A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 26 de maio de 2011

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS 2011 - IV - OS BRASILEIROS

Emerson duas vitórias 1989 e 93 e pole em 1990.


Final dos anos 70 Emerson deixa a Formula Um e o projeto de levar um carro feito por sua equipe a ser competitivo na categoria. No Brasil estava desacreditado e era motivo de chacotas de alguns humoristas e descrédito do publico, apenas alguns anos antes havia sido bicampeão do mundo de Formula Um numa carreira meteórica e repleta de vitórias nas muitas categorias em que competiu. Eu certamente não era uma dessas pessoas, acreditava e torcia por uma volta de nosso campeão. Aos 38 anos ele vai para os EUA, primeiro correr na INSA com um carro pouco competitivo, para logo a seguir ser contratado por uma equipe para correr na categoria que hoje chamamos de Indy.
E foi na Patrick Tean que mostrou ser ainda rápido e campeão, não vou descrever a carreira dele nos EUA, mas  abriu as portas para um legião de pilotos brasileiros que lá fizeram e fazem suas carreiras, e venceu a primeira das seis vitórias que nossos pilotos tiveram nas 500 Milhas de Indiapolis. 
Isso mesmo de 1989 até o ano passado, em 22 anos de brasileiros correndo na Indy 500 temos seis vitórias, por enquanto.
Neste ano correrão Helio, Tony Kanaan, Bia Figueiredo e Vitor Meira. Já Bruno Junqueira teve seu lugar no grid vendido pela equipe A.J Foyt para a Andretti Autosport numa atitude polêmica e que causou indignação entre muitos pilotos. 


Gil de Ferran, vencedor em 2003 com Helio Castroneves em 2º e Tony Kanaan em 3º.
Helio Castroneves, vencedor em 2001/02/10.
Pole em 2003/07/09/10


A primeira vitória de Emerson foi na Patrick Tean e a outra assim como as vitórias de Helio e Gil foram na Penske.

Bill Vukovicht vencedor em 1953/54.
 Bill e o Pat Clancy Special que não correu.



7 comentários:

  1. Rui,

    O Emerson abriu dois caminhos para os pilotos brasileiros. Primeiro na Fórmula 1, com dois títulos mundiais e uma equipe própria, que custou muito caro para ele e o irmão Wilsinho.
    Depois, na Indy, com vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis e títulos.

    No seu rastro surgiram outros grandes campeões.

    Infelizmente, sem categorias de base fortes e, consequentemente, sem renovação de qualidade, as portas começam a se fechar para os nossos pilotos.

    Precisamos urgentemente das categorias de base, ou rezar para o surgimento de um novo Emerson, Piquet, Ayrton, Castroneves ou Canaã.

    Abraço,

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

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  2. Fabiani C Gargioni #2627 de maio de 2011 às 13:59

    Grande Rui,o que o Danilo disse aí em cima eu somente posso assinar em baixo é a verdade nua e crua do momento que vive o nosso automobilismo!!!

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  3. Já estamos na arquibancada aguardando o inicio da prova....

    Abs
    Francisco/Blog do Camaro

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  4. Meus parabéns pelos posts sobre as histórias de Indianápolis. Grandes pegas e histórias cheias de emoção e adrenalina. Clark e Hill barbarizaram por lá. Se não me engano Hill é o único a vencer a tríplice coroa: Indy 500, Mônaco e Le Mans. Quanto aos brazucas, ótimas atuações, mas sem base tendem a rarear. Os novos que estão por lá não demonstram tanta categoria quanto aos que já fizeram história. Abraços

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  5. É Danilo e Fabiani, Emerson é grande mas não vamos esquecer da ajuda de outro pioneiro no automobilismo ingles, meu amigo Baixinho - A.C. Avallone -. Pô Francisco vc está aí? Manda umas fotos.
    Parabens Ike.

    Abraços

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  6. Rui,

    Como sempre, você tem razão. O Avallone foi primeiro, mas a gente sempre lembra dele como batalhados no automobilismo brasileiro, com a promoção de eventos internacionais, trazendo pra cá carros de sonhos, como os Porsche 917 e 917/10, ou construindo o grande protótipo Avallone, que começa a ser resgatado, com a restauração de vários pelo País.

    Quanto à Indy, espetaculares posts, que valem a pena ser lidos e vistos, aliás, lidos várias vezes e vistos com muita atenção, pois cada vez a gente encontra um detalhe novo, sempre apaixonante.

    Até aumenta a vonta de assistir a prova desse ano e o GP de Mônaco da F1.

    Grande final de semana para todos nós.

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

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  7. Adoramos a tua visita no box da Formula Vee e até peço desculpas por não poder receber melhor, nesta corrida não pudemos ter a sala com comidinhas e bebidinhas para os amigos. Mas além dos carros tinha um simulador de Formula Vee com a pista de Interlagos. Onde esses caras de jogos eletrônicos vão parar?
    No dia 11 de junho vamos para a Quarta Corrida, e pensar que há menos de uma ano o que tínhamos era uma folha de papel em branco.

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Rui Amaral Jr