A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

1968

Ontem estava procurando em meus arquivos por imagens que digitalizei há muito. Procurava arquivos da revista inglesa Autosport com as primeiras vitórias de dois grandes pilotos no ano de 1968 na Inglaterra, Luiz Pereira Bueno e Emerson Fittipaldi.
Achei duas vitórias do Luizinho e acho que a primeira de Emerson na Formula Ford, não tinha fotos, que depois procuro e mostro. Eles eram então desconhecidos, mal sabiam os ingleses que pouco tempo depois o mundo todo saberia o nome de Emerson, e Luiz por motivos outros voltou ao Brasil e continuou aqui sua carreira, e que carreira!
Uma coisa sempre me impressionou no automobilismo inglês, a quantidade de corridas e categorias. Enquanto no Brasil, Interlagos jogado às traças pensava-se em  reforma, o Rio tinha seu autódromo mas as condições eram precárias e só,  Tarumã não existia e nosso automobilismo tinha poucas corridas por ano.
Já na Inglaterra era uma loucura para nós, muitos autódromos e categorias, lá se disputava desde a Classe 500 em carros de formula com motores de motocicletas Norton ou JAP de 500cc, Formula 4, Formula 3, Formula 2, Formula Ford, GT, Grupo 5, Esporte Protótipos, Turismo etc. e bota etc. nisso.
Muitos autódromos, Silverstone, Brands Hatch, Croft, Snnertheton, Cadwell, Crystal Palace, Rufforth e vários outros.
Vou mostrar algumas fotos dessas categorias, principalmente GT, e Turismo com alguns carros do Grupo 5. Ford Falcom, Mustang, Ferrari, Escort, Chevron, Porsche, BMW e outros. 
Apenas uma ou duas corridas são na Europa todo resto na Inglaterra.
1968 o ano em que o mundo conheceu a força de nossos pilotos..


Kurt Ahrens, BMW 2002, Nurburgring.

  Dieter Quester, BMW 2002 Grupo 5.
       Acima Richard Attwood Cortina Lotus e Frank Gardner Escort FVA TC 1.6l, Zolder, Bélgica. 
Embaixo Chris Craft com Ford Escort GT 1.300cc em Nurburgring, curva Karussel.

Porsche 911L de Helmut Kelleners, em Jarama, Espanha.



Inglaterra

Chevron BMW #96 de Johnnie Bridges e #91 de Richard Shardlow em Cadwell Park.

Chevron Repco V8 GT, John Woofe , autódromo de Croft.

Ferrari Dino 2l #124 Tony Dean seguido por John Bridges com Chevron 1.6l. Croft.

Ferrari Dino 2l #103 de Ben Moore seguido do Chevron Climax 2l GT de Peter Crossley, autódromo de Ruff.

Mercury Ford 1.150cc de George Silverwood, Croft.

Ford Falcon 4.7L Grupo 5, #41 Brian Muir, ao lado o vencedor David Hobbs, Silverstone.

Ford Mustang 4.7L Grupo 5 de John Ewer e Syd Fox nos 500 KM no autódromo de Snertterton.

Um Cooper Norton do piloto Peter Kendall, Classe 500.





2 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #2623 de novembro de 2010 às 00:03

    Grande Rui, adorei os Falcons e o Mustang. Na nossa vizinha Argentina existem mais de 200 categorias federadas e aqui vivemos 3 ou 4 em nível nacional e alguma coisa regional que é "tocada" por alguns abnegados do nosso tão querido esporte à motor é uma pena!!!

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  2. Fabiani, só de corridas de Formula 3 nos vários campeonatos acho que apenas na Inglaterra eram mais de oitenta por ano.Corridas curtas e os grids sempre cheios.

    Um abraço

    Rui

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