A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

AUTOMOBILISMO NA TERRA - SANTA CATARINA

Grande Rui,não tenho muito o que contar deste tempo em que acompanhei por três ou quatro temporadas seguidas o Campeonato Catarinense de Velocidade na Terra pois era um guri e apenas vivia aquilo tudo na agitação dos boxes e dos dias que antecediam as provas dentro das oficinas.Nós participávamos da categoria Turismo 5000 que logo depois da saída dos Dojões e dos Mavericks se transformou na Opala Stock Car,nossas pistas medem entre 2500 e 3000 metros então se usa até hoje como receita mais tradicional nos Opalas, caixa de dojão e diferencial de maverick 4,6 ou 8 cilindros conforme a pista e seu traçado(algumas tem subidas e descidas de tirar o fôlego parecida com a sacarrolha lá nos EUA). A partir de 1984 ou 5 começaram a trazer carros da stock de asfalto e modificavam caixa e diferencial(meus primos Vilmar e Vitalino Gargioni compraram um carro aí em São Paulo do Sr Camilo Cristófaro e começaram a correr o carro era lindo) os motores tinham um regulamento até um pouco liberado no começo se usavam três carburadores,comando importado e assim os carros voavam e tudo isso aliado a pouca segurança, cintos costurados em casa etc. Mas depois de um tempo criou-se um regulamento p/ conter os custos e equilibrar a categoria,mas mesmo assim os carros continuaram "voando" com motores que até hoje beiram os 300cvs e usando pneus radias de rua,pense essa força toda com uma relação encurtada como era difícil segurar estas "barcas" até mesmo nas retas(algumas secavam as cubas das DFVS dos Opalões por isso qdo alinhavam entre 18 e 22 carros o autódromo literalmente tremia, o público em algumas pistas chegava e chega ainda hoje(apesar da má administração da FAUESC) aos 10mil pagantes, incrível. Tivemos pilotos como Sávio Murilo Azevedo que se aventuraram na Stock de asfalto e andavam bem,mas a emoção estava em andar aqui de lado lambendo os barrancos de um lado e de outro.





 Estou te mandando uma foto do começo da década de 80 é uma largada da categoria 5000 na inauguração do autódromo Rio Represo(ele existe até hoje) vc pode ver que tem opala maverick e dojão às vezes se corria com chuva e tudo, era doido o negócio. Obs: Este opala que está largando na ponta foi comprado pelo meu pai depois de ficar parado por muito tempo,ele participou da I YNDI TERRA do BRASIL que foi uma corrida de duas horas de duração, o ALICATÃO Francis tem muito material como vídeos e fotos de tudo isso é muito legal,valeu e um abraço deste fã!!! Fabiani Gargioni.



Venho querendo mostrar o automobilismo na terra que é uma grande força em Sta Catarina já faz algum tempo. Conheci melhor a força desse pessoal lendo meu amigo Francis Henrique Trennepohl  e lá em seu blog conheci e fiquei amigo do Fabiani. Agora ele me envia esse texto e tenho certeza que vamos escrever e mostrar muito mais desse pessoal que faz esse fantástico automobilismo. Obrigado Fabiani e Francis, um abração. Rui

Fabiani e seu 147 - Turismo Clássico.

Francis e seu VW - Turismo Clássico.

11 comentários:

  1. Olá amigo Rui, muito boa matéria

    Parabéns ao Fabiani pelo relato.
    Já tive a oportunidade de assistir uma dessas paradas ai em São Bento do Sul, onde mora meu primo antigo corredor de carreteras.
    Na pista de terra é adrenalina pura e o mais interessante, é que os autodromos ficam lotados de pessoas e não abandonados como aqui em Interlagos.
    Dia destes devo estar ai em Bento e chegar com meu primo ai em Rio Represo para umas tocadas e se der sorte ver o Fabiani com seu Fiat.

    Abs,

    Hiperfanauto

    ResponderExcluir
  2. Belo post Rui!

    Puro automobilismo com muita emoção.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #2629 de dezembro de 2010 às 17:35

    Grande Rui,quero te agradecer de coração pela oportunidade e tenho certeza que outras virão,desculpe se eu não consegui transmitir com clareza,mas espero melhorar e agora sim eu me sinto fazendo parte do teu blog e das HISTÓRIAS QUE VIVEMOS,ou seja,um verdadeiro ALICATÃO!!! hahahahaha.Francis tu pode postar esse "pega"do Vilmar e do Ronaldo no POEIRA e as demais fotos use-as e abuse-as.hahahaha!!!

    ResponderExcluir
  4. Fabiani C Gargioni #2629 de dezembro de 2010 às 17:39

    É isso aí Hiper junta toda a ALICATADA daí e venham até Ascurra pra acompanhar a gente.O GRANDE RUI disse que vai fazer uma bateria com o meu 147 e outra com o PINICO do Francis,estamos aguardando!!!

    ResponderExcluir
  5. Valeu demais Fabiani!
    No ano que entra certamente estarei por aí!

    Obrigado e um abração

    Rui

    ResponderExcluir
  6. Fabianiiiiii!!!!
    Olha o mosquito na foto do Autódromo Nabor Vieira Lemos!!!!
    Ele estava na corrida ?

    Um abração seu Alicatão!KKK

    Rui

    ResponderExcluir
  7. Legal esse material disponibilizado pelo Fabiani, bem como a descrição dos fatos que fizeram e fazem a história do automibilismo de Santa Catarina. Mandei um material da inauguração do 2º autódromo de Joaçaba para o Francis. No mesmo material há alguns momentos da história do 1º autódromo de Joaçaba/SC inaugurado em 64 e que foi palco de grandes pegas, reunindo grandes pilotos dos anos 60/70. Pilotos que saim de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná para engrandecer as disputas lá realizadas. Desculpe me alongar mas gostaria de parabenizar pelo blog, já que esta é a 1ª vez que dou um pitaco por aqui. Assim como o Fracis e o Fabiani, também acelero na TCC aqui em SC. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Essa postagem me levou às lágrimas... de tanto rir!!! huahuahua
    Tentei matar o mosquinho com o mouse, mas não deu certo... hahahahahahahaha
    Show de roda, eu sabia que você eo fabiani estavam aprontando alguma.
    As fotos são belíssimas, mas o melhor de tudo é estar aqui, ao vivo.
    Quero ver essa turma especial da D3 aqui em terras catarinenses ano que vem, aí sim nosso 2011 será 10!
    Parabéns Fabiani, parabéns Alicatão!
    Me deram um susto e fizeram meu coração ir a 7.500 RPM com essa postagem.
    Abração

    ResponderExcluir
  9. Oi Ike acho que vc não viu mas tem uma foto de seu 147 branco aqui. Procura que faz algum tempo mas que tem, tem!
    Agora Francis vc tinha que notar o mosquito!KKKKK
    Sério, gostei demais do que escreveu o Fabiani, é o que sempre me propus aqui, contar as histórias de quem as viveu.
    Junta-se o Fabiani à Graziela, Caranguejo, Fabiano, Ferraz, Ari Moro e outros tantos amigos queridos que aqui contam pedaços de suas vidas.
    Vc bem sabe do carinho e amizade que nutri por vcs e esse Grande Automobilismo feito em Sta Catarina que conheci lendo seus relatos.

    Um putabraço!

    Rui

    ResponderExcluir
  10. O Fabiani tá melhor como contador de histórias do que como piloto. Parece eu.... huahuahuahuahuahua
    Abração e FELIZ 2011!!!

    PS: Tentei matar novamente o mosquitinho, mas não tem jeito.

    ResponderExcluir
  11. Fabiani C Gargioni #2631 de dezembro de 2010 às 15:14

    Só que agora que eu fui "condecorado"com o título de ALICATÃO não tem mais jeito,vou acelerar e tbém contar histórias.hahahahahaha!!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr