A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PROJETO 34


Templo 1977, curva do "Laranja" Depailler e Peterson num lindo sobreesterço, dois grandes pilotos essa corrida eu vi dali de perto simplesmente de arrepiar.



                        Jody a unica vitoria do Tyrrel P34 no GP da Suécia em Anderstorp 1976


                                                        Depailler num lindo voo em Monaco

                                                                   O Projeto 34

 1975 a grande preocupação das equipes e projetistas era a eorodinâmica, a penetração do carro no ambiente que o envolvia, os pneus e rodas super largos eram obstáculos diretos do ar que passava sobre o carro. Os túneis de vento eram somente em escala reduzida e não havia a informática.
Foi quando Derek Gardner trouxe a Kem Tyrrel a ideia de colocar na frente dos carros rodas de dez polegadas de diâmetro com pneus de perfil baixo, para fazer principalmente que o ar fluísse na dianteira dos carros e para isso concebeu o Projeto 34 o Tyrrel de seis rodas.

Ken Tyrrel abraça a ideia, ele que havia sido campeão do mundo com Stewart em 1973 via a superioridade de sua equipe ser ineficaz diante da MacLarem e Ferrari, alem de perder seu futuro campeão Cevert e logo a seguir Stewart que abandonou as pistas logo após de se tornar tri-campeão do mundo.

Para o Projeto 34 -P34- Ken foi buscar a parceria com a Goodyear para o desenvolvimento dos pneus que seriam colocados em rodas de aro 10 pol. E um dos maiores problemas ao desenvolvimento dos pneus era esse, só a Tyrrel iria usa-lo e não haveria parâmetro com outros carros.

No ano de 1976 sua equipe contava com dois expoentes da F I , Jody Scheckter e Patrick Depailler e foram deles os primeiros testes com o carro e a primeira participação em corridas no GP da Espanha de 1976.

Neste primeiro ano também veio a única vitória do carro com Jody no GP da Suécia em Anderstop tendo Depailler chegado em segundo, seguido de Lauda com Ferrari, Lafitte com Ligier, Hunt de MacLarem e Ragazzoni de Ferrari.

Na época a Formula Um era super competitiva e naquele ano Hunt se consagra campeão com a MacLarem deixada de bandeja para ele por Emerson.


Ronnie, sempre espetacular.

1977 sai Jody Scheckter para a Woolf e chega o Sueco Voador, Ronnie Peterson, neste ano alem de enfrentar um Lauda imbatível na Ferrari, o P 34 começa a ter problemas de desenvolvimento com os pneus, já que era a única equipe a usar e uma nova onda vinda de um grande genio do automobilismo começava a tomar forma. Era o carro asa do incrível Colin Chapman.

Outros carros foram feitos na configuração seis rodas, mas no final de 1977 a FIA resolveu mudar o regulamento e não permitir mais tal configuração.

Ofereço este post a meu amigo Joel - Joel Marcos Cesetti - cujo blog Sport Protótipos de template novo está cada dia melhor.  http://sportprototipos.blogspot.com/2010/08/detalhes.html
Me perdoem qualquer erro de datas e outros, pois esse post foi escrito principalmente do que tenho guardado na memória.


O March de seis rodas provavelmente um caça moedas da equipe. Howden Ganlei pilotando. 








Os pequenos discos de freio, sempre foram um problema nesse carro.

Notem a grossa barra estabilizadora, possivelmente para compensar o super grip que as quatro rodas proporcionavam.



O Willians de seis roda , dizem que o mais rápido de todos.

5 comentários:

  1. Isto sim era F1!

    Belíssimo post!

    Parabéns meu amigo.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Só esqueci o link p/ seu blog, já já providencio.

    Um abração

    Rui

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao Williams, por óbvio seria o mais rápido: era o mais recente, tinha efeito-solo, era baseado em um bólido tri-campeão de construtores e, como disse Patrick Head, tinha as rodas exras no lugar certo. Some-se a isso a presença de - ao menos visualmente - 6 pneus iguais e estreitos, que diminuía muito o arrasto (melhorando a velocidade final, sério problema dos "asa"). E não acho o March um caça-níquel. Em Goodwood neste ano ele foi muito bem, diga-se. Tivesse um pouco mais de desenvolvimento, teria chegado ao estrelato bem antes da Williams (possível que utilizasse o mesmo princípio de pneus mais estreitos atrás, e com efeito solo, teria a velocidade final necessária, fazendo curvas como nenhum outro...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, na foto do March está calçado com pneus de chuva...concordo em termos, acredito que numa época em que não existia o famigerado controle de tração e com a aerodinâmica melhorada pois as rodas traseiras apresentavam muito arrasto os carros com 4 rodas traseiras se dariam bem!

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr