A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 3 de janeiro de 2010

OS EUCALIPTOS

Alguns amigos sempre comentam da Época de Ouro de nosso automobilismo, Romeu, Fernando - não vou contar a ninguém que você é o Hipierfanauto!- Jr, Ferraz........ Outro dia o Ferraz ao me enviar uma foto comentou "saudades dos eucaliptos". Desde pequeno ao entrar em Interlagos sentia a força daqueles majestosos eucaliptos, entravamos pelo portão três e lá estavam eles. Era a porta de entrada do Templo, e ao passar por eles nos sussurravam "cuidado garoto, por aqui passaram grandes campeões, Chico, Camilo, Christian, Celso, Agnaldo, Victório, Justino, Catharino, Orlando, Marinho, BIRD, Emerson, Chico, Carlos... ai venceram inúmeras corridas, mostrando ao mundo a força e competencia de nossos pilotos”
Parece que ao serem cortados a força de nosso automobilismo se esvaiu, nossa pista foi descaracterizada, não existe mais a "Um", "Dois", "Três", "Ferradura", "Sol", "Sargento" e a nós resta a lembrança de Anos Dourados, que sinceramente espero que um dia voltem a nossas pistas.

O Porsche de meu irmão Paulo e Luciano Mioso chega a Interlagos em 1961 treino para os 500 KM, os eucaliptos sempre presentes.
  
O KG-Porsche de Chico Landi e os eucaliptos que margeavam a pista. Curva "Dois"
à frente o "Retão".
 
Ferraz e os eucaliptos na entrada da curva "Um", Mil Milhas. É saudades!

Largada de uma prova da D3, um retardatário na frente...parece que os eucaliptos dizem "cuidado garoto!"



Rui Amaral Jr




  

10 comentários:

  1. É verdade Rui.
    Os eucaliptos eram uma característica da pista, principalmente no final do retão e nas curvas um e dois.
    Infelizmente nos eucaliptos o piloto Fernando Mafra Moreira, o Rio Negro, bateu uma Ferrari Testa Rossa, partindo-a ao meio, perdendo a vida.
    Mas que era um trecho bonito da pista, era.
    Romeu.

    ResponderExcluir
  2. As vz Romeu parece que as grandes pistas cobram seus tributos a quem nelas conheceu tanta gloria. Interlagos levou tambem o Celso, Imola o nosso Ayrton, Monza levou Alberto Ascari, Rindt, Ronnie ..., Hockenheim levou Clark. É o esporte que amamos e ele é assim mesmo.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Feliz 2010, desculpe Rui, mais eu acho a palavra LEVOU um tiquinho forte, prefiro pensar que faltava gente boa no grid lá em cima.

    Duran

    ResponderExcluir
  4. É Duran, mas as vz penso que pistas como carros tem vida própia. O acidente do Celso até hj é um fato pouco esclarecido. Dizem que o piloto Amaral Jr ( que não é meu parente) o fechou, mas amigos que estavam com o Celso antes da largada me contaram outras histórias. Estava nas arquibancadas mas era muito novo e não vi direito.A carreta que carrega o carro de meu irmão era do Celso.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. teve mais gente... não lembro o primeiro nome, mais sei o sobrenome Rositto, ficou na entrada do sargento, dizem que apagou na saida do sol, devido a medicamentos para emagrecer, não sei ao certo.

    ResponderExcluir
  6. Em Interlagos, muitos, um piloto de Stock era Grego pegou fogo em seu carro na "Três", um menino que capotou na saida do "Sol".........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse da stock que era do Zeco, eu estava no terraço do box e escutei a explosão que foi na três. Ele estava usando um tanque de plastico e não tinha parede anti chama. Tragédia anunciada

      Excluir
  7. Duran, o Rosito chamava-se Paulo, corria com um Passat patrocinado pela Drury´s. Realmente desmaiou entre a saída do "Sol" e o "Sargento".
    Fabiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um ano trágico para o patrocínio Drury's. Nesse mesmo ano morreu o Antonio Castro Prado.

      Excluir
  8. Quem viu esses eucaliptos não tem como esquecer de disputas de freada na hum. É tudo muito característico.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr