A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PILOTOS

Que leva uma pessoa a querer correr de automóveis? Durante muito tempo achei que era por amor ao esporte, ao desafio, a vontade de chegar ao limite. Ouvir aquele barulho infernal, sentir o cheiro do óleo, combustível, borracha. Sentir a boca seca antes de uma largada, mil horas de conversa com mecânicos e preparadores, treinos e mais treinos tentando acertar um carro e mil outras coisas.

No começo pensava de pilotos que não eram tão rápidos o que os fazia estarem lá dentro, era a paixão, pura paixão. Muitos poucos desses eram panacas só tentando aparecer, muito poucos, a grande maioria era tremendamente apaixonados pelo que faziam.

Me desiludi um pouco com a atual fase do automobilismo onde muitos pilotos parecem só querer aparecer e ganhar uma boa grana. Mas aí na Formula Um aparece um Kubica, Hamilton, Vettel e vejo que a antiga paixão está de volta.

E o que dizer então de Sábado passado em Interlagos, quase uma centena de pilotos com seus carros prontos. Nas arquibancadas publico nenhum, culpa de nossos dirigentes, mas dentro de cada um a vontade de fazer bonito.


Encontrei o Nogueira"Graham Hill" talvez a carreira mais longa do automobilismo, o Conde preparando um Spyder para um piloto que vem do Rio só para correr aqui, o Irineu Cury que no Sábado anterior um amigo me havia dito ser um bom piloto e que fazia o próprio carro. Não o conheço ainda mas no meio da semana me enviou umas fotos, e aguardo um depoimento seu.

Irineu Cury

Todos esses pilotos e nenhum publico ou divulgação, fico pensando no post que fiz da Inglaterra nos anos 60, quando haviam talvez milhares de corridas com publico e incentivo da imprensa, como ainda há, e fico imaginando se nosso automobilismo tivesse tudo isso aonde estaríamos agora.

11 comentários:

  1. Rui , Excelente materia ,
    acho que o Nogueira"Graham Hill" deveria estar no livro dos recordes, a conversa que voce teve com ele foi quase uma psicografia.

    abs

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  2. Hoje o Francis me contou que viu ele correndo no Sul alguns anos atrás. Acho tambem que é a mais longa carreira.
    Agora a psicografia não entendi!
    Está me chamando de velho?

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  3. Cara, se tivéssemos o público que tem na Inglaterra a acompanhar as corridas, com certeza seríamos a maior nação do automobilismo mundial, com vários autódromos, varias categorias e sem a necessidade de ter que sair para ser visto como piloto...se bem que, com os atuais dirigentes mundiais tudo esta a acabar...a CAN-AM, o WSP (que eu adorava), f-2 européia (a antiga, muito melhor de pilotos e pistas). Ah.. não teríamos esta encheção com relação à Copa do Mundo de Futebol, achando que só existe isto..qta. amolação e pior ainda tem a próxima Copa aqui....

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  4. É Fernando os meios de comunicação só tem olhos p/ o futebol e os esportes patrocinados por BB CEF e etc será jabaculê. E fora as categorias como Stock, Truck nossos pilotos não tem nenhum retorno para suas participações nas pista.

    Abs

    Rui

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  5. Pois é meus amigos, tá ai uma lição de vida do velho Luizão meu amigo de longas datas, mas a respeito de público aqui em interlagos..Hahahahah..está de brincadeira, reconhecimento sobre alguma coisa, ninguem dá, eu só me senti proficional de competição quando pilotei um F3000 fora do Brasil, no qual dei até autografos, coisa que aqui no Brasil até hoje, nem um aperto de mão, mas recebo sim um ( quem é voçê) abs.

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  6. O Fernando está certo. Agora começa aquela fase em que este país escancara que é uma pátria de chuteiras. E pobre de quem gostar de outro esporte.
    Caranguejo

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  7. Amigo Rui,

    Muito boa a matéria. Infelizmente não havia com estar sabado lá no Templo para rever os amigos, mas na próxima não vou faltar. Com relação a evasão de publico, eu acredito que alem da falta de divulgação, o motivo das arquibancadas vazias é que aqui em São Paulo, o automobilismo como esporte já não exerce mais aquela atração e fascinio das décadas passadas, a não ser quando a competição vira megashow como a Formula Truck e já quase morrendo a Stock Car.
    Ah com relaçao ao GOL marron que eu havia lhe falado, ve se arranca dele uma entrevista para por no blog.

    Abs,

    Fernando

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  8. Realmente Fernando foi vc quem me disse p/ prestar atenção no Irineu, foi na mureta do grid antes da largada.

    Abs

    Rui

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  9. Rui, só uma observação quanto a Inglaterra: lá a grande imprensa não destaque algum a automobilismo doméstico, tipo "club racing" e mesmo a Formula 1 é tratada com certo desdém. Claro que personagens com "histórias de vida" como o menino negro que foi apadrinhado por Ron Dennis é manchete certa. Os ingleses são extremamente organizados, têm seus calendários preparados com antecedência enorme, as pistas são precárias, os banheiros péssimos, a comida pior ainda, mas ele tem uma coisa fundamental: educação. E a educação os torna entendidos nos seus esportes de preferência. Todos os pilotos que conheci por lá, reclamavam das dificuldades de aparecer num veículo de circulação nacional, televisão então é miragem (falo da TV aberta).
    Tirando essa pequena observação, parabéns a pilotoso como o Irineu Roberto Cury e sua perseverança e amor pelo esporte.
    Abraço.

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  10. Vc melhor que ninguem sabe disso.
    Apenas devo dizer que as fotos e matérias que tirei das revistas Autosport da época mostram todas as categorias de saloon até a Formula 4 e isso já é muito mais que os pilotos daqui tem, fora o publico.

    Abs

    Rui

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Rui Amaral Jr