A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 18 de março de 2009

CAIXA TRÊS

Duran quase a meu lado ,já embalado .
Alguns metros a diante ele está já na minha frente .

Na tomada da "FERRADURA" um monte de carros já me ultrapassaram .

Vivo escrevendo que a CAIXA TRÊS , atrapalhava minhas largadas , agora nos arquivos do Duran e do Orlando achei algumas fotos de largadas e vou mostrar o que acontecia . Em primeiro lugar , a CAIXA TRÊS foi uma criação de ninguém menos que o grande Crispin ,eram feitas pela M.M que comercializava os Pumas e tinha uma equipe de corridas . Sendo as relações de cambio de um VW normal , feitas para andar na rua , a 1ª marcha era curta para aproveitar a potencia do motor nas saídas , e as outras marchas seguiam até a quarta , feita para andar em estradas , a distancia de relações entre elas era enorme , o que em corridas , com um motor que girava absurdamente mais , eram impraticaveis . Que eu saiba o Crispin fez a caixa 1 , 2 e 3 , que poderiam ser usadas com diferentes relações de coroa e pinhão , a 8/31 , 8/33 , e 8/35 adequando o cambio à pista onde fosse realizada a corrida , alem disso existiam varias relações de 3ª e 4ª marchas , lembro que a 4ª que usava nesta época era 0.96 . A CAIXA TRÊS possuía uma primeira e segunda marchas longuíssimas , aproximando as quatro marchas , assim podendo aproveitar melhor a curva de potencia do motor e usar marchas especificas em curvas especificas . Muitas vezes usei a CAIXA TRÊS com diferencial 8/31 o que em um motor que girava à 7500 RPM , levava a 1ª marcha com os slics de aro 13 da Pneubrás e 20 de altura alcançar absurdos 100/105km/h . Depois que o carro embalava era uma delicia , em Interlagos a tocada era assim . "UM e DOIS" 4ª , "TRÊS" 3ª , primeira perna da "FERRADURA" entrada em 4ª 3ª na tangencia e 2ª já na tomada da perna a esquerda , "SUBIDA do LAGO" ( eta curva complicada ) entrada em 4ª e no meio da curva 3ª , "SOL" que maravilha de curva 4ª , "SARGENTO " 2ª , "LARANJA" 3ª , entrada do "S" 1ª segunda perna a esquerda 2ª , "BICO do PATO " 1ª , "JUNÇÃO" na entrada e logo a seguir 3ª , sendo a 4ª engatada no antigo "CAFÉ" . Era muito bom de guiar , lógico feito pelo Crispin !! só que a largada era complicada , o motor tinha que ser mantido em giro alto , senão os WEBER 48 encharcavam as velas e sua corrida acabava ai , a hora que abria o sinal verde era uma loucura , todo mundo te passava e você ali controlando os giros do motor e a embreagem , que não podia ser solta de cara , mais sim aos poucos , com o motor em giro alto . Nas fotos acima dá para observar , na primeira estou a poucos metros da largada com o Duran atrás de mim , na segunda ele já me ultrapassou e os de trás estão chegando , já na tomada da "FERRADURA" estou atrás de todos aqueles carros . Ai tinha de andar forte o tempo todo para descontar o tempo perdido na largada . Sei que a criação do Crispin foi ótima , só que os Pumas , eram mais leves , e as corridas mais longas , era muito bom guiar com elas , só que nos VW elas davam este trabalho todo .
Fotos arquivo Duran e Orlando Belmonte Jr
Dia 06/04/2009 de Miguel Crispim Ladeira :" Rui , gostaria de esclarecer que as caixas de câmbio especiais que fizemos na Puma , contou com a participação do Jorge Lettry e também do Alberto Blazek , que foi quem construiu as engrenagens em sua fábrica próximo da estação da Luz ou seja
não fui eu que desenvolvi sozinho certo . Um grande abraço , Crispim .

5 comentários:

  1. Tem categoria mais bonita que pinico atomico?

    ResponderExcluir
  2. Rui, hoje vendo as fotos acho horrorosos esses Fuscas com paralamas alargados, mas na época achava o máximo. Aquelas fotos do Puma do José Martins, que aparecem no meu blog www.pumaclassic.com.br eu te mando por e-mail. Eu tenho contato com Zé Martins (assim o Crispin o chama, se vc quiser posso te passar. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Rui, ler o teu depoimento me lembrou de uma história. Antes de comprar o meu fusca 69 eu dirigia um corsa sedan. Ao sair com o Fusca pela primeira vez, achei a primeira parecida, reduzida. Segunda, forte, terceira, boa...engatei a quarta....e o motor ficou chocho chocho.
    Outra coisa, ao me aproximar de uma sinaleira que esta fechada deixo o carro correr e vou diminuindo no freio e na caixa. Na primeira vez que fui fazer isso no Fusca inventei de engatar a primeira. Parecia que tinha aberto um para-quedas! hehe
    Grande abraço!
    Rafael

    ResponderExcluir
  4. É de emocionar a humildade do Crispim. Poderia ter ficado quieto, mas trouxe a verdade. Citação do Lettry: esse era o cara, gênio por trás de muitas coisas, desde o Fusca -Porsche que quase ganhou as 1000 milhas nos anos 50

    ResponderExcluir
  5. Crispim além de tudo é uma grande pessoa, um amigo querido, amanhã vou entrevista-lo.

    Obrigado

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr