A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 15 de setembro de 2012

CHAPARRAL 2J

Jackie Stewart e o Chaparral 2J, 1970 série CanAm

A Chaparral Cars, criada por Jim Hall e James Sharp, decide no final de 1969 abandonar a categoria Esporte Protótipos por uma série de razões, e volta-se à CanAm, campeonato na época de muito prestigio disputado no Canadá e EUA, dominada então pela MacLaren. Com a chegada dos novos pneus de perfil baixo e muita aderência ( pré slic ), os dois Texanos, projetam um carro para aproveitar a nova tendência. Extra oficialmente sempre contaram com o apoio da GM, embora essa negasse, e agora junto com a Firestone, construíram o primeiro carro a adotar o efeito solo. Ao contrário de Chapman que aproveitava o ar que passava por baixo do carro, eles "simplesmente" construíram ventiladores, tocados por um motor de dois cilindros e 45 hp, para sugar todo ar debaixo do carro e colá-lo na pista.


Vic Elford, 1970

Para isso contavam com saias em toda volta do chassi, eram feitas de um material novo o Lexan, apoiadas em laterais com molas pressionavam até que tocassem no solo, e com o ar aspirado pelos extratores grudavam o carro a pista. Junto com os novos pneus Firestone o carro vai para pista e se torna imbatível. Ao contrário do Lotus que precisava de velocidade para aumentar a aderência, o Chaparral 2J tinha aderência em qualquer tipo de curva, pois o efeito solo estava sempre sendo produzido pelos extratores de ar.




A película de Lexan que com o motor de 45 hp que sugava o ar , grudava o carro ao solo.
Seu motor era um Chevrolet de 7.600 cc, o cambio como nos carros de Esporte/Protótipos automático de duas marchas. Suspensão por triângulos seu esquema de chassi era convencional.
Sua estréia foi em Watkins Glen, pilotado por Jackie Stewart e depois por Vic Elford. O carro era simplesmente muito mais rápido que os outros, freava e fazia qualquer curva numa velocidade muito superior aos demais.
O motor do extrator de ar tinha 45 hp e as rodas traseiras de 15 pol de largura 

Detalhe da grande quantidade de detritos jogada para trás do carro. O recente episódio Baricchelo/Massa mostrou como são perigosos os detritos jogados pelos carros da frente.

Seu grande problema era a enorme quantidade de sujeira jogada para traz, o que prejudicava os outros pilotos. Como nenhuma equipe conseguia segurar a Chaparral começaram as reclamações contra o carro, e no final de 1970 a FIA decide proibir os ventiladores. Era o fim do Chaparral 2J...


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Post original de 29 de Setembro de 2009 



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Rui Amaral Jr