A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 30 de março de 2009

REENCONTRO

Ferraz no melhor lugar do podiun , a esquerda J. A Bruno e a direita Orlando Belmonte . Div 3 Interlagos
Div. 3 Jacarepagua

Com o pessoal da F. Super 1.600 em Pinhais .


Bela saida de traseira no "Bico do Pato"


Podiun T.E.P (Div 3) Alvaro Guimarâes , Rui Amaral , Ricardo Mogames , Laercio dos Santos , Elcio Pelegrini , e José Ferraz .

Depois que comecei a escrever este blog tenho reencontrado muitas pessoas que foram parte de minha vida nas pistas , muitos amigos que não via a muito tempo , hoje foi o Ferraz ; " alô é o Ferraz ?, Rui Amaral " e ele , "não acredito " parecia que tínhamos nos falado ontem , corremos juntos e somos amigos . A semana passada já tinha visto sua página no YouTube , só hoje o Orlando Belmonte me deu seu telefone para conversarmos . O Ferraz pilotou muito , foi campeão de Formula 1600 etc , muita historias vem por aqui . Visitem sua página no YouTube http://www.youtube.com/results?search_type=&search_query=jferrazcompeticaoes&aq=f tem muita corrida , e sua carreira .

quarta-feira, 25 de março de 2009

Luiz Eduardo Duran- A primeira corrida a gente nunca esquece.








" Naquele ano de 1977 eu tinha feito a escola de pilotagem do Toninho de Sousa , e estava preparando meu VW de D3 para correr o Campeonato Brasileiro de 1978 , como o carro estava pronto resolvi fazer a ultima corrida do campeonato em Interlagos . Na época a pista estava em reforma , por isso nossos boxes eram no estacionamento que havia no "Sargento" . Na escola usávamos somente o circuito interno , na "Junção" em vez de subir , descíamos contornando a "Quatro" ao contrário , por este motivo não estava acostumado ao circuito inteiro , ou seja "Um" "Dois" e "Três" para mim eram desconhecidas . Já nos treinos achando que fazia a "Um" e "Dois" rápidas , tomei uma ultrapassagem do Edgard de Mello Filho entre as duas , só ouvi o ronco de seu Chevette , e a hora que vi ele estava me passando numa velocidade que para mim era absurda .
Tomando mais conhecimento do circuito completo , já que treinei toda vez que a pista abria , consegui me classificar para a largada em 12º lugar , embora alguns dos trinta carros que largaram não tivessem feito classificação .
No grid ao olhar para o lado vejo o Adolfo Cilento , já me arrepiei todo ,pois sabia que ele era um piloto rápido e eu era seu admirador , ao baixar a placa de um minuto ele olha para mim e faz um sinal de positivo , ai sim pensei "o que faço aqui?"
Eu estava acostumado a racha ,e na largada aproveitando-me de uma primeira mais curta pulei bem , entre a "Um" e "Dois" estava em 4º ou 5º , olhando no retrovisor me assustei com aquele bando atrás de mim , todos pilotos experientes brigando por uma posição , todos "babando" ai rápido e tentando não atrapalhar ninguém joguei o carro para grama , eu não era bobo de ficar com aquela turma , nisto perdi tudo que havia ganho na largada e mais um pouco .
Estacionei entre as duas curvas e só sai quando o ultimo carro passou , estava um "pouco " assustado , continuando ainda passei um ou dois carros , quando do meu box me sinalizaram para que eu entrasse , era 4ª ou 5ª volta , e vazava óleo do retentor traseiro do motor , fiquei aliviado , pois ainda não estava completamente acostumado ao circuito todo , estava achando tudo uma loucura ."




segunda-feira, 23 de março de 2009

CAMPEÕES SEM TITULO II - A VOLTA DA RAZÃO

Beltoise e a BRM a caminho da vitoria , Monaco 1973
Ayrton e a Tolemman , a 1ª vitória lhe foi tirada .

Ayrton e a Lotus em Portugal , a vitória .


Dirigente tem cada ideia !!!!! Às vezes eles não tem nenhuma , outras como esta de dar ao piloto com maior numero de vitorias o titulo da F 1 . Eles não pilotam , não tem que frear no limite com outro "maluco " atraz ou ao lado ,não fazem a Eau Rouge cravado com um "bando" atraz ou tentando chegar em um carro mais rápido à frente . Não rodam a 250 km/h numa bela curva de alta tentando ganhar 0,10 de segundo , não largam com todos aqueles "malucos" tentando ganhar posições , ou ameaçar a sua conseguida a duras penas , e principalmente , não morrem em uma pista de corridas .
Conheci alguns bons dirigentes , deles ainda vou escrever . Me parece que o mentor da F Truck aqui no Brasil foi um grande dirigente , o pessoal que dirige a Stock e a Porsche Cup .
Acontece que apesar de falarem de profissionalismo , macacões anti chamas , capacetes etc , a maioria dos pilotos são "malucos" , a grande maioria ama o que faz , cheiro de combustível , borracha , aquele frenezi , um barulho ensurdecedor , sempre acha que vai ultrapassar quem está à frente ou segurar quem vem atrás , sempre tentando ganhar aquele décimo de segundo que às vezes faz a diferença .
Imaginem no sistema de vitorias , ao chegar a ultima prova do campeonato , Hamilton , Kubica , Buton , Vettel e Massa com três vitórias cada , seria uma corrida espetacular , só que ia terminar em pancada , e se tudo desse certo ninguém se machucaria , e se desse mal ?
Talvez a F.I.S.A tenha voltado ao bom senso , bom senso que não teve ao dar o titulo de 1989 ao francês , quando ele jogou seu carro contra o do Ayrton naquela chicane , provocando ela aquele terrível acidente do ano seguinte . Ou não punindo exemplarmente o Schummi , que ao jogar propositalmente seu carro contra o de Damon Hill tirou-lhe o titulo mundial .
Já escrevi muito , e talvez muita bobagem , mais é o que penso , é a visão que tenho do esporte .
Por que "CAMPEÕES SEM TITULO II ", queria comentar a batida do Alemão contra o Hill e escrever de novo sobre o Ayrton , e ainda lembrar de um baita piloto francês , que conheci aqui no Brasil , Jean Pierre Beltoise , fui e ainda sou seu admirador , motociclista desde a juventude ,começou sua carreira em motos depois nos carros foi a esperança da França ter um campeão , só que nas 12 Horas de Rheins sofreu um terrível acidente quando pilotava um Rene Bonnet , vendo-o colocar seu capacete com aquele braço que não esticava me perguntava como ele conseguia dirigir um F 1 . Mais naquele G.P de Monaco em 1972 veio a chuva , a chuva que nivela os carros e destaca os pilotos excepcionais Ayrton , Vettel , Peterson etc etc , Boltoise tomou a ponta na largada de um Ickx sem ter o que fazer com sua Ferrari e dominou as 80 voltas da corrida com sua BRM que não era favorita . Debaixo de chuva deu um show , lembro que assistindo a corrida pela T.V. as vezes fechava um olho como se assim pudesse conter minha ânsia , quando ele vinha de lado ou dava alguma escapada . Quando veio a quadriculada acho que eu estava mais cansado do que ele . O interessante é que 12 anos depois o mesmo Ickx , que não havia segurado o Beltoise naquela largada , tenha antecipado a bandeirada final , negando a Ayrton o que seria sua primeira vitória na F 1 , ainda bem que era o Ayrton , Portugal no ano seguinte viu uma de suas mais belas vitórias , quando sob a mesma chuva que nivela os equipamentos proporcionou a ele a primeira vitória de sua carreira , abrindo "apenas" 62 segundos do segundo colocado .



sexta-feira, 20 de março de 2009

HISTÓRIA

I Grande Prêmio Cidade de São Paulo
12 de julho de 1936 / Circuito do Jardim América Clique e conheça a história dessa prova

Desde que comecei a escrever este blog , sempre que preciso fazer alguma consulta busco nas páginas de dois amigos historiadores as respostas , um é o Carlos de Paula o outro é o Paulo Peralta .
Agora , depois de muitas pesquisas o Paulo Peralta escreveu magnificamente a história do primeiro grande prêmio corrido na cidade de São Paulo , é uma obra que ele está colocando em seu site http://www.bandeiraquadriculada.com.br/ . Ao começar a ler dois dias atrás fiquei até emocionado , tal foi a descrição feita por esse historiador dos acontecimentos que precederam a corrida .
Parabéns Paulo

quinta-feira, 19 de março de 2009

MAIS QUE CAMPEÕES

Moss
Amon

Ronnie, Emerson , Stewart


Ayrton
Muito está se escrevendo sob o novo método pelo qual vai ser declarado o novo campeão do mundo de F 1 , vai privilegiar as vitórias . Muito se escreve , dos pilotos do passado que perderiam ou ganhariam o titulo se a forma escolhida fosse a atual . Para mim nada vai mudar , meus campeões de F1 serão sempre os mesmos , no primeiro campeonato o que se viu foi a vitória de Giusepe Farina um piloto com certa idade e que tinha sido um grande campeão antes da 2ª guerra . Ai vieram os grandes botas da época , o grande Fangio e Alberto Ascari que era tido como o piloto mais rápido de sua época . Dos grandes pilotos da F 1 desde seu começo alguns não conseguiram o titulo , pouco importa , ficaram em nossas memorias . Stirling Moss não foi campeão , ganhou em todas categorias que participou , com 23 anos já andava na frente de Fangio quando os dois estavam na Mercedes , só não consegui o titulo . Mais um titulo para Clark , não precisa , fora os que ele perdeu em quebras , para mim junto a Ayrton o maior piloto de F 1 desde sua criação . E o Rindt , buscou o titulo por anos , e após sua morte só foi campeão póstumo graças a um certo "Rato" que estreando na F 1 aquele ano conseguiu uma tão merecida vitória nos E.U.A dando o titulo a seu companheiro de equipe . Depois um neozelandês rápidissimo chamado Chris Amon , por anos lutou no pelotão da frente , nunca venceu sequer uma corrida , mais para mim o Carlos e mais um pelotão de admiradores , está em nossa memoria como um verdadeiro campeão . E Ronnie Peterson companheiro de Emerson na Lotus em 1973 , já´vinha despontando como um dos mais rápidos de todos tempos . E o que dizer dos títulos deixados de serem ganhos pelo Emerson , ao concretizar seu sonho de uma equipe brasileira . O Piquet , sua carreira para mim se resume no titulo de capa da revista italiana AutoSprint quando venceu seu primeiro campeonato "IL Zingaro é Re " é o que foi a carreira deste grande campeão . E o Ayrton , para mim campeão de fato e de direito daquele ano de 1989 , tirado da pista numa manobra proposital e covarde , no GP do Japão , voltou a pista para dar seu show de sempre e seu titulo só lhe foi tirado no tapetão por um dirigente , cujo nome já entrou para o lixo da história . Depois 1990 na mesma pista , o troco do campeão , a 300 km/h , aquela manobra talvez o Clark não faria , os tempos eram outros , lavou a alma não só dos torcedores brasileiros como também de Australianos , Ingleses , Jamaicanos , Portugueses , Italianos , todos seus milhões , talvez bilhões de fãs . Quem vai ser campeão este ano ? Não sei , a única certeza é que vai ser o piloto que tiver maior numero de vitórias . Outra certeza , é difícil quase impossível um "alicatão" vencer uma corrida de F1 .




quarta-feira, 18 de março de 2009

CAIXA TRÊS

Duran quase a meu lado ,já embalado .
Alguns metros a diante ele está já na minha frente .

Na tomada da "FERRADURA" um monte de carros já me ultrapassaram .

Vivo escrevendo que a CAIXA TRÊS , atrapalhava minhas largadas , agora nos arquivos do Duran e do Orlando achei algumas fotos de largadas e vou mostrar o que acontecia . Em primeiro lugar , a CAIXA TRÊS foi uma criação de ninguém menos que o grande Crispin ,eram feitas pela M.M que comercializava os Pumas e tinha uma equipe de corridas . Sendo as relações de cambio de um VW normal , feitas para andar na rua , a 1ª marcha era curta para aproveitar a potencia do motor nas saídas , e as outras marchas seguiam até a quarta , feita para andar em estradas , a distancia de relações entre elas era enorme , o que em corridas , com um motor que girava absurdamente mais , eram impraticaveis . Que eu saiba o Crispin fez a caixa 1 , 2 e 3 , que poderiam ser usadas com diferentes relações de coroa e pinhão , a 8/31 , 8/33 , e 8/35 adequando o cambio à pista onde fosse realizada a corrida , alem disso existiam varias relações de 3ª e 4ª marchas , lembro que a 4ª que usava nesta época era 0.96 . A CAIXA TRÊS possuía uma primeira e segunda marchas longuíssimas , aproximando as quatro marchas , assim podendo aproveitar melhor a curva de potencia do motor e usar marchas especificas em curvas especificas . Muitas vezes usei a CAIXA TRÊS com diferencial 8/31 o que em um motor que girava à 7500 RPM , levava a 1ª marcha com os slics de aro 13 da Pneubrás e 20 de altura alcançar absurdos 100/105km/h . Depois que o carro embalava era uma delicia , em Interlagos a tocada era assim . "UM e DOIS" 4ª , "TRÊS" 3ª , primeira perna da "FERRADURA" entrada em 4ª 3ª na tangencia e 2ª já na tomada da perna a esquerda , "SUBIDA do LAGO" ( eta curva complicada ) entrada em 4ª e no meio da curva 3ª , "SOL" que maravilha de curva 4ª , "SARGENTO " 2ª , "LARANJA" 3ª , entrada do "S" 1ª segunda perna a esquerda 2ª , "BICO do PATO " 1ª , "JUNÇÃO" na entrada e logo a seguir 3ª , sendo a 4ª engatada no antigo "CAFÉ" . Era muito bom de guiar , lógico feito pelo Crispin !! só que a largada era complicada , o motor tinha que ser mantido em giro alto , senão os WEBER 48 encharcavam as velas e sua corrida acabava ai , a hora que abria o sinal verde era uma loucura , todo mundo te passava e você ali controlando os giros do motor e a embreagem , que não podia ser solta de cara , mais sim aos poucos , com o motor em giro alto . Nas fotos acima dá para observar , na primeira estou a poucos metros da largada com o Duran atrás de mim , na segunda ele já me ultrapassou e os de trás estão chegando , já na tomada da "FERRADURA" estou atrás de todos aqueles carros . Ai tinha de andar forte o tempo todo para descontar o tempo perdido na largada . Sei que a criação do Crispin foi ótima , só que os Pumas , eram mais leves , e as corridas mais longas , era muito bom guiar com elas , só que nos VW elas davam este trabalho todo .
Fotos arquivo Duran e Orlando Belmonte Jr
Dia 06/04/2009 de Miguel Crispim Ladeira :" Rui , gostaria de esclarecer que as caixas de câmbio especiais que fizemos na Puma , contou com a participação do Jorge Lettry e também do Alberto Blazek , que foi quem construiu as engrenagens em sua fábrica próximo da estação da Luz ou seja
não fui eu que desenvolvi sozinho certo . Um grande abraço , Crispim .

terça-feira, 17 de março de 2009

Bons Tempos

Duran , largada para Mil Milhas , ele e sua equipe.

Duran e Orlando Belmonte saída do "Laranja"

Duran , Amadeu Rodrigues , "BÉ" , eu , Ferraz e outro carro encoberto .


Largada , Duran , eu patinando com minha caixa 3 , e uma turminha se degladiando .



Orlando Belmonte Jr e Duran

ORKUT : para mim que mal sei usar um PC é uma palavra estranha , só que sem saber eu tinha uma conta aberta neste tal de ORKUT , no sábado fui fuçar , e encontrei um recado do Belmonte para o Duran nos seguintes termos , " encontrei outro braço duro " , ora se referia a minha pessoa . Só que olhando bem não fiquei aborrecido , afinal o Duran era meu amigo Luiz Eduardo Duran e o Orlando era Orlando Belmonte Junior , também amigo , que correu algumas provas na T.E.P em 1982 .
Naquele 1982 , apesar da T.E.P ser uma categoria regional , juntou bons pilotos , Amadeu Rodrigues , Elcio Pelegrini , Ricardo Mogames , Marco De Sordi , Luiz A Bruno , "Bé" Clério de Souza , Ferraz , João Lindau , Ramos , Carlos Aparecido , Conde -Pankowisk - era um bom grupo e nossos grids estavam sempre cheios , só não vou escrever que o Orlando e o Duran também eram bons pilotos por que eles me chamaram de " braço duro " no tal do ORKUT .
Todas corridas , qualquer que fosse o resultado , terminavam no TALBOT casa noturna do Duran , ele festeiro como ainda é hoje e colecionador de namoradas . Quando vejo hoje alguns pilotos se degladiando nas pistas e fora delas me lembro desta turma , nos reispeitavamos na pista e fora dela e somos até hoje amigos , só o Lindau nos deixou antes da bandeirada final . Lá de cima deve estar falando " alicatões " e balançando a cabeça no alto de seus 2.10m de altura .
Ontem o Duram e eu conversamos demoradamente , a primeira coisa que me falou , " precisamos marcar uma festa " , depois de 10 anos sem vê-lo ele continua o mesmo , agora tem uma filha , a Maria Eduarda mais continua festeiro , logo aqui muitas histórias desse pessoal .
Fotos 1, 2 , 3 e 4 arquivo Duran , foto 5 arquivo Orlando Belmonte Jr .

sábado, 14 de março de 2009

Luiz e Chico

Hoje ao abrir meu blog vi com satisfação dois seguidores novos . Dos meus seguidores tenho um baita orgulho , desde meu filho , seus amigos , do Fred que fez um link maravilhoso de seu blog ao meu , do Fabio do Paperslotcar , do Carlos de Paula , do Edo , do Luiz Salomão , do Rodrigo , enfim de todos , todos . Sempre escrevo pensando neles , são minha força e incentivo . Agora vejo que duas pessoas a quem admiro muito também estão me acompanhando , o Luiz e o Chico . O blog que conta histórias deste fantástico piloto http://luizpereirabueno.blogspot.com/ é feito com carinho por seus seguidores Ronaldo e Eduardo , e podem ter certeza que tudo de bom que é escrito sobre o Luiz é merecido . E o http://interlagosantigo.blogspot.com/ onde estão o amigo Chico Lameirão e outros grandes como o Paulão , Ingo , Bird , Bob Sharp . Lá eles escrevem sobre a antiga pista de Interlagos , com seu maravilhoso traçado , e tentam revitaliza-la , contem comigo .

Ao Luiz e ao Chico meu abraço , sou fã de carteirinha dos dois .

quinta-feira, 12 de março de 2009

Antônio Carlos Avallone


Acima Avallone e seu F 5000 transformado em D4 , abaixo em seu D4 na saída do "SARGENTO" ,fotos Saloma do blog .

Conheci o Avallone no inicio da década de 70 penso que foi no Torneio Sulamericano, lembro que fui falar com ele para liberar a gasolina especial para nós, os novatos " ó baixinho e o nosso combustível ?" ele me olhou e disse apenas "você é filho do Rui Amaral ", ficamos amigos logo e o combustível liberado. 
Eu não sabia , mais ele vendia alguns Gordinis e Dauphines que meu pai sorteava nas Cestas de Natal Amaral e alem disso eram em Jundiaí companheiros de partido, cidade pela qual meu pai se elegera deputado federal no ano de 1961.
Dele ouvi miríades de suas histórias em papos que duravam horas, certa vez me convidou a correr uma Mil Milhas em dupla num de seus protótipos só que quando fui experimentar o carro fiquei entalado, não daria certo nunca, eu com meus 1.90m não cabia no carro dele já que ele devia ter no máximo 1.65m. Assisti naquela década o filme "O pequeno grande homem " com Dustin Hoffman, baita ator grande filme, este era o Avallone, corajoso, empreendedor acreditava nas coisas que fazia e nela se empenhava, lutava com ministros e dirigentes do automobilismo, sempre que queria colocar em pratica algumas de suas ideias, desde a replica da moto BMW 1.000 RS que queria fabricar em Manaus, até aquela réplica perfeita do MG TF que aqui construiu com motor GM. Lembro dele me contando da trabalheira que teve para coloca-lo no Salão do Automóvel. Ou quando me contou a confusão que armou numa corrida de Stock Cars largando dos boxes após uma brava discussão com a direção da prova, lançado foi ultapassando todo mundo até bater em alguns outros carros na freada da curva " TRÊS ". Outro dia conversando com um amigo meu a respeito de alguns grandes homens que este pais já teve lembramos do Engº Gurgel, do Monteiro Lobato e do Avallone, homens que se nascidos em algum pais que oferecesse mais incentivos aos empreendedores teriam feito maravilhas, como eles tentaram e conseguiram, só que na continuidade lhes faltou apoio .
Muito do que o Avallone me contou não vou poder dividir com vocês , mas sempre que puder comprovar uma de suas histórias , podem ter certeza que aqui vou contar.

Rui Amaral Jr

domingo, 8 de março de 2009

Lella , Michelle e Danica

Lella e a Brabhan Bt 44 B
Michelle e o Audi Quattro .

Danica


Hoje Dia Internacional da Mulher , resolvi fazer minha homenagem a todas escrevendo sobre três "botas" , Lella Lombardi , Michelle Mounton e Danica Patrick . Deixo tambem meu carinho a algumas grandes mulheres com quem tenho ou tive a honra de conviver , Arinda Amaral Lemos , minha mãe que a todos proveu , irmãos , filhos , sobrinhos e agregados , D . Emma minha mentora , minha tias Duduca e Carmelita , minhas amigas Christina , a do Rodrigo e a do Homero , a Claudia minha conpanheira de longos dez anos , e todas grandes mulheres que tive a honra de conviver . Sobre a Lella acho que meu amigo Luiz Salomão há de escrever algum texto , lembro se não me falha a memoria dela em Interlagos pilotando uma Lotus Europa , para depois aparecer na F 1 , onde pilotou por algumas corridas uma Brabham BT 44 B , corajosa pilotou F1 , numa época difícil , em que uma mulher ao volante de um F 1 era algo inimaginável . Michelle Mountom , lembro até hoje das voltas em que meu amigo Expedito Marazzi deu num circuito de motocross que havia no espaço entre a "Reta oposta " e a curva do "Sol" , ela pilotando , ele até escreveu uma matéria , depois me confidenciou " ela é uma tremenda bota , acelera onde muito marmanjo tira o pé " . Ela e sua companheira Fabrizia Pons , foram durante muito tempo figuras de ponta no mundial de rallie . E finalmente a Danica , atrevida , rápida , corajosa , que hoje enfrenta os "marmanjos" na Indy , tendo no ano passado vencido sua primeira corrida , exatamente no Japão . Seria um aviso para nós , que daqui para frente até nas pistas , nos teríamos a concorrência delas .
A todas Lellas , Michelles e Danicas meu carinho e admiração .

sábado, 7 de março de 2009

RUBENS BARRICHELLO

Jason e Rubens
foto globo.com ,

Prometi a mim mesmo não escrever sobre automobilismo atual , porem ontem assistindo uma entrevista do Rubens não pude deixar de comentar . Sereno , tranquilo sem a pressão de fortes esquemas de divulgação , falou como deveria ter falado desde sua ida para Ferrari . Eu aqui escrevendo e ouvindo BEATLES , agora toca " Till there was you " vou pensando , nunca fui fã do Rubens ,mais isso não tirou meu senso critico , e sempre o achei um bom piloto . O que forçou um pouco a barra foi primeiro a morte do Ayrton , Ayrton foi insubstituível , leiam o que escreve dele o Carlos de Paula em seu posting "Sobrenomes " . Depois sua ida para Ferrari , com ninguém menos que Schumacher , personalidade forte , super rápido e incontestavelmente a escolha da equipe para ser campeão . A Fiat queria um brasileiro porque simplesmente o Brasil é seu segundo mercado , e de longe o mais rentável e seria interessante ter um brasileiro pilotando uma Ferrari . Ora dividir a equipe com um piloto que havia jogado Damon Hill e depois tentado a mesma manobra com Villeneuve , não deve ter sido nada fácil . As pessoas aqui no Brasil , acostumadas a vitorias dos três grandes começaram a fazer chacota , se até com o grande Emerson fizeram o mesmo na época de sua equipe brasileira , e o Emerson deu a volta por cima ,e que volta . Não o estou comparando ao Emerson , mais o Rubens deve pilotar mais tranquilo , com um companheiro de equipe rapidíssimo , o Button , e apoio de quem o escolheu . Não haverá mais aquelas ordens para deixar primeiro piloto passar , nem falta de combustível justo no GP do Brasil , a gota d`agua para mim foi aquela fatidica corrida de Indianapolis , o Manssel não teria deixado barato aquela ultrapassagem dos boxes . Acho que este ano teremos uma F1 de pilotos , com a volta dos slics , a proibição de todos aqueles apliques aerodinâmicos , pena que não mexeram naquele bico horrível , que força o ar rapidíssimo e cria turbulência para quem vem atrás . É vai ser uma F1 de pilotos , Hamilton , Alonso ,Vettel , Kubica e Massa são minhas apostas . E espero que o Rubens tenha a nessessaria paz de espírito e tranquilidade para desenvolver em sua nova equipe o seu trabalho . Como escrevi antes não sou seu fã , sei que ele não vai lutar pelo campeonato , mais torço por ele .

quarta-feira, 4 de março de 2009

GRANDES PREPARADORES

Roger Rezny, e o FITTI-VÊ
Roger , Emerson , Darci e Chico Rosa e o FITTI-VÊ

Um de seus AC chegando a frente de uma ALFA
O Brasil teve grandes preparadores , desde o Bonnini que fazia carreteras rápidissimas , o Clovis Moraes que alem de preparador era um piloto de primeira ídolo dos gaúchos e de todos nós que o vimos pilotar . O Miguel Crispin , grande personagem um cavalheiro , só quem como eu o ouviu contar a história do record do Carcará e outras tantas pode se dar conta do trabalho e dedicação com que ele se lançava aos projetos . O Chapa , meu preparador de motores , com ele ficava horas , vendo-o enquadrar um comando de válvulas , coisa que faz como poucos . Deles ainda escreverei muito . Hoje quero dedicar esta postagem ao grande Roger Rezny# , na minha juventude ele era o grande nome na preparação de motores , desde os FITTI-VÊ dos irmãos Fittipaldi , passando pelos AC de Angi Munhos , Zé Pedro Chateaubriant ( grande cara ) , trabalhou motores também para o Chico Lameirão ( outro grande cara ) Marivaldo Fernandes e outros tantos pilotos que com seus motores ganharam muitas corridas . Já falecido deixo a ele aqui minha homenagem , e a tristeza de nunca ter pilotado com um de seus motores .