A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Big John

John Surtees e o Cooper-Maserati no México 1970.

 Talento puro assim foi a carreira de Big John, o Caranguejo eu mostramos outro dia a decisão do Campeonato Mundial de Formula I de 1964 mas sua carreira começou muito antes, nas motos, onde foi também mestre. 

1955 aos 21 anos é contratado pela Norton para sua equipe, pilotaria a incrível Norton Manx e entre as 350cc e 500cc vence naquele ano nada menos de 68 corridas das 76 em que largou. 

 

1956 é contratado pela Italiana MV Agusta para disputar o Mundial de Motociclismo nas categorias 350cc e 500cc e logo em seu ano de estréia vence três GPs nas 500cc, Inglaterra em Assen, Spa e na terrivel Ilha de Man tornando-se pela primeira vez Campeão do Mundo das 500cc.
Com a MV Agusta o casamento é perfeito. 1957 é um ano atipíco e Big John não vence nenhum dos campeonatos 350/500cc. Mas a partir daí só vitórias, foi Campeão do Mundo nas 350 e 500cc nos anos de 1958/59/60.
      
No dificilímo e mortal circuito da Ilha de Man vence seis vezes em onze participações.

No ano de 1961 testa um Lotus pela primeira vez e logo é chamado por Colin Chapman para fazer as quatro ultimas corridas daquela temporada. Neste teste com vários pilotos que como ele seriam grandes na Formula I em um futuro bem próximo o único piloto mais rápido do que ele foi um jovem talento Escocês Jim Clark. 


4 comentários:

  1. Prezado Rui,

    Muito boa a matéria.
    Verdadeiros carros Grand Prix e motos ao estilo Ilha de Mam e Cafe Racer, nada melhor.
    E viva os Anos Dourados.

    Abs,

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Rui, belo post!
    No GP Brasil de F1 de 1974, tive a rara oportunidade de ver a dedicação desse homem no comando de sua equipe. Ele fazia de tudo! Muito diferente dos chefes de equipe de hoje, ele até saiu dirigido uma Kombi para buscar sei lá que peças para um dos seus carros (será que era o do Môco?).
    Comprei ingresso para entrar com o carro e ficamos no estacionamento do Sargento. Porta-malas do dojão aberto, com almofadas dentro, acomodando os filhotes Andréa e Fabiano (então com 4 aninhos)... bons tempos!
    Abração,
    Guima

    ResponderExcluir
  3. Bons tempos! Essa é só p/ nós, numa prova de F2 o Marazzi e eu chegavámos de moto, eu na minha BMW R60 e ele numa Suzuki. Encostamos em um box, onde Big John e Mike Hailwood estavam, os dois nos olharam e deram um sorriso. Guardo a cena até hoje na memória.

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr