A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

LOTUS ???


                Acima e abaixo Jim Clarck e a LOTUS 33



Emerson e a LOTUS 72


Ronnie Peterson 1973


Ayrton Senna vitória em Estoril


Nós estamos vendo o renascimento de um nome tão caro a nós Brasileiros, ano que vem haverá uma equipe LOTUS na Formula I. Alguém simplesmente se apropriou de um nome, um símbolo criado por um gênio. O Eng. Gurgel e eu sabemos muito bem o que é isso, alguém com pouca ou nenhuma familiaridade com uma marca famosa simplesmente aproveitando uma brecha da lei se apropria dela.
Quando pela primeira vez vi aquela LOTUS preta e dourada achei-a um pouco cafona, mas o dia em que a vi em Interlagos a um metro de mim, com um certo capacete preto e vermelho, de um certo Rato rumo a história foi paixão à primeira vista. Ele não venceu aquela corrida, mas ao fim do ano era nosso Campeão Mundial.
Sou fã de Clark desde o começo de minha juventude, tinha 11 anos no seu primeiro campeonato, e ai passei a admirar outro gênio, Colin Chapman o senhor da LOTUS que havia entregue a ele o LOTUS 25 que em 1962 havia dado a Clark três vitórias e depois o 33 que o levou a seu primeiro titulo mundial. Os dois carros haviam sido projetados por Chapman e Mike Costin, mais tarde o “COS” da COSWORTH.
Desde então foram sete campeonatos mundiais de construtores 1963/65/68/70/72/73/78 e seis de pilotos 63 Clark, 65 Clark, 68 Hill, 70 Rindt, 72 Emerson e 78 Andretti. 79 vitórias, 71 voltas mais rápidas e 107 poles. Grandes pilotos tocaram seus carros, em 1973 por não intervir na briga de seus dois pilotos Emerson e Peterson entregou o Mundial de Pilotos a Stewart, vencendo o de construtores.
1985 falecido Chapman, acusado de mil falcatruas, falcatruas essas que se perpetuadas hoje o levariam ao topo do comando da F I, a equipe é comandada por um discípulo seu Peter Warr que traz para temporada ninguém menos que Ayrton Senna. Ah!!! A chuva daquela sua primeira vitória em Estoril lavou a alma de todos nós Brasileiros e mostrou ao mundo o herdeiro legitimo do grande Jim Clark.
Nunca vou esquecer no GP Brasil de 1973, eu chegava aos boxes, havia parado o carro no estacionamento do “Sargento” e alguns F I já andavam pela pista, fui dar uma espiada e derrepente vejo o Stewart com TYRREL e o Emerson com a LOTUS, saindo do “Sol” bem rápido, de lado, e na freada do “Sargento” Emerson tira seu carro para esquerda e passa Stewart.
Ora LOTUS coisa nenhuma, não vou entrar no mérito de seu proprietário muito menos dos pilotos, só acho que é uma falta de respeito e consideração por um nome que conquistou tantas glorias.


Por conta das chuvas que caem por aqui e um péssimo serviço de banda larga contratado junto a Claro, não foi possivel colocar belas fotos de meu arquivo. Fotos de Clark, Emerson, Ayrton, Rindt amanhã tentarei novamente. 

PS. Para você Caranguejo, consegui colocar mais duas fotos do Clark e uma do Emerson.



4 comentários:

  1. A Lotus significa para toda uma geração, vitória, Emerson e F1. Eu sou um destes e acredito que ela tenha sido a primeira equipe pela qual torci. Sempre me chamou a atenção o fato do Emerson ter vencido o Campeonato de Construtores para a Lotus em 72, sozinho. Não recordo, antes ou depois, que piloto tenha feito isso. Walker não marcou nenhum ponto em 1972 e a pontuação do Emo é a mesma da Lotus.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado. Dave Walker nunca esteve a altura da equipe,Emerson carregou tudo sózinho.Grande Emerson em tudo.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Legal Rui:
    Eu também sou um admirador de Jim Clark, a quem considero o legítimo escocês voador. A respeito de Dave Walker, esqueci de dizer que ele era famoso por jogar sujo com os adversários. Diz a lenda que continuou assim até ter uma conversa séria com o piloto brasileiro Fritz Jordan. Desde então não aprontou mais. Outro carro fantástico dessa época, construído por Chapman era o Lotus Turbina.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  4. Eu estava lá,naquela época não existia a regra de apenas uma mudança de trajetória.O Walker se não me engano pilotava uma das LOTUS oficiais da GOLD LEAF e abusava das mudanças de trajetórias,foram inesquecíveis aquelas corridas de F 3, arquibancadas lotadas, o povo vibrando.Li algum comentário do Jordan dizendo que não foi bem isso, como estava a uns 100m do local vi apenas o Jordan de pé ao lado do Walker no carro pedindo explicações e de repente uma saraivada de capacetadas e bolachadas,ai a aglomeração não me deixou ver mais nada.Acho que ele mereceu, ou como diria meu amigo Adolfo Cilento, umas bolachadas nunca são demais.
    Abs

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr