A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

RELEMBRANDO XIII - CAIXA TRÊS - 18 de Março de 2009



Duran quase a meu lado, já embalado .


Alguns metros adiante ele está já na minha frente .

Na tomada da "FERRADURA" muitos carros já haviam me ultrapassado.

 
Vivo escrevendo que a CAIXA TRÊS , atrapalhava minhas largadas , agora nos arquivos do Duran e do Orlando achei algumas fotos de largadas e vou mostrar o que acontecia . Em primeiro lugar , a CAIXA TRÊS foi uma criação de ninguém menos que o grande Crispin ,eram feitas pela M.M que comercializava os Pumas e tinha uma equipe de corridas . Sendo as relações de cambio de um VW normal , feitas para andar na rua , a 1ª marcha era curta para aproveitar a potencia do motor nas saídas , e as outras marchas seguiam até a quarta , feita para andar em estradas , a distancia de relações entre elas era enorme , o que em corridas , com um motor que girava absurdamente mais , eram impraticaveis . Que eu saiba o Crispin fez a caixa 1 , 2 e 3 , que poderiam ser usadas com diferentes relações de coroa e pinhão , a 8/31 , 8/33 , e 8/35 adequando o cambio à pista onde fosse realizada a corrida , alem disso existiam varias relações de 3ª e 4ª marchas , lembro que a 4ª que usava nesta época era 0.96 . A CAIXA TRÊS possuía uma primeira e segunda marchas longuíssimas , aproximando as quatro marchas , assim podendo aproveitar melhor a curva de potencia do motor e usar marchas especificas em curvas especificas . Muitas vezes usei a CAIXA TRÊS com diferencial 8/31 o que em um motor que girava à 7500 RPM , levava a 1ª marcha com os slics de aro 13 da Pneubrás e 20 de altura alcançar absurdos 100/105km/h . Depois que o carro embalava era uma delicia , em Interlagos a tocada era assim . "UM e DOIS" 4ª , "TRÊS" 3ª , primeira perna da "FERRADURA" entrada em 4ª 3ª na tangencia e 2ª já na tomada da perna a esquerda , "SUBIDA do LAGO" ( eta curva complicada ) entrada em 4ª e no meio da curva 3ª , "SOL" que maravilha de curva 4ª , "SARGENTO " 2ª , "LARANJA" 3ª , entrada do "S" 1ª segunda perna a esquerda 2ª , "BICO do PATO " 1ª , "JUNÇÃO" 2ª na entrada e logo a seguir 3ª , sendo a 4ª engatada no antigo "CAFÉ" . Era muito bom de guiar , lógico feito pelo Crispin !! só que a largada era complicada , o motor tinha que ser mantido em giro alto , senão os WEBER 48 encharcavam as velas e sua corrida acabava ai , a hora que abria o sinal verde era uma loucura , todo mundo te passava e você ali controlando os giros do motor e a embreagem , que não podia ser solta de cara , mais sim aos poucos , com o motor em giro alto . Nas fotos acima dá para observar , na primeira estou a poucos metros da largada com o Duran atrás de mim , na segunda ele já me ultrapassou e os de trás estão chegando , já na tomada da "FERRADURA" estou atrás de todos aqueles carros . Ai tinha de andar forte o tempo todo para descontar o tempo perdido na largada . Sei que a criação do Crispin foi ótima , só que os Pumas , eram mais leves , e as corridas mais longas , era muito bom guiar com elas , só que nos VW elas davam este trabalho todo .

Fotos arquivo Duran e Orlando Belmonte Jr

Dia 06/04/2009 de Miguel Crispim Ladeira :" Rui , gostaria de esclarecer que as caixas de câmbio especiais que fizemos na Puma , contou com a participação do Jorge Lettry e também do Alberto Blazek , que foi quem construiu as engrenagens em sua fábrica próximo da estação da Luz ou seja
não fui eu que desenvolvi sozinho certo . Um grande abraço , Crispim.

6 comentários:

  1. Historia que vivemos !! Duran te deixando p traz essa foi minha primeira corrida , eu estava bem lá longe ainda , depois de duas voltas eu já estava contornando a Ferradura atraz do ferras onde tem a foto dos 3 mosqueteiros.

    otimo carnaval a todos
    abs

    ResponderExcluir
  2. uiiiii, kkkkkkkkk vc sempre esqueçe 9/31 9/33 9/35 essa ultima eu descobri muito recentemente, em papo com o turco, eu usava caixa 1 com 9/31, 1,04 de 4 marcha

    ResponderExcluir
  3. Amanhâ aqui em casa eu vou mostrar pra vcs os cambios que alguns uzavam, e o que eu uzava....9/31 com 1,04 de quarta o carro chegava a 7600rpm a 219km era o que eu tinha no meu carro porque lá no Rio quando eu fiz o cambio do Amadeu Rodrigues, ele tinha quarta 1,04 e eu 1,08 a minha velocidade era de 211km até amanhã abs.

    ResponderExcluir
  4. Rui,

    Tenho uma caixa 3 lá na oficina... não sei qual diferencial ta montado nela, tenho que perguntar pro meu pai, mas ele disse que usou muito tempo ela na rua...

    Quanto a 1ª longa, ele diz que era dificil mesmo de sair (até mesmo com puma, a diferença de peso não influencia tanto assim...) mas depois que colocou em movimento acabou o problema...

    Carlos Eduardo Szépkúthy

    ResponderExcluir
  5. Carlos, para usar uma cx 3 na rua deve ser 8:33 , assim mesmo com pneus radiais e um motor que gire + ou - uns 6.000 rpm a 1ª fica muito longa, chegando à uns 90 km/h.
    Abs

    Rui

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr