A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 30 de março de 2011

MIL MILHAS BRASILEIRAS 1956 - A QUASE VITÓRIA DE UM FUSQUINHA - II


Na edição nº 4 de seu jornal Ari Moro ao contar da participação de Germano Schlögl nas Mil Milhas Brasileiras de 1956 , cita o VW em que correram Eugênio Martins e Christian Heins como um fusquinha original . Pesquisando depois , Ari com a ajuda de Paulo Trevisan que consultou ninguém menos que Jorge Lettri o preparador do carro que lhes deu o seguinte depoimento .


" Referente ao VW nas I Mil Milhas Brasileiras -Interlagos/SP - 25/11/56 . Pilotado por ChristianHeins e Eugênio Martins e devidamente preparado em minha firma de então - Argos Equipamentos - tenho o seguinte a comentar :
1) A performance apresentada pelo fusquinha número 18 nessa dura prova , constituiu-sa no maior feito esportivo mundial de um veiculo VW até aquela data e , muito em especial em toda a América Latina !


Largada das Mil Milhas Brasileiras - 1956 - Christian e Eugênio entre as "feras" .
No miolo de Interlagos , a tocada de dois grandes pilotos !


A chegada , braço levantado quase uma vitória !

2) Devido aos detalhes de momento, as condições externas foram mantidas quase que inalteradas ao original, o que publicitáriamente deram uma gigantesca penetração ao fato em si! Observe-se que nem o automático rebaixamento das suspensões foi introduzido no caso, isso mesmo em detrimento à perda de performance em curvas, detalhe tão necessário nesse tipo de disputa em autródromos como o de Interlagos!
3) A potência do motor 1500cc - Porsche 1.5 - bloco original VW de duas partes, de acordo com o regulamento conhecido - veículo e bloco do motor da mesma marca - fornecia uma potência de 74CV-Din, número esse idêntico a qualquer motor de série dos atuais 1000cc de produção nacional. Nunca, entretanto, esquecendo que disputávamos a prova contra as decantadas carreteiras do Rio Grande do Sul, equipadas com motores de 5000/6000cc!
4) Ao carro em pauta não foram introduzidas modificações básicas importantíssimas em competições, tais como: rodas - aro, pneu e medidas, sendo os aros utilizados em 15x4.5" e pneus 5.60x15" de construção diagonal ¬Spalla di Sicurezza. Enfim, pior que isso não seria possível!
5) Deve ser dada uma nota muito especial ao sistema de refrigeração do óleo lubricicanate do motor, que por sinal sempre constituira-se
na maior dificuldade dos motores refrigerados a ar em competições. Foi adotado no caso o sistema de carter seco, incorporando um radiador dianteiro. Para tal, foi elaborado um capô especial em fiberglass com bocal apropriado, de autoria do engenheiro João Amaral Gurgel, sendo essa a primeira peça produzida por ele na área automotriz!
6) Durante boa parte da prova o VW-18 ocupou a primeira posição, infelizmente perdeu-se a ponta pela simples quebra de um cabo de acelerador; porém ainda. chegou-se em segundo lugar na final!"
CHICOLANDI
Mais adiante, em sua resposta, Lettry comenta: "Fato curioso: alguns dias antes da prova, um bom amigo e eu achavamo-nos no apartamento da família Fittipaldi, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, para um daqueles "papos intermináveis" com o velho Barão, ainda com cabelos negros, quando repentinamente aparece por lá para o mesmo fim, o mais destacável piloto nacional até aqueles idos dias. Chico Landi! Naqueles tempos as palavras do famosíssimo "Chico Miséria" em matéria de mecânica esportiva faziam realmente tremer as paredes. Referindo-se a nós e ao pequeno veículo em baila, com aquela voz surda e bem característica sua, ele declara assintosamente: "no meio da corrida já vou começar a cortar a barba, pois já estará comprida prá burro!"
Pois bem: no meio da prova, quando já ocupávamos a liderança, o famoso personagem aparece em nosso box para dar uma daquelas típicas "abelhadas,,'na casa dos outros. Diante dessa extrema curiosidade, perguntamos então a ele: "como é seu Chico, já começou a cortar a barba?" Meio aos murmúrios e palavrões, •Iá se foi ele que era o grande piloto brasileiro de todos os tempos anteriores, como uma fera ferida em seu pleno orgulho! Simplesmente mais um fato cômico de nosso conturbado automobilismo. Só isso!".

10 comentários:

  1. ah, é fascinante conhecer um pouco da história do avô de todos os "pinicos atômicos"!

    ResponderExcluir
  2. Esse Fusquinha era um autêntico lobo em pele de cordeiro. Alguém sabe as cores do carro?

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #2630 de março de 2011 às 14:45

    Grande Rui,mais uma bela história e essa até se parece com a minha que ando num 147 com motor 1300 praticamente original no meio dos canhões 1600 da nossa TCC aqui na terra,mas o que vale realmente é competir e estar no meio da bagunça com a galera,um abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Belíssima história! Deu até pra imaginar o Chico Landi saindo dos boxes e chutando até as caixas de ferramenta que estavam no meio do caminho.

    Fabiani, o seu 194 (sim, foram achados mais 47 defeitos!) é um bravo guerreiro, mas falta piloto, assim como falta pro meu Fusca... hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Pois é está ai para comprovar a historia, o FUSCA sempre foi um valente carro, e dominador em qualquer época.

    ResponderExcluir
  6. Linda historia,show ...o fusca guerreiro,!!!!

    ResponderExcluir
  7. Fusquina valente esse.
    Provavelmente no meio daquelas carreteras, também deve estar um amigo meu, o saudoso Paulo Buso, com a carretera #10, um Ford 1940, de Curitiba. Ele pilotava muito aqui no Paraná e coforme ele me confidenciou, também participava de algumas edições das Mil Milhas.

    ResponderExcluir
  8. Fusquina valente esse.
    Provavelmente no meio daquelas carreteras, também deve estar um amigo meu, o saudoso Paulo Buso, com a carretera #10, um Ford 1940, de Curitiba. Ele pilotava muito aqui no Paraná e coforme ele me confidenciou, também participava de algumas edições das Mil Milhas.

    ResponderExcluir
  9. - Que história legal e eita cabinho matreiro !

    ResponderExcluir
  10. Já sei de onde o Camilo tirou o número 18 da sua carreteira Corvette.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr