A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 8 de novembro de 2009

MEMORIAS DE UM FÃ

"As fotos que enviei são de temporadas diversas, vou tentar puxar na memória datas e pilotos. O fusca nº 37 parado na entrada do "Laranja" é do "Tide Dalécio" e foi fotografado pelo meu pai, Luiz Guimarães Jr., em 1980 durante um treino de Sábado para a última prova de Divisão 3, assim como o Fusca do Lara que estava acelerando nos boxes improvisados na curva do Sargento. Estes boxes eram utilizados pela categoria "Estreantes e Novatos".


MIL MILHAS 1984 João Lindau/Sebastião Santos/Arlindo Camargo .


Outras 3 fotos são das Mil Milhas de 1984: o fusca nº 91 do José Ferraz em dupla com o Julio Migliori, outro fusca, o nº 61 da dupla Carlos Manzetti / Julio Borella e o Opala nº 54 do João Lindau compondo o trio com o Sebastião Santos e Arlindo Camargo. Essa prova foi caracterizada por um violento acidente na largada, com chuva, quando o Opala do Beto Nogueira que largava em 2º ficou parado, provocando a colisão de 8 veículos dentre os 70 que largavam.





MIL MILHAS 1984 Julio Borella/Carlos Manzetti .

MIL MILHAS 1984 José Ferraz/Julio Migliolli .

Tide Dalécio quebrado no "Laranja"

As demais fotos são de uma prova de Hot Car em 1984, quando poucos fuscas ainda resistiam na categoria, já dominada pelos Opalas da extinta Classe C, empobrecendo o espetáculo e minando os mais belos carros de competição que já vi correr. O nº 1 é do Amadeu Rodrigues, veículo reconstruído após o incêndio na penúltima etapa de 1983. O nº 37 é novamente o "Tide Dalécio", com o carro que pertencia ao Laércio dos Santos e anteriormente era do Amadeo Campos. O nº 66 é do Carlos Manzetti e o n° 13 do Isnaldo Bezerra, da Jovem Car de Santo André, veículo que em 82 e 83 pertenceu ao Orlando Belmonte. Em 1985 havia apenas um fusca correndo regularmente na categoria, do José Forcolin que posteriormente também trocou o carro por um Opala e o "Sueco" que participou de uma ou duas provas para em 86 correr com um Fiat 147 e depois também optou pelo Opala. O último fusca que presenciei em Interlagos foi este mesmo que pertencia ao "Tide" quando o Marcio Sciola correu na temporada de 90 pela categoria Força Livre." Fabiano Guimarães .
Junior Lara Campos .

NT : As fotos e texto do Fabiano Guimarães são do tempo em que ele incentivado por seu pai era um fã , depois vai nos contar de sua carreira . E juntos vamos escrever das MIL MILHAS de 1984 em que corri em parceria com Fabio Levorim e Alexandre Benevides . As fotos mostram meus amigos Ferraz , Junior e o saudoso João Lindau , valeu Fabiano !


16 comentários:

  1. Nessa Mil Milhas de 84 eu estava lá.
    Exatamente na linha onde estava o Opala do Beto.
    Na hora da largada desabou um verdadeiro toró em Interlagos.
    A largada erroneamente numa situação dessas, foi dada com os carros parados no grid.
    O carro apagou justamente na hora de largar, e o piloto ficou com o braço levantado acenando desesperado e já prevendo o pior, pois atras dele largavam mais de 60 e tantos carros.
    Alguns, que vinham log atrás, perceberam e desviaram e por milimetros não acertaram o Opala.
    Mas o pessoal que vinha detrás mesmo, sem visão por causa do "spray" e em maior velocidade encheu a traseira do Opala e bateram uns nos outros, algun tiveram inclusive principio de incendio.
    Se não me engano, apesar dos estragos (grandes) dos carros, ninguem se feriu gravemente, felizmente.
    Poderia ter sido bem pior.
    Romeu.

    ResponderExcluir
  2. Romeu, o carro que sofreu princípio de incêncio foi o Fiat do Marcelo Toldi, equipe Galileo, o primeiro a bater no Opala do Beto.
    Fabiano.

    ResponderExcluir
  3. Oi Romeu , vou escrever sb a corrida e com sua permissão juntar seu comentário .Foi uma loucura , larguei ao lado do Paulão , ele com a Alfa , a largada nem tinha sido dada e por nós já passavam os carros do fim do pelotão! Estava num VW Hot Car amarelo e se vc se lembra todas chamadas da RECORD me mostravam colocando o capacete e meu carro andando . .
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Se tiverem mais fotos de D3 e estrenates e novatos (o que tiverem, tudo serve, de qualquer pista, qualquer ano!):

    c.ceregatti@ig.com.br

    Quero me achar por lá, magrinho e de cabelo preto...

    Claudio Ceregatti

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo Blog Rui!

    Esta Mil Milhas de 1984 foi a segunda que assisti em minha vida. O acidente foi feio mesmo e muita gente culpou o Yoshikuma na ocasião, por ter deixado um piloto com pouca experiencia largar com o carro naquelas condições, e consideraram que o mais correto era que ele tivesse largado. Anyway, acho que com chuva tudo vira loteria..

    Eu era apaixonado pelas duas Alfas, que, segundo meu irmão, na época engenheiro na FIAT, foram preparadas lá mesmo em Betim e o Giuseppe Marinelli testando uma delas, quase foi parar numa árvore, por problemas de freio.

    Eles prepararam estas duas alfas (Uma laranja, patrocinada pela SADA e outra vermelha se não me engano, patrocinada pela Galileo/Jolly) com vistas a andar na frente dos Stock.

    Até hoje não esqueço que eu achei o Opala da Pool do Campello tão lindo, que acabei pintando dois opalas de autorama(bolhas) iguais ao opala dele. :)

    Pessoal, aproveitando a oportunidade, na Edição da Milhas anterior, vencida pelo Passat Hot car, tem dois fuscas que não me saem da memória e se algum de voces conseguir as fotos, ficarei eternamente:
    Um era azul escuro de número 41 e outro era amarelo. Fiquei encantado com os dois, inclusive o fusca amarelo era muito semelhante ao da foto que voces publicaram e parecia até o fusca do Mogames, só que amarelo.

    Um grande abraço e novamente parabens pelo Blog. É sensacional!

    Ricardo Bifulco

    ResponderExcluir
  6. Vou corrigir o nome Claudio e conseguir as fotos p/ o Ricardo .
    Quanto a cabeleira negra e cheia de cabelos ????!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom também estava lá!

    E vi o acidente,coisa de louco.

    Como de costume as fotos vão para o arquivo do mural da Divisão3.
    Semana que vem vou dar mais atenção para a DIV.3


    ABS

    ResponderExcluir
  8. Oi Rui, posso estar enganado, mais nessa mil milhas eu guiei com o Ferraz e o Julio, vc tem ate a foto.

    ResponderExcluir
  9. Eita Rui, voce sempre com ótimas fotos da época...

    Fiz um post sobre esta última foto do Jr. Lara campos acelerando no Boxes dos estreantes e novatos!

    Abraço

    Carlos Eduardo Szépkúthy

    ResponderExcluir
  10. Valeu Fabiano, boa postagem, minha memória ferveu agora.

    abr
    Lara

    ResponderExcluir
  11. Fabiano, eu me lembrava bem de ter visto um princípio de incendio na frente de um (ou mais) carros.
    Porem não me recordava ser o Fiat\Galileo o primeiro "felizardo" a encontrar o Opala parado na pista.
    Valeu!
    Rui, fique a vontade.
    Romeu.

    ResponderExcluir
  12. O lá rui essa mil milhas pra quem não está por dentro eu cheguei em 13º na geral e 1ºna categoria, mas o Duran infelizmente não participou desta, ele participou sim da anterior em 1983, quando tivemos uma quebra de cambio nos treinos e uma quebra de motor já de manhã na corrida, foi muito boa e choveu quaze a corrida inteira.

    ResponderExcluir
  13. Que coisa! Acho que eu estava ao lado do F250GTO! A batida foi bem na minha frente. Lembro como se fosse hoje o piloto do Fiat tentando empurrar o vidro dianteiro com o pés para sai do carro, que estava mesmo com princípio de incêndio. Nesta prova, o grid ia lá quase na subida da junção... acho que eram mais de 60 carros, uma loucura... mas maravilhosa!
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  14. Romeu , Claudio e Rui , o Fabiano e eu vamos escrever sobre a corrida , achei uma imprudencia dar um carro na 1ª fila a alguem sem experiencia , achuva era torrencial , mais de 60 carros e como disse antes carros que na classificação havian rodado 30s mais lentos queimaram a largada , foi uma loucura .

    ResponderExcluir
  15. gostaria que alguem que conhece o tide dalecio po favor me de alguma infomação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto Civali, acabei de bater um longo papo com ele, está bem. Deixe seu telefone aqui que transmito a ele, não se preocupe que não publico. Mandou um abraço.

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr