A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PÉ NO FUNDO! ANEL EXTERNO.


Tomada da "Um" cravado! O #8 um grande chassi acertado pelo Carlão, o motor um canhão feito pelo  Chapa empurrando. Me segue o #144 de meu amigo Sueco - Carlos Aparecido Gonsalves . Para algum amigo que comentou sobre meu espelho direito, só usava pelo regulamento e corria com ele fechado.

Interlagos , anel externo velocidade pura , pé embaixo 95% do tempo , me lembra a primeira volta que dei no autódromo , a bordo do PORSCHE 550 SPIDER de meu irmão Paulo . Lembra ainda o grande Luiz Pereira Bueno dando um baita trabalho a Reinold Joest nos 500KM de 1972 , apesar de correr com um carro mais fraco . Lembra Celso Lara Barberis e suas três vitórias , uma em 1961 ano em que meu irmão e Luciano Mioso venceram na categoria até 2 litros . Também o grande Ciro Cayres vencedor em 1964 com o não menos grande José "Toco" Martins . Pois bem em 1982 ano em que corri na TEP( D 3 ) estava programada e corremos uma prova pelo anel externo de 3.208 m foram 25 voltas neste circuito fabuloso , parte da não menos fabulosa pista de 8.000m do Autódromo de Interlagos , pista que por vontade dos dirigentes da F.1 foi totalmente descaracterizada e que agora alguns grandes pilotos do passado , Bird , Chico Lameirão , Bob Sharp e outros tentam refazer . O anel externo é de altíssima velocidade , composto pelas curvas "Um " , "Dois" , "Três" uma reta torta em subida que vai até uma curva que antecede os antigos boxes , o "Café" .

Olhando feio para o Amadeu Rodrigues #40, um grande  piloto e um baita cara.


Começamos a preparação do carro trocando a relação de marchas da 1ª e 2ª , já que não precisaríamos usa-las , optamos por uma "Caixa um" bem mais curta , com a 3ª marcha 0. 78 e 4ª 0.96 e diferencial 8/31 que eu já usava . Com este cambio eu poderia pular na largada junto com meus adversários , esquecendo o trauma de largar com aquela " Caixa 3 " que tanto me atrasava nas largadas . No meu caso usaria a 3ª marcha para fazer a curva "Três" e o resto do circuito seria todo em 4ª marcha . No primeiro treino na 5ª feira dois sustos , o primeiro ao chegar a curva "Três" haviam pintado o muro que circunda esta curva de branco , e como na temporada inteira ele estava sujo ao chegar e passar pela curva percebi como passávamos perto dele , ainda mais fazendo a saída da curva com o traçado que usaríamos para o "Anel externo" , o segundo na primeira volta que vim forte foi ver o contagiros chegar à tomada da curva "Um" a 7.200rpm bem mais rápido que chegava quando fazia o circuito completo . Passados os sustos era uma maravilha , pé embaixo o tempo todo , fazia a "Um " cravado e só ia tirar o pé e frear na "Três" uma freada fortíssima , contornada a curva engatava 4ª uns 200m depois e dai para frente pé embaixo de novo , a tomada e contorno da curva "Um " eram rapidíssimos , não sei precisar a velocidade que chegava mais fazer cravado dava um certo friozinho na barriga . Carro bem feito , chassi com um trabalho ótimo do Carlão e motor do sempre competente Chapa ia largar na primeira fila , não lembro a posição , mais pensava , "vou dar um susto neles , vou largar junto e se der ganho esta corrida " Os mais rápidos eram o Mogames com o carro em que havia sido vice campeão da D.3 em 1981 e que estava ganhando todas as corridas , o Laercio com o carro que havia sido campeão da D. 3 no ano anterior nas mãos do Amadeu Campos , Elcio Pelegrini multicampeão da F. Vê , José Antonio Bruno , Amadeu Rodrigues , Marcos de Sordi , Bé , Alvaro Guimarães , José Ferraz alem do Duran , Orlando , Artur da Cruz , Aristides , Sueco , e o amigão João Lindau . No domingo , antes da largada era só nela que me concentrava , pulando bem ia brigar lá na frente . Placa de um minuto , primeira engatada "é hoje" , placa de trinta segundos , motor a 7.000 rpm , farol vermelho , farol verde , o pulo foi perfeito , larguei na frente , a hora que fui engatar segunda ela não entrou , não sei se foi erro meu ou o cambio que nunca tínhamos usado e para não mostrar aos outros que tínhamos uma primeira mais curta eu não havia testado a arrancada suficientemente só sei que cai umas dez posições , não tanto quanto quando largávamos com a "Caixa três" pois estava no embalo , mais outra vez eu tinha de fazer uma corrida de recuperação . Passei a primeira volta já em quinto e na segunda já vinha em quarto perseguindo o Elcio , três ou quatro voltas depois estava embutido nele , só que ele era uma pedreira , estava difícil achar um espaço para ultrapassa-lo , vínhamos os dois de pé no fundo , na curva "Um" via sua luz de freio acender , só que seu carro não perdia velocidade ( depois ele me contou que dava um toque no freio com o pé esquerdo para abaixar a frente do carro ) , na curva "Três" a freada era no gargalo e alem disto nossos motores empurravam igual . Lá na frente o Mogames reinava absoluto , com o Laercio logo atrás mais sem condições de pressiona-lo , nesta altura virávamos cada volta no tempo de 1.04s o que era bem rápido . Lá pela sétima ou oitava volta eu embutido no Elcio chegamos à curva "Um" , cravados a tomamos e a hora que vi seu carro estava de frente com o meu e eu olhando em seus olhos , exageros à parte foi um baita susto , estávamos andando no limite e muito rápido , só lembro de ter tirado o pé e saído pelo lado , graças a DEUS sem toca-lo . Ai estava em terceiro , só que o Mogames e o Laercio tinham ido embora , na próxima volta quando vi eu estava saindo da "Dois" e eles quase na freada da "Três" , tentei andar o mais rápido possível e cheguei a descontar um pouco , mais lá pela décima quinta/sexta volta meus pneus começaram a dar sinais de fadiga e o contagiros já não chegava ao final de "Retão" aos 7500rpm do começo . Assim terminamos , Mogames ,Laercio e eu em terceiro .

Ao final da corrida quando os bandeirinhas vem nos saudar, uma coisa linda de arrepiar. Sai um "maluco" de um bandeirinha da "Um" acena para os dois primeiros e quando passo ele e os outros começam a acenar freneticamente as bandeiras para mim e ele ito me aponta e aplaude. Ainda bem que vinha lento pois as lágrimas teimaram em escorrer e foi assim até o box. Depois ele veio me cumprimentar, não lembro seu nome.

 Ah!!! aquela errada de marcha , não digo que teria vencido , mais teria dado trabalho , lá de cima o Lindau deve estar dizendo " Alicatãooooooooooo "


Isso é apenas um pouco do que vivemos nas pistas.


Rui amaral Jr

Eu, Ricardo Mogames e Laércio dos Santos,

NT: A corrida vencida pela dupla Ciro/Tôco foi no circuito completo.
        Virando à 1m04s pelos 3.208m do Anel Externo de Interlagos a média é de 180 km/h.
        Agradeço as fotos a minha sobrinha Gabi.
        Obrigado Mauricio Moraes! Um dia conto para todos por que!  

          Fotos Sydnei.

20 comentários:

  1. Rui, história maravilhosa, fiquei emocionado. Quanta adrenalina!

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  2. Obrigado novamente Mauricio.

    Um abraço

    Rui

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  3. Foi uma corrida emocionante,fui obrigado a voltar no tempo pra lembrar que eu estava lá.

    Muito bom Rui!

    abs

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  4. Meu amigo Joel, estava vendo seu comentário no Mauricio, obrigado.
    Vc estava lá?

    Um abração

    Rui

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  5. Rui:
    Na primeira foto, quem vem atrás não é o Ferraz? Momento histórico, acho que essa prova pode ter sido preliminar da F2 BR, que correu pelo anel externo pelo menos duas vezes em 1982.
    O grande Tohmé postou belas fotos da largada dessa corrida de F2.
    Gostei muito da foto em que tu e o Amadeu Rodrigues estão "discutindo" a posição.
    Caranguejo

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  6. Vc apareceu Caranguejo!!!!
    Realmente não é o Ferraz, ele sabe o nome do piloto, quando lembrar me\diz.
    Aquela foto é do treino, "discuti" a posição com ele na "Três".

    Um abraço

    Rui

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  7. Fabiani C Gargioni #2627 de dezembro de 2010 20:32

    Grande Rui, que relato emocionante,será que não sai uma réplica do #8 pra realmente começar de vez o RETORNO da DIV-3?Seria muito legal rever os pinicos novamente em ação!!!

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  8. È Rui vc com esse cambio curto, se eu estivesse correndo nesse dia, dava um nabo em vc, o teu cambio no anel externo com 0,96 e 8,31...a 7600 RP estáva a 209Km, já o meu tinha 1,04 e com 9,31 estaria a 223Km, já que meu motor virava 7800.....mas vc era um caa de sorte....hahahh, o cara do carro amarelo que está atraz de vc, não me lembro mesmo do nome do cara..abraços.

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  9. É nessas horas que eu tenho certeza absoluta que temos alma: ela fica arrepiada com essas histórias!
    Parabéns ALICATÃO MOR!!!
    As fotos são de babar...
    Abraço

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  10. Obrigado Fabiani, Francis e Ferraz.
    Ferraz, na classificação meu carro que largou bem adiante do seu, chegava a absurdos 217/18 km/h na freada da 3 e quando faziamos o circuito completo chegava no mesmo ponto a 205/209, o Jr fala nesta mesma velocidade em seu carro. Alguns carros são mais velozes e outros mais rápidos, foi uma pena neste 1982 vc não ter chegado perto para podermos comparar.

    Abraços

    Rui

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  11. Estou me deliciando com as fotos e "viajando' nos empolgantes relatos de vocês.
    Viva a Divisão 3!
    Continuem...

    Um abraço pessoal e se preparem porque 2011 vai ser 10!!!
    Feliz 2011 a todos!

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  12. Ah!
    Gostei do novo visual (ou layout) do blog pra 2011, legal.

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  13. Rui, o carro amarelo era do Sueco, ele fez duas ou três provas com essa cor. Ampliando a foto conseguimos ver no pára-brisas o adesivo característico da "marca" Sueco e o Metalpó no capô.

    Abraço,

    Fabiano.

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  14. Ô Fabiano, o que seria de mim sem seu profundo conhecimento! Obrigado vou colocar o nome dele.

    Um abraço

    Rui

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  15. Que pena Duran, gostaria que vc comentasse!
    Já que foi um expectador privilegiado, pois a cada três ou quatro voltas passávamos por vc!!!Rsrsrs

    Um abraço

    Rui

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  16. kkkkkkkkkkk, impossivel isso, eu quebrei na 3 volta, baixei demais a trazeira do carro, e não lubrificou ponta de eixo, rsrsrs fiz nessa corrida uma lança de uma das pontas de eixo, kkkkk o engraçado é que o sintoma no carro é de pneu furado, kkkkkkkkkk parei no box e mandei trocar pneu e os caras me perguntavam qual??? e eu dizia o que está furado. kkkkkkkkkkk, não tinha pneu furado eu já não tinha ponta de eixo na caixa satelite. abraços (ps) quase aquela foto do cambio do portuga. kkkkkkkkk

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  17. Essa prova pelo anel externo para min foi algo especial,fiquei a prova toda disputando com o LINDAU que tambem estava com o carro amarelo foi lindo, um abraço a todos voçes e um um otimo 2011 a todos os MÉSTRES da grande D3.

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  18. A vc também meu amigo Sueco!

    Um abraço

    Rui

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  19. Rui,

    Esta foto traduz muitas coisas.
    Valeu a pena, vero?
    Você faz a diferença quando os resultados significam algo à mais na vida.

    Forte abraço meu amigo,
    Elisa

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Rui Amaral Jr