A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ESTREANTES E NOVATOS

Para o amigo Fabiani.


Revista Auto Esporte Abril de 1971

Estreantes e Novatos na década de 1960, provavelmente meu amigo Fernando está aí!
Com o Fusca "emprestado"!
 Largada D3 nas fotos de Rogério Da Luz
Aqui um Lorena, deve ser do Jacó, KG e um Puma.
"Essa KG vermelha é do Oswaldinho Karajeleascow! Por pouco não saio nessa histórica foto. Estou um pouco à frente desse Opala. Essa deve ser a 1ª volta e quem vem riscando os capacetes é o José Martins Jr., o "Dentista Voador" e sua fantástica Puma GTE Espartana! Deixava todos largarem e ia buscando um por um! Nas cinco provas, sempre me passava entre o "Lago" e o "Sol" e sumia... Eu fazia o possível para não "obturar" sua passagem...Kkkkk! ........Os campeões do Torneio, por divisões:
Divisão 1/Corcel: Antonio Castro Prado – 28 ptos
Divisão 1/Volks 1300: Carlos Carvalho Siqueira – 19 ptos
Divisão 1/Volks 1500: Luiz Aladino Dias Osório – 26 ptos
Divisão 3/Volks 1600: Luiz Antonio Siqueira Veiga – 28 ptos
Divisão Karmann-Ghia: Ricardo Mallio Mansur – 28 ptos
Divisão Puma: José Martins Jr – 40 ptos
Divisão Opala: Hermano Silva – 24 ptos
No "Festival do Ronco" de 1972, nas sete divisões dos campeões, quem fez menos ponto, fez 19 e quem fez mais, 28! Nessa época, assim como na F1 os pontos eram: 8 - 6 - 4 - 3 - 2 - 1! Portanto, o único a ganhar as cinco provas foi o José Martins Jr! 40 pontos!" Ricardo Mansur

 Jr Lara, notem as rodas Scorro e os pneus Pirelli Cinturato que usávamos na D3.
 José Martins
 O KG branco de trás é meu amigo João Carlos Bevilacqua.
 Jr e Teleco
 Jacó recebe a bandeirada de Expedito Marazzi
Teleco-Luiz Antonio Siqueira Veiga
 Os VW D3 da Kinko, sempre muito bem feitos, nas mãos dos irmãos Yoshimoto.
O #8 Jr Lara, curva do Sol
Já contei para vocês como comecei a correr, naquele ano de 1971 estava tudo um pouco complicado. Interlagos passava por reformas, recém inaugurado Tarumã era longe, no Rio ainda existia o autódromo antigo, mas as corridas eram poucas.
Mas uma categoria sempre se destacava, era a Estreantes de Novatos, grande parte de nossos pilotos vindos depois desta data passaram por ela. As escolas de pilotagem já funcionavam, entre elas a de meu amigo Expedito Marazzi e a do Pedro Victor De Lamare, em São Paulo, no Tarumã também, no Rio não me lembro. Essas duas escolas tiveram como base os ensinamentos de Piero Taruffi, piloto da Ferrari entre outras equipes, que veio ao Brasil entregar o Premio Victor, que a Quatro Rodas concedia aos destaques do automobilismo da época. E em sua estadia no Brasil, teve um contato forte com o Expedito e o Pedro. Taruffi tinha na Itália uma escola de pilotagem, nos moldes da Jim Russel na Inglaterra. Foi na Jim Russel Drivers Scholl que Avallone e Emerson fizeram seus estágios antes de começarem a correr por lá. 
Mesmo antes na década de 1960, elas já faziam a alegria da garotada que queria ou dar algumas voltas numa verdadeira pista de corridas ou se iniciar na carreira, como atesta meu amigo Fernando Fagundes em seu blog. Não vou contar aqui que ele “surrupiou” o Fusca de sua mãe para correr, jamais faria tal coisa, mas muitos começavam assim!
O regulamento da Estreantes e Novatos seguia as normas da CBA que era regida, e ainda é, pelo anexo J da FIA, a grande maioria das corridas era no Grupo ou Divisão Um. Os carros dessa categoria eram quase originais, podendo apenas serem feitas poucas alterações como; escapamentos, a retirada do filtro de ar, pneus radiais, que eram raros na época, retirada de para choques, amortecedores mais rígidos, barras estabilizadoras e algumas outras perfumarias. Assim como a instalação de Sto. Antonio, que na época era apenas uma barra atrás do banco do piloto com uma terceira perna de apoio, mesmo assim alguns “malucos” faziam de PVC!
Ainda em 1970/71 corridas começaram a acontecer também numa categoria que seria talvez a mais querida de nossos torcedores, a Divisão 3, esses carros já bem mais preparados que os D1 aproveitavam o desenvolvimento que tinham os que corriam no Campeonato Brasileiro de D3, assim principalmente os VW usavam de todo aparato então desenvolvido pela MM na preparação desses motores, feitos por dois gênios do automobilismo, os Magos, Jorge Lettry e meu amigo Miguel Crispim Ladeira.
Os Pumas, Lorenas que se enquadravam em outra categoria, na principal corriam como Divisão 4, corriam junto com a D3 e as vezes D1, tinha sua classificação separada.
Comecei na D1, depois correndo no ano de 1971,  o Torneio União e Disciplina e o Torneio Sulamericano na D3 com um VW da equipe De Lamare. Na Copa quebrei nas duas corridas, começava assim já novato sentir o gostinho amargo das quebras!

Rui Amaral Jr

Minha credencial do Torneio Sulamericano, tenho até hoje, só não achei o arquivo e fui buscar no Saloma. 




No 6º lugar da 4ª largada o nome correto é João Carlos Bevilacqua
No Lorena Edo seguido por Ronald Berg





Aos meus amigos






13 comentários:

  1. Rui,

    um excelente post... nos revelando a história das nossas divisões...

    e com Interlagos era esplendoroso...

    abs...

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  2. Ricardo Mallio Mansur12 de outubro de 2012 às 20:18

    Como sempre, bela matéria Rui! Mostra que a importância de um torneio de estreantes e novatos é fundamental para que novos valores se destaquem. Nada contra as categorias milionárias onde desfilam alguns bólidos que você só verá em revistas e filmes! Quem nesses últimos anos de super-máquinas se destacou ao sentar num fórmula onde o equipamento é igual para todos ou mesmo numa categoria de kart onde só o talento nato se destaca? O grande exemplo disso são carrões que sem preparação alguma já passam de R$ 1.000.000,00! Contrastando com toda essa riqueza na linha dos boxes, arquibancadas cada vez mais às moscas! Andar na contra-mão é um perigo, mas, andar na contra-mão da história, é terminal, é suicídio! É o decantado fim do automobilismo brasileiro! Estaria com os dias contados o que sobrou do antigo "Templo"?

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  3. Ricardo Mallio Mansur12 de outubro de 2012 às 20:22

    Oi Rui, só pra efeito de correção, o nome do Marazzi saiu errado na sua matéria. Dá pra editar e corrigir? Abraços! Deletar mensagem!

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  4. Obrigado Ricardo, o corretor de texto sempre faz isto, e não li depois de postado.

    Um abração e obrigado pela contribuição!

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  5. Fabiani C Gargioni #2712 de outubro de 2012 às 23:13

    Grande Rui, beleza de postagem, adoro estas histórias e concordo com o Ricardo, estamos correndo um sério risco de nos perdermos no tempo, uma pena!!!

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  6. Grande Rui,

    Desta vez voce arrebentou. Ao ver esta foto, foi como um click de volta ao um passado de romantismo e paixão.
    1967, eu estava lá sim. Era mais uma daquelas largadas para ansiosos e agitados, Estreantes e Novatos, no meio de um burburinho cada vez mais forte de que o autodromo ia ser fechado (fato que veio ocorrer em 1968).
    Obrigado pela lembrança e parabéns pela matéria ("post") que como sempre esta muito boa.

    Abs

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  7. riBelas recordações Rui e uma satisfação ver minhas fotos neste excelente post

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  8. Rui, Vivas! Algumas fotos inéditas do Lorena do Jacob Kounrouzan, grande cara. Já estou "pirateando" .... tem mais?

    http://www.lorenagt.com

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  9. Fique à vontade Mario, a casa é sua!
    Estou recolocando o link para o site, tive que tirar quando tive alguns problemas. Pode ver que já está na barra lateral.

    Um abração

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  10. Valeu Rui, é sempre bom recordar as coisas boas da vida. Fiz minha iniciação no automobilismo em 1974 em "Estreantes e Novatos" com um Fusca 1500, bons tempos.

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    1. Bons tempos Sergio!!! Aguardo sua chegada ao Brasil para muitos papos, um abração!!!!

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Rui Amaral Jr