A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ÁUSTRIA 1972


Tite Catapani Porsche 908/2 e Ronnie Peterson Ferrari 312 P2

Meus Caros Amigos.




Historinha ? Em 1972 a Equipe Hollywood enviou o Porsche 908 a Sttugart para trocar o motor e aproveitamos para participar dos 1.000 Km. da Áustria ? ?Mundial de Marcas?. Tite Catapani e Eu fomos então para Zeltweg. Só chovia, direto e forte (verão europeu). Com o motor novo, comecei a andar, suave, para assentamento do motor nos treinos de quinta feira. Na sexta, continuava a chover e dividi com Tite a tarefa de ?andar manso?, que nos foi útil para nos adaptarmos a pista. Circuito de alta, sinuoso, como havia na época, média de 200 Km/h. Média que tínhamos em Interlagos em provas pelo anel externo.
No sábado, ainda com chuva já liberados do amaciamento, começamos a andar mais rápido, ou seja, a andar como sabíamos… Pudemos então observar melhor nossos adversários! Equipe Ferrari com 4 carros, Equipe Matra , a Porsche com seus 911 e 910, vários 908, os Ford Mirage da Gulf e ainda outros que não me lembro, uns 45 carros. Depois da classificação, onde ficamos em sétimo, Anísio Campos (chefe de equipe) perguntou-me, ?Que tal a barra ai ?? respondi, ?Olha Anísio, fizemos o sétimo tempo mas com a turminha da força livre? nem pensar, pois esses caras andam pendurados no motor, freio e pneus. Agora, tem um piloto na 2 litros que realmente anda forte. É com ele que vamos nos confrontar. Fiquei 5 voltas atrás dele e quando passei, ele foi ficando pouco a pouco por cerca de umas 12 voltas, o cara é tinhoso…?
Mais à noitinha, Anísio, já íntimo do Diretor de Competições da Bosch veio me contar: O piloto do protótipo 2 litros Chevron BMW de fábrica, nada mais é que Rolf Stommelen, campeão da 2 litros e que também ficou curioso em saber quem era afinal o piloto do Porsche Hollywood do Brasil.
Disse Rolf à ?Heu Bosch? : ?Eu não me lembro de ter visto um piloto tão impecável como esse brasileiro.? ?Será o meu adversário de amanhã (domingo) dia da prova.?
Foi à primeira prova em que uma equipe brasileira participou no Campeonato Mundial de Marcas e Pilotos em solo Europeu.
Moral da História: Boi preto cheira boi preto!
Um Abraço
Luizinho Pereira Bueno.

  http://www.luizpereirabueno.com.br/blog/category/1-000-km-austria-1972-por-luizinho/ 




Esta é uma bela foto panorâmica da largada dos 1000 km da Áustria de 1972. Esta corrida contou com a participação do Porsche 908/2 da Equipe Hollywood, que pode ser visto à esquerda. O bólido acabava de sair da fábrica da Porsche, onde passou por uma revisão, antes de ser despachado para o Brasil, onde participaria dos 500 km de Interlagos.
O carro, pilotado por Luis Pereira Bueno e Tite Catapani largou em sétimo, e abandonou a prova.
Esta corrida também foi notável por ser a primeira participação de José Carlos Pace na Ferrari. O brasileiro correu em dupla com o austríaco Helmut Marko e chegou em segundo lugar. Impressionou bastante e foi contratado pela SEFAC para 1973. Curioso que embora a Ferrari tenha obtido um 1-2-3-4 na corrida, nos treinos foi superada pelo Gulf Mirage de Derek Bell e pela Lola Bonnier de Reine Wissel. Os dois carros com motor Ford largaram mal, e foram superados pelas Ferrari e na foto o Porsche brasileiro aparece em quarto ou quinto lugar - não é possível dizer se está à frente ou atrás do Gulf Mirage.

    http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=5&p=1597&more=1&c=1&tb=1&pb=1


Agradecendo aos amigos; Primeiro a Elisa Asinelli do Nascimento o envio da foto do Tite e Ronnie. Ao Dú Cardin o texto magífíco do Luizinho. Ao Carlos de Paula historiador e fanático por automobilismo. Por fim ao Luizinho por ter nos proporcionado tão belos momentos. 
Um forte abraço. Rui


  

8 comentários:

  1. Magnifica história, parabens pelo texto.

    http://917burger.blogspot.com

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  2. Obrigado são dois textos de dois amigos queridos.E a foto de uma querida amiga.

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  3. Muito bom relembrar essas histórias.
    Os mais jovens não viram e hoje podem tomar conhecimento dos carros e pilotos que tivemos.
    Os mais velhos, que não se lembravam mais do acontecimento, relembram com saudade, principalmente porque na época a divulgação desses eventos era bem precaria, não tinham a versatilidade e imediatismo que temos hoje com a internet.
    E duas coisas foram muito importantes e marcaram o nosso automobilismo: A Equipe Hollywood e o grande Luiz Pereira Bueno, uma dupla infernal.
    Parabens pelo ótimo post, texto e fotos.
    Romeu

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  4. Somente uma correcao ao texto do Luizinho. A Matra nao participou dos 1000 km de 1972, de fato so participou das 24 Horas de Le Mans. Abracos a todos

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  5. grande Luizinho pereira Bueno um dos meus ídolos no automobilismo. Guiava o fino, veloz, preciso sem forçar o carro.Um mestre. Em 1967-68-69 era um dos melhores do Brasil ao lado de Emerson, José Carlos Pace e Wilsinho. Só não fez mais sucesso na Europa,e ficou por lá como os outros tres por causa da idade e falta de dinheiro. EMILION KOHN NETO fã do Luizinho no cianycastro@g

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    1. Mestre Luiz (assim que Chico Lameirão nos referimos ao saudoso9 amigo...) foi grande, um ser impar.

      Obrigado Emilion, abraco.

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  6. Luizinho era um bota fora de serie.Me lembro dele de formula ford ganhando do Emerson, no Rio, depois de um grande duelo. E grandes vitorias nas Mil Milhas pela Willis com o Mark 1. Eas vitorias com o Bino e com Porsche 908. Respeitado por pilotos como Emerson,Peterson, Pace, Stomolen, Stirling Moss. Grande piloto. Um dos maiores do Brasil. Um idolo pra mim e muita gente.

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    1. Ídolo até nosso que convivíamos com ele, inesquecível!

      Obrigado


      Rui

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Rui Amaral Jr