A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A RAINHA DAS FERRARIS

Escrevi sobre esse magnifico carro no ano passado e no post anterior mostrando a Ferrari que o  Camilo correu Rio descobrimos que não era uma verdadeira GTO. Então fui até o site oficial da Ferrari buscar as informações sobre ela e as transcrevo aqui. Deu um trabalhão para traduzir mas acho que é uma justa homenagem a essa que é considerada a Rainha das Ferraris.  


É o carro que melhor resume a filosofia da Ferrari nos níveis mais elevados de desempenho e estética. Criado pela equipe liderada por Giotto Bizzarrini , deve a sua forma  aos estudos realizados no túnel de vento . Nascido com carisma, o 250 GTO foi o ponto mais alto de desenvolvimento alcançado pelo GT 250 modelo de competição , mantendo-se um carro que também pode ser utilizado em estradas. Ele fez sua primeira aparição pública na habitual conferência de imprensa que antecedeu o início da temporada , em Janeiro de 1962 e foi o único modelo com este motor dianteiro: todos outros carros esportivos, tinha o motor em posição central . O carro em exibição não tinha o spoiler na traseira, que foi adicionado antes da estréia na competição , em Março no circuito de Sebring EUA . Nas 12 horas que inaugurou sua carreira , o GTO foi conduzido pela dupla Phil Hill - Oliver Gendebien e terminou a corrida em segundo lugar, atrás da Testa Rossa 250 , ganhando facilmente a classe GT, um desempenho notável para um modelo lançado a pouco tempo, que serviu como base para tudo o que foi conquistado nos três anos próximos anos. 
Construída sobre o chassi de distância entre eixos de 2400mm, como os anteriores 250 GT SWB Berlinetta , construído seguindo as mesmas diretrizes , os tubos utilizados foram menores , e havia tubos cruzados  adicionais para aumentar rigidez torcional. Como a 250 GT SWB Berlinetta , quatro freios a disco foram instalados, o freio de estacionamento operada por um cabo sob as rodas traseiras e foi disponíveis para a condução à esquerda ou à direita. 
O início do desenvolvimento do novo modelo foi mantido em segredo , e Giotto Bizzarrini foi encarregado de construir um carro capaz de bater o Jaguar "E" Type. Em diversas entrevistas ao longo dos anos , Giotto , disse ter recebido como uma base para trabalhar para o novo projeto um chassi 250 GT  . No entanto, os registros oficiais da companhia dizem que a ele foi dado um chassis 250 GT SWB , n º 1791 GT sobre a qual construiu o novo carro . Em sua primeira aparição no circuito de Monza, em setembro de 1961, antes do Grande Prêmio da Itália , o carro ganhou o apelido de "monstro" por causa de suas formas. O carro era conduzido por Stirling Moss e fez um tremendo tempo : o desempenho que o 250 GT SWB "nunca tinha conseguido”. Mais tarde nesse ano , a Ferrari numa "revolução palaciana" famosa dispensou Bizarrice e a construção final do carro foi entregue a Sergio Scaglietti , que nos deu a forma final do GTO.
O motor era essencialmente uma versão especial do Testa Rossa 250 V 12 de três litros , DOHC único comando por bloco de cilindros , projetado por Gioacchino Colombo , com diâmetro e curso de 73mm x 58,8 milímetros , lubrificação por cárter seco e o número de referência interno 168 Comp/62 . As velas estavam localizados fora do bloco do motor em "V" , a alimentação de combustível  por uma bateria de seis carburadores Weber 38 DCN corpo duplo ,a bobina de ignição e distribuidor estavam na parte de trás de cada bancada do cabeçote . A potência era de aproximadamente 300 hp. O motor foi acoplado a uma caixa de cinco velocidades sincronizadas com uma nova torre para a seleção de marchas , localizada no cockpit , similar aos usados em corridas dos modelos a partir de meados dos anos cinquenta . Como convém a um carro projetado para corridas o diferencial estava no eixo traseiro, e dispunha de varias relações como convém a um carro de corridas.
O formato da carroceria de alumínio projetado e construído por Scaglietti mudou muito pouco durante o período de produção, que foi de 1962 a 1964, exceto por uma carroçaria original com as linhas do 330 LM Berlinetta e os três últimos carros da série: esses máquinas estavam vestidos com um corpo desenhado por Pininfarina e construído por Scaglietti sempre. Esteticamente, os modelos eram muito semelhantes ao 250 LM esporte de motor central. 
 Nos carros da primeira série , houve pequenas entradas de ar para o radiador elíptico , juntamente com as luzes de neblina retangulares. No início , as entradas de ar para resfriar os  freios estavam localizadas debaixo do nariz , e mais tarde tornou-se vertical, e mudou-se para perto dos faróis de neblina, que estavam sob os faróis cobertos com acrílicos. O spoiler da cauda foi aparafusado no painel traseiro , havia saídas para o ar no painel . Em pouco tempo, as entradas de ar para resfriamento do freio ficaram circulares, e as luzes de estacionamento  em um semi recesso nas laterais dos pára-lamas dianteiros. Logo após a realização de todas essas pequenas mudanças , a cauda spoiler foi rebitada e tornou-se parte integrante do corpo.
Todas as unidades produzidas , além dos carros fabricados em 1964, estavam equipados com três painéis pequena abertura que tinham a forma de um "D" e estavam na frente do capô do motor : usado para melhorar o fluxo de ar para o radiador . O padrão se repetiu no nariz, onde havia três entradas de ar semelhantes com a mesma função. Mesmo os carros fabricados em 1964 diferem em muitos detalhes , mas, nesses casos, as diferenças relacionadas com a forma do teto e capô. O primeiro pode ser mais longo , mais curto spoiler com spoiler integrado com nenhum ou mais curtos, enquanto o segundo poderia ter a entrada de ar clássico ou protuberância  na área central que se estendia em direção à extremidade dianteira. Um número de carros foi objeto de alterações durante o tempo que correu: em especial, foi adicionado o  terceiro orifício no pára-choque dianteiro e, ocasionalmente, outras faixas foram abertas na capô para facilitar a dissipação de temperaturas elevadas. Além dos principais detalhes já mencionados , entre outros, havia muitas diferenças individuais : por exemplo, alguns carros tiveram as luzes traseiras  montadas sobre os suportes , enquanto outras foram fixadas diretamente no painel. 
O 250 GTO Berlinetta continuou a série de sucessos em competições, começou com os modelos  ", longa distância entre eixos "e" distância entre eixos curta " , e quando o campeonato de construtores foi transferido para a categoria GT em 1962, o GTO deu à Ferrari muitos louros pelo mundo , Venceu entre 1962 e 1964. Era um carro que dominou a sua classe, com grande autoridade, e só no último ano de corridas tivemos algumas dificuldades contra o AC Cobra , também equipado com um motor V8 , com uma capacidade cúbica bem maior.
Os muitos sucessos internacionais da 250 GTO: Vitórias no Tour de France 1963 e 1964 , conquistando o primeiro lugar na categoria "GT" do Targa Florio 1962-1963 - 1964, Tourist Trophy em Goodwood, 1962 e 1963, vitória na GT em Le Mans em 1962 - 1963 e 1000 km de Nurburgring em 1963 e 1964.
O 250 GTO foi a maior expressão da Ferrari 250 GT, sentia-se igualmente à vontade na pista ou estrada, e foi talvez o último carro produzido em pequenas séries, a vangloriar-se deste recurso. Aos fãs da Ferrari , o GTO chegou a um status lendário. Um número relativamente pequeno de trinta e seis carros, foram construídos, muitos com muitas vitórias, tornando-se um ícone da produção da Ferrari , e sua fama o colocou em uma posição de destaque entre o círculo de colecionadores.

MOTOR 
Dianteiro, 12V 60 ° 
Diâmetro e curso 73 x 58,8 milímetros 
Cilindrada unitária  246,10 cm3 
Cilindrada total  2953,21 cm3 
Taxa de compressão  9,8 : 1 
Potência máxima 300 HP à 7400 rpm 
Potência específica,102 HP/L 

SOHC, comando único em cada cabeçote , 2 válvulas por cilindro 
Alimentação  6 carburadores Weber 38 DCN 
Ignição   2 distribuidores 
Lubrificação cárter seco 
Embreagem  disco único

Chassi  em aço, tubular  
Suspensão dianteira,triângulos independentes, molas helicoidais com amortecedores telescópicos coaxial, barra estabilizadora 
Suspensão traseira,eixo rígido , dois suportes laterais , molas com longitudinais com amortecedores telescópicos  

Freios a disco 

Cambio  5 velocidades + ré 

Os reservatórios de combustível capacidade para 130 l 

Pneus dianteiros  6,00 x 15 
Pneus traseiros  7,00 x 15

Carroceria

Sedan , 2 lugares 
Comprimento 
4325 milímetros 
Largura 
1600 milímetros 
Altura 
1210 milímetros 

Bitola dianteira 1354 milímetros 
Bitola traseira 1350 milímetros 
Peso  880 kg a seco 

Velocidade máxima 280 kmh 

NT:Alem da tradução está muito difícil fazer as postagens pois nada fica em seus devidos lugares por esse motivo peço desculpas antecipadas por alguma falha. 


8 comentários:

  1. Rui a tradução está perfeita. O que será que está acontecendo com o Blogger? Já estou conseguindo postar imagens pelo notebook, mas o texto ainda está bagunçado, dando mais trabalho pra diagramar.

    Mas voltando ao post, este carro realmente é especial por conseguir ser belo e vitorioso.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Rui, pelo excelente artigo sobre a espetacular Ferrari 250 GTO.
    Talvez não seja a Ferrari mais bonita, mais potente, mais confortavel para pilotar.
    Mas sem duvida alguma é a mais importante, mais charmosa, mais carismatica, lendaria e mítica macchina produzida pelos italianos.
    Como voce bem disse: A Rainha das Ferraris.
    Só para acrescentar mais alguma coisa ao seu brilhante post, lembro que a velocidade desse carro poderia variar entre 208 e 280 Km/h, proprocionadas por 8 combinações diferentes de relação de cambio, de acordo com os circuitos utilizados.
    Algumas fontes citam como 39 o numero oficial de 250 GTO, construidas.
    Sendo 36 da primeira configuração ( as mais bonitas na minha opinião) e 3 construidas em 64 com varias alterações, inclusive com motor de 4 litros da Ferrari Superamérica.
    Outras 4 unidades das 36 da série 1, foram "atualizadas", restando então 32 autenticas 250 GTO.
    Todas estão em poder de colecionadores milionarios.
    E por ultimo fica aqui o seguinte comentario feito por Sir Stirling Moss:
    "A GTO é a apoteose das Ferraris de motor dianteiro, uma jóia na história do automóvel, atemporal como um Botticelli".
    Obrigado Rui.
    Romeu

    ResponderExcluir
  3. Ma perchè non hai chiamato la sua amica Elisa per aiutarlo con la traduzione???
    Comunque sia hai fatto un buon lavoro! Bravo Rui!
    Saluti,
    Elisa

    ResponderExcluir
  4. LINDÍSSIMA ! E MAIS O AVAL DE SIR MOSS....

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr