A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

BESOUROS NO ASFALTO – VII


Em tudo, a penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo Especial de 1980 foi diferente. Em vez de duas baterias com seis voltas, bateria única com quarenta voltas e reabastecimento e troca de pneus; em vez de domingo, o dia da prova foi uma sexta-feira à noite, largada à meia-noite; em vez dos tradicionais favoritos, novos nomes. O que não mudou foi a formação do grid. Ricardo Mogames, um dos que temiam que o novo formato da disputa pudesse prejudicar carros potentes mas menos resistentes como os Divisão 3, fez a pole-position. Edson Yoshikuma veio logo depois, com Arturo Fernandes, Amadeo Campos, Lara Campos e Amadeu Rodrigues. 

Edson

Contudo, sendo todos maiores e vacinados, não havia o que temer. Esperava-se que tivessem juízo e lembrassem que a corrida era longa e poupassem seus equipamentos. Porém, como diria Rui Amaral Jr, uma vez lá dentro, todo o mundo quer é mandar a bota. Dito e feito. Na largada, Yoshikuma assumiu a ponta, seguido por Amadeo Campos, Turito, Lara Campos e João Franco. Ainda na primeira volta, Vicente Correa procurava os boxes, com um pneu furado. Na volta seguinte, nosso consultor, Jr. Lara Campos abandonava na Curva do Laranja. Yoshikuma, Amadeo e Arturo iniciavam uma corrida à parte, com Amadeu Rodrigues acompanhando-os de longe. E as quebras continuaram: J.Franco, com problemas de embreagem e Rick Mogames, que teve um pneu furado e bateu forte na Curva 3. Edson, Amadeo Campos e Arturo mantinham sua corrida particular, trocando vácuo e se distanciando, enquanto Vicente Correa era o mais combativo. Depois da parada prematura, mandara às favas a prudência e na 17ª volta já era o quinto colocado. A equipe de Edson Yoshikuma foi a mais rápida nos pit-stops – 58 segundos - mas como de praxe, Edson abandonou logo depois com a tampa de óleo solta. Arturo Fernandes também teve problemas e Vicente quebrou a homocinética quando já estava em segundo. Quem sobrara? José Antonio Bruno, que no início da temporada dirigia a Brasília que na opinião do Tito Flávio Tilp é “a mais belas das Brasas”. 


Voltando ao VW1600, Bruninho já tivera de tudo um pouco na corrida Acidentara-se nos treinos e na prova, rodou na décima volta depois de um pneu furado. Fazendo uma corrida de recuperação, Bruno era o segundo na 31ª volta, atrás de outro “cauteloso”, Amadeu Rodrigues. A sorte finalmente iria ajudar Amadeu? Nada disso. Um pedaço de jornal tapou o radiador de óleo e Rodrigues precisou parar no final do Retão, pois a temperatura subiu muito. Tempo o bastante para Bruno passar à frente e vencer, uma vez que o diretor da prova equivocou-se e deu a bandeirada quando ainda restavam duas voltas. Bruno foi o grande vencedor e Amadeu Rodrigues foi o segundo. Dos protagonistas, Turito teve menos prejuízo e apesar do problema de quebra do balanceiro, terminou em sexto. Mogames ainda era o líder com 77 pontos, Arturo o segundo com 66 e Lara Campos o terceiro com 64. Restando uma etapa, quem apostaria no nome do Campeão?

José Antonio Bruno

Caranguejo

------------------------------------------------------------------------------------------

Jr, Arturo e Amadeo

Nem lembrava desta corrida, mas pelas anotações que tenho quebrou um balancim de válvula e praticamente me tirou da briga pelo campeonato mas tinha chance ainda..... No ano de 1978 essas corridas noturnas lotavam o Autódromo de Interlagos, lotavam mesmo com neblina sem neblina pista úmida por causa do sereno em fim era uma farra para nos pilotos e publico. 

Jr Lara

5 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #2719 de agosto de 2013 às 13:20

    Grande Rui, com mais uma da "SAGA" dos Besouros da DIV-3, muito legal!!!

    ResponderExcluir
  2. Nem lembrava desta corrida, mas pelas anotações que tenho quebrou um balancim de válvula e praticamente me tirou da briga pelo campeonato mas tinha chance ainda..... No ano de 1978 essas corridas noturnas lotavam o Autódromo de Interlagos, lotavam mesmo com neblina sem neblina pista úmida por causa do sereno em fim era uma farra para nos pilotos e publico.

    ResponderExcluir
  3. pq vc não informa suas colocações 'seo' Rui ? ou já tinha abandonado as corridas nessa época?. O povo quer saber pô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Véi, corri em 78/79 quebrei a maioria das corridas depois só em 82 na TEP, os amigos daqui e minhas fãs sabem!!!!

      Melhoras

      Excluir
  4. (... dirigia a Brasília que, na opinião do Tito Flávio Tilp é “a mais belas das Brasas”.)
    a mais bela brasilia , quiçá, o mais belo carro de corridas de todos os tempos!!!
    (há controvérsias)

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr