A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

MINI-COOPER S


Vencendo o Raly de Monte Carlo, 1965 com  Timo Mäkinen/Paul Easter
Na Targa Florio 1963 com Sir John Whitmore e o jornalista e piloto Paul Frère

Encarando as feras em corridas de clube na Inglaterra 


Lançado no mercado em 1962 pela BMC - British Motor Corporation -, com motor transversal de  848cc e 34hp, mais tarde da união da BMC com a Morris surgiu com motor de  997cc com 55hp.
Aí surge o genial John Cooper, e com todo seu conhecimento do automobilismo de competição, vê no carrinho um campeão.
Lança a versão Mini-Cooper S, com um motor de 1.275cc e 76hp que foi um verdadeiro sucesso, primeiro nas pistas inglesas, onde venceu incontáveis corridas promovidas pelos clubes, e mais tarde, no mundo, onde venceu muitos Ralys e corridas, sendo que alguns com dois motores, o dianteiro e um montado na parte traseira do carro.
Vieram as grandes vitórias, como as do Raly de Monte Carlo, nos anos de 1964 com Paddy Hopkirk / Henry Liddon, 1965 com Timo Mäkinen/Paul Easter e 1967 com Rauno Aaltonen/Henry Liddon, sempre correndo contra carros mais potentes, como os Porsches 911.

Moss e John

Foi a glória para John, que havia conseguido o segundo lugar no Raly em 1952 com Stirling Moss e  D Scannell pilotando um Sunbeam-Talbot 90. 

BSCC Crystal Palace 1964

HOJE



Como se pode ver John foi grande em tudo que se propôs a fazer!










Rui Amaral Jr


4 comentários:

  1. A História do Cooper...ainda bem que tivemos homens que fizeram a história e muitos ainda fazem!

    ResponderExcluir
  2. Fabiani C Gargioni #278 de agosto de 2012 às 22:47

    Grande Rui, que "carrinho" valente estes MINIS, entraram p/ história!!!

    ResponderExcluir
  3. Rui,

    o Cooper é um carrinho charmoso...

    gostei do post... parabéns...

    abs...

    ResponderExcluir
  4. Espetacular o vídeo dos minis.
    Acho que os dois vídeos explicam bem a grande diferença entre Inglaterra e Brasil neste esporte - automobilismo é esporte, não vamos nos esquecer. Botar o carro para andar rápido, só pelo prazer, e só.

    Parabéns, Rui.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr