A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 24 de janeiro de 2010

Apenas Jim



Brandas Hatch 1966.

Brands Hacht 1966.

Gold Cup, Snnerteton 1966.

Entre uma corrida de Formula I e outra de E.Protótipos Jim Clark tinha tempo e vontade de correr em Turismo com um Lotus-Ford-Cortina, os relatos de quem o viu pilotando esses carros são de arrepiar. Vinha rápido e forte o tempo todo, enfrentando carros de maior potência de igual para igual. Muitos anos atrás li em Inglês ( para mim quase impossivel) sôbre a primeira vez em que ele pilotou um carro de corridas, era um Auto Union-DKW- de um amigo seu campeão Escocês da categoria, em um autódromo que não conhecia, ao final do dia tinha colocado apenas 5s( cinco segundos!!) no melhor tempo de seu amigo. Sua incrível carreira começou aí.
Ao Romeu e Caranguejo.   

4 comentários:

  1. Obrigado Rui, por nos dedicar um post sobre o grande Jim Clark.
    Jim um ex-pastor de ovelhas, foi um dos primeiros idolos da nossa geração, na Formula 1.
    Era com pouquíssimas informações e raras matérias da revista Autoesporte (era assim mesmo, tudo junto) que o restrito grupo de apreciadores da F-1, tomava conhecimento sobre a nova safra de pilotos, que começava a despontar na categoria.
    Nos anos 60, Clark, Bruce Mc Laren, os irmãos Rodrigues, Jack Brabahan, Lorenzo Bandini, John Surtees (vinto do motociclismo), Dennis Hulme, e outro genio chamado Jack Stewart, entre outros, eram os nomes que viamos desfilar, em algumas mal focadas fotos em preto e branco da revista.
    Foi Jim que nos apresentou o que era um Lotus e o que era um novo Formula 1 com motor traseiro e com certeza teria sido campeão mais algumas vezes, não tivesse tido a carreira interrompida por um acidente fatal pilotando um Lotus de F-2.
    É porisso que quando se fala em grandes pilotos, Jim Clark aparece ao lado de Fangio, Senna, Fittipaldi, Stewart e Schumacher.
    Valeu Rui.
    Romeu.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço ao Rui a sua costumeira gentileza. Para retribuir, pretendo te enviar mais fotos do grande Clark. Quando sobra tempo, gosto de pesquisar as vidas dos grandes pilotos do passado. É sempre bom quando se encontra alguém que compartilha do mesmo interesse.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  3. Sensacional as fotos... o cara acelerava com vontade mesmo o carrinho heim...

    Valeu Rui.
    Abraços

    Carlos Eduardo Szépkúthy

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr