A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Jackie Stewart - A primeira vitória na Formula Um


Jackie Stewart e BRM

Silverstone Maio de 1965, no Daily Express International Trofy estava reunida a nata da Formula I para uma corrida extra-campeonato no mesmo autódromo em que seria corrido o GP da Inglaterra daquele ano. Como era costume na época varias outras categorias correram naquele dia, Esporte-Prototipos, Formula 3, Turismo. E como também era costume pilotos de Formula I correram também em outras categorias.


Começo da corrida John Surtees com Ferrari a frente de Jackie de BRM. Surtees vem em nitido sobrêsterço andando muito forte à frente do Escocês.

A Formula I corria o seu ultimo ano com os motores de 1.500cc. John Surtees havia sido Campeão do Mundo no ano anterior com Ferrari,na Owen Racing Organisation Grahan Hill e Jackie Stewart suas BRM, Jack Brabhan corria com sua Brabhan com motores Conventry-Climax, a equipe Lotus vinha com Mike Spence com a Lotus 33 Climax e Pedro Rodrigues com uma 25, sem o seu grande astro Jim Clark. Bruce MacLaren ainda não tinha feito seu carro para Formula I e correria de Cooper-Conventry-Climax. Ao final deste ano o grande Jim Clark e a Lotus 33 Conventry-Climax eram os campeões do mundo.


O GRID DE LARGADA
  


Na corrida Hill assumiu a ponta com Brabhan em segundo, Surtees em terceiro brigando com Stewart, liderou até a décima segunda volta, com Brabhan assumindo a ponta após a perda de rendimento de seu carro. Brabhan liderou até a trigésima oitava volta quando cedeu a liderança a Stewart que não se intimidando com o campeão do mundo Surtees, já vinha em segundo. Recebendo a quadriculada em primeiro após cinqüenta e duas voltas.
Foi a primeira vitória daquele que venceria vinte sete corridas oficiais na Formula I e seria três vezes campeão do mundo em 1969, 1971 e 1973.



Jack Brabhan - Brabhan Conventry Climax
  
10 Paul Hawkins, Lotus 33 Conventry Climax e 2 Lorenzo Bandini Ferrari 158/63 V12.


Pedro Rodrigues, Lotus 25 Conventry Climax.
 
Richard Attwood, Lotus 25 Conventry Climax


Bob Anderson, Lotus 25 Conventry Climax



                           CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º-Nº4 Jackie Stewart, GB Owen Racing Organisation BRM P261 V8 2617 1:21'47.0"


2º-Nº1 John Surtees, GB SpA Ferrari SEFAC Ferrari 158/63 V8 0006 1:21'50.0"


3º-Nº 5 Mike Spence, GB Team Lotus Lotus 33 - Climax VWMV V8 33-R9 1:22'43.4"


4º-Nº 6 Pedro Rodriguez, MX Team Lotus Lotus 25 - Climax FWMV V8 25-R6 1:23'20.6"


5º-Nº 11 Jo Bonnier, S R.R.C. Walker Racing Team Brabham BT7 - Climax FWMV V8 F1-2-63 51


6º-Nº 9 Bruce McLaren, NZ Cooper Car Co Cooper T77 - Climax FWMV V8 F1-2-65 51


7º- Nº 2 Lorenzo Bandini, I SpA Ferrari SEFAC Ferrari 158/63 V12 0007 51


8º-Nº 18 Richard Attwood, GB Reg Parnell (Racing) Lotus 25 - BRM V8 25-R3 51


9º-  Nº17 Mike Hailwood, GB Reg Parnell (Racing) Lotus 25 - BRM V8 25-R7 51


10º- Nº14 Paul Hawkins, AUS DW Racing Enterprises Lotus 33 - Climax FWMV V8 33-R8 51

VOLTA MAIS RÁPIDA: John Surtees 1.33.00s


                                                      ESPORTE-PROTÓTIPOS



Nos Esporte-Protótipos a grande briga se deu entre Bruce MacLaren e seu MacLaren-Elva-Olds de 4.500cc automático e John Surtees com uma Lola T70 motor Chevrolet de 7.000cc. A vitoria ficou para Bruce depois de Surtees enfrentar problemas em seu carro e terminar em sétimo lugar. O primeiro até dois litros foi Dennis Hulme.





3 comentários:

  1. E ainda tem gente que acha a Fórmula 1 atual emocionante...

    ResponderExcluir
  2. É Fabiano, veja que eles corriam em várias categorias no mesmo dia.
    Veja a faixa atrás do EP com Big John e Bruce brigando!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. A categoria Sport-Protótipos era muito legal, competitiva e interessante.
    E frequentada pelos pilotos de Formula 1.
    E não resta dúvida, que nos anos 60 até meados dos 70 os pilotos se divertiam muito mais, por participarem de varias corridas e em diferentes categorias.
    Depois, a F-1 se profissionalizou, se pasteurizou, os pilotos tem compromissos com patrocinadores, com regras de comportamento, com o "politicamente correto" e a categoria ficou chata demais e os pilotos cheios de nhem nhem nhem......

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr