A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MONTJUICH 1975

 

Ken Tyrrel conserta guard rail

 Mario Andretti empurra Niki Lauda
 Clay e Niki fora da corrida na largada


Muita coisa acontecendo nesse GP, com a vitória inesperada de Jochen Mass e o acidente com Rolf Stommelen, que tradicionalmente não ocupava o primeiro pelotão. Na tua foto dá para vê-lo bem no cantinho (22). Brambilla (sempre ele) largou na base do "vitória ou muro"e bateu em Andretti. O croata-ítalo-americano tocou na traseira do pole Lauda, que acertou Regazzoni, numa lambança que deve ter deixado Enzo furioso; poucos metros e as duas macchinas tinham conseguido se eliminar mutuamente. Apesar de alguma avaria, Andretti passou a liderar com o Parnelli VPJ4.seguido de Watson, Stommelen, Brambilla e Pace. Wattie, que na época era piloto da Surtees começou a ter problemas com excesso de vibração e buscou os boxes, fazendo com que Stommelen e os demais subissem uma posição. Brambilla atrasa-se e quando Andretti tem problemas com a suspensão traseira e abandona, Stommelen passa para a frente,perseguido por Moco e Ronnie Peterson. Mais atrás, Mass e Ickx "discutiam" a quarta posição.Na 24ª volta Ronnie abandona e duas voltas depois, o caos. O líder Stommelen perde o aerofólio traseiro e seu carro decola. Bate no guard rail e atinge os espectadores. Cinco espectadores morrem e Rolf fica ferido. Moco, que vinha logo atrás, pegou a rebarba do acidente e abandona. Os organizadores custam a reagir e não interrompem de imediato a corrida. Nesse meio tempo, Mass consegue ultrapassar Ickx e vence o GP. Jarier faz o mesmo com Reutemann, mas em local sinalizado por bandeira amarela e tem que devolver a posição ao argentino. E onde estava Emerson Fittipaldi? Em sua casa na Suiça. Nos treinos, Emmo já desconfiara das precárias condições da pista de Montjuich, com guard-rails mal fixados e outras irregularidades e decidira simplesmente não correr, por falta de segurança.Se o brasileiro não correu, Lella Lombardi sim. E ela vinha na sexta posição, logo atrás de seu companheiro de equipe Vittorio Brambilla, quando a prova foi encerrada, tornando-se a primeira mulher a marcar pontos em um GP de F1, ainda que tenha sido 0,5.

Caranguejo



Wilson Fittipaldi, Emerson, Lauda, Hunt. O Rato campeão dentro e fora das pistas.  
 Jochen Mass
Lella
Carlos Reutmann
O carro de Stommelen

RESULTADO
Na
 Na coluna da direita os tempos e posições de grid






QUATRO RODAS
Na QR Digital, edição Maio de 1975, ótimo depoimento de Emerson


3 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #2727 de setembro de 2012 às 22:13

    Bela historia Grande Rui, tiro o chapéu p/ vc e p/ o Caranguejo!!!

    ResponderExcluir
  2. Tremendo, un accidente que terminó con Montjuich; pobre Rolf, justo iba puntero en esa carrera. Excelentes imágenes, gracias por compartirlas.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  3. Rui,

    excelente post... imagens fantásticas...

    abs...

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr