A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 29 de junho de 2013

VAMOS SALVAR O AUTOMOBILISMO - 1



No meio da semana a amiga Doris me convida para um novo grupo do Face o Vamos Salvar o Automobilismo, confesso a vocês que fora o nosso grupo da D3 não gosto muito de palpitar em outros grupos,além disso o tempo é curto pois apesar dos poucos comentários hoje em dia no blog recebo muitos e-mails de pessoas que nos acompanham e amigos, e leio e respondo todos.
Lá eu vi muitas opiniões como a criação de novas categorias e alguns pilotos reclamando a falta de patrocínio. 
Acredito que na forma atual de sistema federativo, onde os clubes elegem o presidente e diretoria da federação local e esta o presidente da confederação pouca coisa ou nada pode ser feito. Neste ponto deixo para o final o X da questão, acontece que os pilotos ao assinarem sua ficha de inscrição nos clubes deveriam ter o direito de votar nas eleições para os dirigentes do mesmo, pois aí está a base que lá no alto elegeria o presidente da confederação, acontece que nunca, repito nunca vi um piloto votar, nem eu na época em que era afiliado do clube de meu saudoso amigo Expedito Marazzi!
Falando de São Paulo hoje nossos clubes estão quase todos nas mãos das mesmas pessoas -procurem na lista de endereços e verão- e estas dirigem a federação. Tenho alguns amigos dirigentes entre eles os saudosos Expedito e Antonio Carlos Avallone e hoje não poderia deixar de dizer que prezo a amizade do Carpinelli, Bastos, Almyr...porém sem concordar absolutamente com o método de trabalho extra pista de nossa Federação.
Recebo muitos e-mails de divulgação de pilotos e creio que de alguma forma isto seja proveitoso para eles, acontece que a Federação nas corridas regionais teriam que achar uma forma de ter o apoio de jornais pois sem eles o publico nem de longe fica sabendo o espetáculo que é ver os carros andando em uma pista de corridas. Acontece que até bem pouco tempo o assessor de imprensa da federação o era também de pilotos e acredito ser difícil até impossível conciliar as funções.

Da diversidade da Estreantes e Novatos saíram grandes nomes do nosso automobilismo! 

Outra coisa que sou contra é a obrigatoriedade do piloto freqüentar uma escola de pilotagem, precisamos isto sim de uma nova Estreantes e Novatos onde a meninada com menor poder aquisitivo colocaria seus carros, devidamente preparados nos itens de segurança, para correr em um autódromo. Para a devida orientação deles  na forma de proceder, no conhecimento de bandeiras e regulamento esportivo poderíamos certamente contar com a experiência de alguns antigos pilotos que ainda correm, como o Ney Faustini que sessentão acelera aquela Pick-Up como um menino ou gente como o Heitor -Luciano Nogueira Filho- que está perto dos 40 e fazendo uma grande temporada na Formula Vee, além de outros que não cito mas certamente não se furtariam em ajudar.

As belas disputas e seriedade da F. VEE estão empolgando, nesta foto Heitor lidera uma bela disputa.  

Depois caso o piloto queira seguir carreira a escola de pilotagem, tal qual fez Emerson Fittipaldi ao ir para a Inglaterra em 1968, campeão e com muitas corridas no Brasil foi se aperfeiçoar na escola de Jim Russel. Escola de pilotagem não é auto escola, não ensina ninguém à guiar/pilotar é sim um aperfeiçoamento para quem quer seguir carreira.
Outra coisa é a criação de novas categorias,  ora isso é coisa de quem não sabe o trabalho e dinheiro gastos para criação e manutenção até que ela dê certo. Acredito que no Paulista a criação de uma categoria consuma mais $300mil e muitas e muitas horas de trabalho de várias pessoas!
Como já escrevi aqui precisamos de no mínimo duas categorias de Formula, uma já é um sucesso em São Paulo, a Formula Vee, criação de meus amigos Joca e Zullino, apesar de usar a suspensão dianteira e o motor do VW, a cada dia que passa ela evolui em desempenho e organização, agora o que falta é levá-la a todo o Brasil. A outra Formula seria com chassis de vários construtores e motores das várias montadoras e caso ela seguir o mesmo caminho da Vee teríamos duas categorias que poderiam correndo no mesmo dia revelar a custo baixo vários novos talentos, como pregam meus amigos Chico Lameirão e Ricardo Achcar. 

Pois bem, outro dia volto ao assunto, até para mostrar algumas categorias do Paulista que começam a mostrar resultados. Alguns posts aqui e no blog do Ferraz tratam deste mesmo  tema.


Rui Amaral Jr    


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14 comentários:

  1. Ricardo Mallio Mansur29 de junho de 2013 às 21:55

    Estamos aí! Sem cartolagens...

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  2. Maravilhosa postagem amigo Rui! Vc é D+! Bjs!

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  3. Mais um excelente texto, procurando soluções para um automobilismo " doente" que hoje é praticado no Brasil. Estou sempre disposto a ajudar, porque realmente " amo" esse esporte que é o automobilismo !!!

    Grande Abraço Rui !!!

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    1. Vc Heitor dando o exemplo que o automobilismo levado à sério dá resultados!

      Um abração

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  4. Sei que não tenho sua concordância, Rui, mas estou convencido que o gosto pelo automóvel de competição é coisa do passado.

    Hoje, se beber, não dirija. Ande devagar. Coloque insulfilm e som no seu carro. Desfile, devagarinho.

    A vitória está em TER o carro e não em que ele seja o mais veloz, muito menos está em que o piloto seja o mais rápido.

    A isso se soma, é verdade, a inoperância dos cartolas. Mas os cartolas de antigamente não eram melhores... Cartola trambiqueiro é uma lápide.

    Veja que dois autódromos se encerraram (Rio e Curitiba) e isso não sensibiliza ninguém.

    Temos, entre canais abertos e canais fechados de televisão, Globo, Band, Esporte Interativo, Sportv, BandSports, ESPN e Fox. Todos cobrem automobilismo, mas não conseguem fazer muito com o automobilismo brasileiro. As iniciativas são de oportunidade: tem patrocínio, tem transmissão. Público, ora o público...

    É um círculo vicioso de falta de graça e falta de apoio. Não vejo como quebrar o círculo vicioso.

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    1. Pô Walter dizendo que somos velhos?!!!rs
      Veja não discordo, apenas penso que quando alguém ouve o urro de motor de corrida jamais esquece, e acredito ser a culpa desse pessoal que transmite as corridas, não existe Super Homem em categoria alguma e sim grandes esportistas, a pecha que eles dão não ajuda o esporte!
      No resto estou totalmente de acordo.

      Um abração

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  5. Peço emprestada do Ferraz (empresta aí, Ferraz), a indignação pra dizer que precisamos cada vez mais de uma categoria de Fórmulas.
    Seja a F-Vee ou outra.
    Mas precisamos.
    Caranguejo

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    1. É Caranguejo é o desejo de todos!
      Daqui à pouco ele liga e diz "tá vendo!"

      Um abração

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  6. enxugando gelo... mode on...

    de lascar, viu?

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  7. Como só falei "contra", quero assinar embaixo da idéia dos monoposots (os 'fórmula'). Podemos e devemos ter categoria de monoposto, rodando pelo Brasil.

    E dou um depoimento: o ronco dos motores é sinfônico e hipnótico. Lamento que, por exemplo, na F-Indy, a pista seja tapada: seria uma oportunidade, dentro de São Paulo, acessível, visível e audível, para os novos fãs aprenderem a curtir automobilismo.

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  8. Fabiani C Gargioni #271 de julho de 2013 às 09:46

    Grande Rui, tbém fui convidado à fazer parte deste grupo e aceitei, gostei das discussões, mas que tá difícil , isso tá!!! Aqui no vizinho Rio Grande do Sul o pessoal se uniu e pegou os carros da F-jr que era da CBA e criou uma categoria muito legal, tem pilotos de vários estados e já é sucesso, é só querer e amar de verdade o esporte que dá certo. Tá aí a F-Vee que não me deixa mentir, falta os cartolas enxergarem que automobilismo não se faz atrás de uma mesa e sim lá na pista ouvindo e discutindo com quem realmente dá o show, um abraço!!!

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