A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Mago


A carretera Gordini de Luizinho e Pace.

Salve Rui! Tudo bem?

Muito obrigado pelas fotos!

Estou te encaminhando algumas fotos dos dois Gordinis Carretera que construí em autorama na escala 1:32, para reproduzir a dobradinha dos 1600Km de Interlagos de 1965. 
Como você sabe, o “47” venceu, pilotado pelo Luizinho Pereira Bueno e José Carlos Pace, e o “46” chegou em segundo, pilotado pelo Bird Clemente e o Wilsinho Fittipaldi. Se olhar atentamente, vai notar algumas diferenças nos carros, devido ao espaço de tempo na construção de cada um e as técnicas diferentes que foram utilizadas. Bem,  Vamos lá:
A carretera 47 foi feita a partir de uma cópia em resina de um Gordini de rua editado pela marca britânica Airfix na década de 60 e as únicas referências que eu tinha na ocasião, eram:  uma foto no livro do Ano da enciclopédia Barsa 1965 e uma foto no livro do Autódromo de Interlagos, escrito pelo Paulo Scali. 





A carretera 48 foi construía alguns anos depois, com outros recursos e utilizando desta vez, um kit original da Airfix da época, com chassis, motor, transmissão e guia da década de 60.  Como agora  eu já tinha várias fotos da carretera, ficou muito mais fácil a reprodução.
Como você pode observar, ainda não coloquei os faróis auxiliares, mas logo logo termino. Espero levar o carro para o Bird e Wilsinho autografarem. 
Voltando ao “47”, cabe aqui uma breve história que eu não posso deixar de contar, e antecipadamente, peço desculpas caso escreva demais, ok meu amigo? 
Como a carreteira ficou  pronta na ocasião do  Evento “Clássicos de Competição” em Interlagos, decidi levá-la para mostrar ao Luizinho e se possível, ter o autógrafo dele.
Olha, o que aconteceu lá no Box eu jamais esquecerei:
Estávamos eu, meu irmão  e o Poppi juntos pra lá e pra cá (como sempre J ) e então, vimos o Luizinho.
Gentilmente cumprimentamos ele e, antes que pudessem nos interromper, eu fui logo dizendo:
 “-Luizinho, lembra-se que conversamos há algum tempo e eu prometi que ia reproduzir um dos carros que você pilotou?”   
 Luizinho gentilmente disse que sim e fomos caminhando para dentro de um dos boxes. Paramos e eu tirei o carro da sacola que estava carregando , mostrei para ele(daquele jeito que uma criança mostra um desenho para o professor na escola esperando aprovação) e arrisquei:
“-Ficou parecido..??”

O Luizinho parou e olhou fixadamente o carro por alguns segundos.

Então, coloquei na mão dele o Gordininho. ( imagino o que deve ter passado na cabeça dele).
O grande Peroba balançou, juro que balançou. Eu vi um dos meus heróis de infância visivelmente emocionado.  Perguntei se ele me daria a honra de autografar a base do carro e ele prontamente concordou.
Cuidadosamente Luizinho abaixou-se para apoiar a mão, ensaiou a assinatura e mandou ver. Luizinho deu uma conferida no próprio autógrafo(para ver se ficou do seu agrado, suponho) e pronto, lá estava o carro com a base autografada. Pra variar, quase que eu dou vexame(são os 50% de sangue italiano ). 
Meu irmão filmou isto tudo,  mas mesmo que ele não tivesse filmado, não esqueço e nunca esquecerei este dia. 
Conversamos por alguns minutos e o Luizinho ora falava conosco, ora olhava o carro e numa destas olhadas, ele virou-se e falou com extrema  delicadeza, algo do tipo:
“-Ah, uma coisa, o CIPAN era azul, não era vermelho.”  Sem hesitar, agradeci , prometi corrigir as decalques e substituí-las assim que possível. Confesso que ainda não troquei, embora já tenha impresso novamente na cor correta, mas como estou relembrando este episódio, vou fazer sem falta.  
Algum tempo depois, comecei a construir o Porsche 908 do Peroba e fiz também  o Renault R8 que ele e o Bird pilotaram, mas aí, logo em seguida, ficamos sabendo de seu problema de saúde e o resto, todos sabem. 
Infelizmente não consegui mostrar o R8 para ele, mas pelo menos, prestei minha sincera homenagem com o Gordini  e espero de coração, que de alguma forma, este meu gesto possa ajudar a preservar a memória deste grande piloto  e toda a sua obra.

Rui, muito obrigado pelo espaço e por me fazer lembrar este episódio de minha vida.

Um grande abraço,

Ricardo Bifulco (Zé Ricardo)

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Resolvo colocar na integra o e-mail de meu amigo Ricardo, como dois outros dois amigos que tem o mesmo nome ele é simplesmente um gênio que constrói maravilhosas réplicas para autorama de grandes carros de nossas pistas.
A réplica da carretera #18 do Camilão que fez é simplesmente de tirar o fôlego. Loogo ele mostra para nós.
Obrigado a vôce Ricardo e um abração...

Rui
    

10 comentários:

  1. Ricardo Bifulco...HEREGE, HEREGE, Triplamente HEREGE...fazer minis como essas que ele tem e coloca-las numa fenda com outros...coisa Irresponsável...rsrsrs...lamento que ele e o Poppi não marquem comigo um dia para me mostrarem as minis e tenham que sair por uns 5 minutos apenas...

    Brincadeira, bastariam 2 minutos...o trabalho do Bifulco é muito bom, assim como o do Poppi.

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  2. Muito bom mesmo!!! O Ricardo é realmente um mestre no que faz. Parabéns.

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  3. Que trabalho maravilhoso desses mestres da arte do automodelismo, é gratificante ver tanta coisa bonita e bem feita, isso enriquece nossa memoria automobilistica e nos enche de orgulho e de saudades...Parabens aos mestres pelos trabalhos magnificos....

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  4. Parabens a todos...a homenagem é mais que merecida e o trabalho deles fantástico....

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  5. Os trabalhos ou melhor as "obras de arte" do Ricardo são sensacionais, são de tirar a gente do sério e voltar no tempo destes magnificos carros e inesquecíveis pilotos que marcaram uma época de anos dourados do automobilismo brasileiro.
    Mais uma vez meus parabéns a este grande mestre do automodelismo e a voce Rui que para nosso deleite, abriu este espaço para êle nos contar este episódio com o saudoso gentlemam do automobilismo brasileiro, nosso eterno querido Luizinho.

    Abs

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  6. Buenas !
    Beleza Pura.
    É a forma de perpetuarmos a memória automobilística.
    Se não temos os originais, construímos miniaturas. Eu já fiz algumas e postei no site do Hiperfanauto e do Pepersoltcar.
    Abraço Forte.
    Pedrão-SMO

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  7. Obrigado a todos o Ricardo vai ficar feliz com os comentários e Pedrão querendo é só enviar as suas que faço um post.

    Abraços

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  8. Salve Rui! Salve pessoal!
    Rui, agradeço de novo o espaço e de coração, aos comentários de todos vocês.

    É muito gratificante saber que vocês curtem e entendem nossa maneira de manter viva a memória de nosso automobilismo através do modelismo e autorama. Eu e o Poppi aqui, o Fiote e o Tropia lá em Minas e assim vamos caminhando. :)

    Em uma das conversas com o Rui, eu disse que cada autógrafo nestes carros, é uma história deliciosa e daria um livro se juntasse tudo.

    Eu cresci lendo sobre o Luizinho, Camilo, Bird, Jan, Chiquinho Lameirão, Paulão, e tantos outros que não dá nem pra listar!

    Quando o Poppi organizou aquela 1a Mil Milhas de Autorama foi o máximo, pois conheci a "tchurma" da Divisão três pessoalmente e vários deles, vi correr em Mil Milhas na década de 80 quando ainda era moleque.

    Adivinha o que tem de Fusca que eu vou fazer? (centenas!!!)

    Podem ter certeza que todos vocês nos motivam a continuar com este tributo.

    Rui, sempre será um prazer postar aqui. :):)
    Novamente, obrigado de coração.

    Ricardo Bifulco (Ze Ricardo)

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  9. Rui,

    Dá vontade de voltar aos tempos de menino, tirando o Autorama da "caixa da memória" e tirar grandes pegas com esses Gordini.

    Abraço,

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

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