Von Drais a de Leonardo já tinha  um espécie de guidom ou volante, porta objetos na frente e era acionada por correia. 



Pois é Ricardo, de nosso papo ao telefone saiu este pequeno post, e como de médico e maluco todos nós temos um pouco, gostaria muito de saber qual seu próximo projeto! Estou com você meu amigo/irmão!

Rui Amaral Jr



2 comentários:

  1. Muito interessante a matéria. Mostra que os engeneiros nacionais são tão bom ou até melhores que os estrangeiros.

    Gostei.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. põe tranca na porta, Rui, pois aqui só vem doidos de pedra. Sensacional.... hahahahah

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr